Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/11/2020

33ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Ap 4,1-11 Salmo: Sl 150 - Louvai a Deus por suas grandes obras!
evangelho
A todo aquele que tem, será dado, mas àquele que não tem, até mesmo o que tem lhe será tirado - Lc 19,11-28

Enquanto estavam escutando, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia se manifestar logo. Disse: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus servos, entregou a cada um uma bolsa de dinheiro e disse: ‘Negociai com isto até que eu volte’. Seus concidadãos, porém, tinham aversão a ele e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Não queremos que esse homem reine sobre nós’. Mas o homem foi nomeado rei e voltou. Mandou chamar os servos, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber que negócios cada um havia feito. O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, a quantia que me deste rendeu dez vezes mais’. O homem disse: ‘Parabéns, servo bom. Como te mostraste fiel nesta mínima coisa, recebe o governo de dez cidades’. O segundo chegou e disse: ‘Senhor, a quantia que me deste rendeu cinco vezes mais’. O homem disse também a este: ‘Tu, recebe o governo de cinco cidades’. Chegou o outro servo e disse: ‘Senhor, aqui está a quantia que me deste: eu a guardei num lenço, pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Sabias que sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. Então, por que não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele sua quantia e dai àquele que fez render dez vezes mais’. Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem dez vezes a quantia!’ Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que tem, será dado, mas àquele que não tem, até mesmo o que tem lhe será tirado. E quanto a esses meus inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. Depois dessas palavras, Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No início de nossa leitura orante, peçamos ao Espírito Santo a graça de compreender o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.


“Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Qual a mensagem central desta parábola?
“Lucas e Mateus narram a mesma parábola, com detalhes diferentes. No entanto, a conclusão é sempre a mesma. Um rei entregou aos seus servos seus bens. Lucas fala numa “bolsa de dinheiro”. Ao retornar, solicita prestação de contas. A resposta de cada um é diferente. Enquanto dois servos agem com inteligência, um terceiro servo deixa-se intimidar pelo medo e guarda a moeda – talento ou mina –, conforme cada evangelista, num lenço. A resposta é proporcional ao empenho de cada um. Uns recebem o governo de algumas cidades e o servo preguiçoso acaba perdendo toda a recompensa. Deus nos concede talentos, dons, que devemos partilhar. É perigoso enterrar o talento ou guardá-lo num lenço. Seria trair a confiança do rei.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como está a sua fé? Você a tem exercitado praticando atos de amor? O que você está fazendo com os talentos que recebeu para multiplicar? O que você considera o verdadeiro bem da sua vida? Que herança Jesus deixou para você? Você a tem usado e multiplicado?

Oração (Vida)

Pai, faze de mim um discípulo fiel de Jesus a quem deverei prestar contas do bom uso dos dons que me concedeu. Que eu seja prudente no meu agir e generoso no serviço ao Reino de Deus. Que eu aplique cada momento de minha vida para fazer o bem, e assim, os dons que recebi do Senhor se multipliquem em gestos de misericórdia.

Contemplação (Vida e Missão)

Refletindo sobre a parábola dos talentos, como quero viver esse dia? Qual dos tantos talentos que Deus me deu quero multiplicar hoje em gestos de bondade?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

Você faria render o dinheiro deste rei?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.