Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/09/2023

Santo André Kim Taegon, Presbítero, Paulo Chóng Hasang e Companheiros, Mártires - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: 1Tm 3,14-16 Salmo: Sl 111(110) - As obras do Senhor são grandes.
evangelho
A Sabedoria foi justificada por todos os seus filhos - Lc 7,31-35

Com que, então, posso comparar as pessoas desta geração? Com quem são semelhantes? São como crianças sentadas na praça que gritam umas às outras: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes! Cantamos lamentações e não chorastes!’ Com efeito, veio João Batista, que não come pão nem bebe vinho, e dizeis: ‘Está endemoniado!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: ‘Olhai para ele: um comilão e beberrão, amigo de coletores de impostos e pecadores!’ Mas a Sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No encontro com o Senhor, por meio da leitura orante, queremos entregar-lhe tudo o que iremos viver neste dia e pedir-lhe as luzes e graças necessárias para compreender sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, esta oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.


Rezemos: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Tira de mim o coração de pedra para substituí-lo por um coração sensível. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, destacando os verbos que mais lhe chamarem atenção. Reflita bem sobre o sentido de cada versículo, repetindo-os em voz alta, e em seguida responda: quais são as comparações de Jesus e a quem ele se dirige?

Evangelho: Lc 7,31-35 Com que, então, posso comparar as pessoas desta geração? Com quem são semelhantes? São como crianças sentadas na praça que gritam umas às outras: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes! Cantamos lamentações e não chorastes!’ Com efeito, veio João Batista, que não come pão nem bebe vinho, e dizeis: ‘Está endemoniado!’ Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: ‘Olhai para ele: um comilão e beberrão, amigo de coletores de impostos e pecadores!’ Mas a Sabedoria foi justificada por todos os seus filhos.

“As crianças, quando se encontram brincando nas praças, dificilmente percebem o que se passa ao redor, pois estão focadas nas brincadeiras. Jesus lamenta a indiferença do povo que não se sensibilizou com a pregação de João Batista nem com a sua presença. Em um mundo onde a velocidade de tudo e de todos se impõe, é fácil não perceber a vontade de Deus pelos incontáveis sinais. Ser cristão é estar sempre em atenção contínua, em um desejo profundo de doação ao irmão. É importante reservar um tempo diário para a meditação e para internalizar as palavras de Jesus. A salvação não é algo reservado apenas à eternidade, mas uma construção diária, que garante a alegria de viver. Ter fé é fundamental.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? No momento da meditação, somos convidados a ler o texto novamente, para atualizar e assimilar a Palavra, ligando-a à nossa vida.
Faça a leitura do Evangelho e deixe-se tocar pela voz do Senhor, que fala com você.
Depois veja-se no espelho deste Evangelho: Você se reconhece nesta descrição?
Neste texto Jesus está se dirigindo à classe dirigente. Qual sua responsabilidade e compromisso na atuação que lhe cabe na sociedade?
O que diria Jesus às gerações de hoje que inventam tantas mentiras e narrativas para justificar sua infantilidade?

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus?
Aproxime-se do Senhor, Deus de amor e compaixão, e apresente suas preces, sua oração. Reze pelas realidades e necessidades do povo de Deus, este é o momento. O Senhor está com você e deseja escutá-lo/a.
Se desejar, reze também um Salmo ou a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Senhor, que tua Palavra esteja presente neste meu dia para que eu seja capaz de pôr em prática os apelos que Jesus me fez, hoje, através deste Evangelho.

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

A geração do tempo de Jesus age como criança mimada ao sabor do vento. Cantam-se lamentações e ninguém chora; toca-se música alegre e ninguém dança. Aí está o anúncio da rejeição tanto de João Batista quanto de Jesus. Os simples e humildes acolheram a proposta de João e de Jesus. As elites de Israel ouviram a pregação de João e não fizeram penitência, não se converteram. Ao contrário, o profeta foi degolado em um banquete que deveria celebrar a vida, por causa de uma dança adolescente. Tal é a frivolidade dos governantes de Israel. O destino do profeta João, de algum modo, antecipa o destino de Jesus. Na verdade, as elites conviveram com o jeito simples, alegre e acolhedor de Jesus, e não se converteram ao anúncio do Reino, rejeitaram a salvação oferecida por Jesus. Quando não se quer, qualquer desculpa serve. Cada um apresenta um motivo fictício: um vai testar a junta de bois; outro vai para uma festa de casamento; outro comprou um campo. Não aceitaram João porque, diziam, era austero demais; não aceitaram Jesus porque, diziam, era comilão e beberrão. Até quando, geração má e perversa? Quantas mentiras precisaremos contar para justificar nossa infantilidade?

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.