Fundo
Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/11/2021

34ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Dn 6,12-28 Salmo: (Sl) Dn 3,68-74 - Aclamai o Senhor para sempre.
evangelho
A vossa libertação está próxima - Lc 21,20-28

“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles. “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Dia Nacional de Ação de Graças. “Cantai e salmodiai ao Senhor em vossos corações, dai sempre graças a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Ef 5,19-20). Deus na gratuidade de seu amor, nos oferece a vida e sua misericórdia. Neste momento abra seu coração para um hino de ação de graças.


Leitura (Verdade)

No Evangelho de hoje, Jesus vai alertar os seus discípulos sobre a perseguição que vão sofrer no seu seguimento. E como podemos recordar, o cristianismo, desde que nasceu, foi perseguido. Desde que Jesus nasceu, aliás, sofreu a perseguição, e Ele deixa isso claro para os seus discípulos. Faça uma leitura atenta do Evangelho, quantas vezes julgar necessário, e identifique seu tema central. Quais sãos os ensinamentos de Jesus? O que significa ser testemunha?

Evangelho: Lc 21,20-28 “Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia fujam para as montanhas; os que estiverem na cidade afastem-se dela, e os que estiverem fora da cidade, nela nem entrem. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Ai das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá grande angústia na terra e ira contra este povo. Serão abatidos pela espada e levados presos para todas as nações. E Jerusalém será pisada pelos pagãos, até que se complete o tempo marcado para eles. “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, apavoradas com o bramido do mar e das ondas. As pessoas vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as potências celestes serão abaladas. Então, verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”

“A destruição de Jerusalém é relatada como julgamento divino – dias de vingança –, porque a cidade não reconheceu e não aceitou a visita salvadora de Deus. A destruição lembra o exílio, castigo pela infidelidade do povo escolhido. Jesus chorou sobre a cidade santa. A salvação será estendida aos pagãos e um novo povo surgirá. O que é visto como um fim, é o começo. É o tempo da libertação que se aproxima. Deus não falha em suas promessas. Assim como após o exílio houve o regresso a Jerusalém, Deus voltará a se manifestar a seu povo. Os seguidores de Jesus não devem perder a esperança, mas é preciso levantar a cabeça, porque o Dia do Senhor trará a libertação. Deus não volta atrás em suas promessas e em seu amor.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Faça a sua meditação, detendo-se naquele versículo ou palavra que mais o(a) toca. Escute o que Jesus lhe diz e identifique o caminho que Ele lhe aponta.

Oração (Vida)

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, Caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos.
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Como você deseja viver concretamente durante este dia os apelos que o Senhor lhe faz? De que forma você quer viver esse Dia Nacional de Ação de Graças?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

O escritor sagrado descreve a vinda gloriosa do Filho do Homem juntamente com os fatos terríveis da destruição de Jerusalém. O que há de real em tudo o que é descrito? Certamente a destruição de Jerusalém e do templo pelos romanos no ano 70 e as perseguições aos cristãos ao longo dos séculos até os dias de hoje. Catarina de Alexandria é exemplo da realidade das perseguições. Tudo o mais, faz parte da nossa profissão de fé e do estilo literário apocalíptico usado pelos escritores sagrados. Professamos que ele “há de vir a julgar os vivos e os mortos”. Descrevemos os acontecimentos com bramidos do mar e das ondas e o abalo das potências celestes.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.