Fundo
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/05/2020

6ª Semana da Páscoa - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 16,22-34 Salmo: Sl 138(137) - Ó Senhor, me estendeis o vosso braço e me ajudais!
evangelho
Agora, eu vou para aquele que me enviou - Jo 16,5-11

“Agora, eu vou para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ Mas, porque vos falei assim, os vossos corações se encheram de tristeza. No entanto, eu vos digo a verdade: é bom para vós que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós. Quando ele vier, acusará o mundo em relação ao pecado, à justiça e ao julgamento. Quanto ao pecado: eles não acreditaram em mim. Quanto à justiça: eu vou para o Pai, de modo que não mais me vereis. E quanto ao julgamento: o chefe deste mundo já está condenado.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial



O Espírito Santo prometido por Jesus aos seus discípulos, também concedido a nós, nos guia e encoraja na missão de sermos testemunhas do Ressuscitado. Peçamos a graça de compreendermos o mistério da vida de Cristo que a Palavra hoje nos apresenta.

Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

A quem Jesus se dirige no Evangelho de hoje? Qual é o contexto da narrativa? Qual é a missão do Espírito Santo segundo este Evangelho?
“A linguagem deste texto é um tanto jurídica e enigmática. O Espírito assume o papel de advogado de defesa em um tribunal. Inocentando Jesus, o Espírito passa a contestar o mundo e seu representante, o Príncipe deste mundo. O pecado do mundo é não ter acreditado em Jesus. Agora ele é inocentado, enquanto o príncipe deste mundo é condenado. É um momento novo. Os discípulos assumem integralmente a missão na insegurança. Os horizontes não são claros e eles ainda não estão preparados. O novo é o Espírito Santo que assume sua missão, iluminando os apóstolos e os discípulos. Ele não livra a Igreja das perseguições, mas garante sua estabilidade. E a tristeza da semeadura se transformará na alegria da colheita, no momento certo.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual reflexão o Evangelho me leva a fazer? Deixo-me conduzir pelo Espírito Santo? Creio na força e poder do Espírito Santo atuando em mim como foi para os primeiros cristãos?Sinto-me consagrado(a) e enviado(a) para dar testemunho cristão no mundo para a construção do Reino?

Oração (Vida)

Apresente sua oração ao Senhor e peça também a graça da docilidade ao Espírito Santo para discernir e interpretar os sinais de Deus em sua vida.

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Ó Espírito Santo, que viveis na Igreja e em nós, sois nosso hóspede permanente sempre a modelar em nosso ser a figura e a forma de Jesus Cristo. Nós nos dirigimos também a vós, Maria, Mãe da Igreja, que vivestes a plenitude inebriante do Espírito Santo, experimentastes a sua força em vosso ser e o vistes operando em vosso filho Jesus, abri a nossa mente e o nosso coração à sua ação divina. Fazei com que tudo o que pensamos, fazemos ou ouvimos, todos os nossos gestos e todas as nossas palavras sejam tão somente abertura e disponibilidade a este único santo Espírito que forma a Igreja no mundo; edifica o corpo de Cristo na história; promove o testemunho da fé; consola e conforta; plenifica de confiança e de paz o nosso coração, mesmo em meio às dificuldades e tribulações. Dai-nos, ó Pai, o vosso Espírito Santo! Nós o pedimos, juntamente com Maria e com todos os santos, em nome de vosso Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém” (Cardeal Martini).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção



Ir. Carmen Maria Pulga

“Se eu não for, o Defensor não virá a vós. Mas, se eu for, eu o enviarei a vós.” O Senhor vai partir, subirá ao céu e nos enviará o Espírito Santo. O evangelista São Lucas, o grande narrador da Ascensão, tem em mente a figura do profeta Elias, que, ao ser arrebatado para o céu num carro de fogo, jogou o seu manto sobre Eliseu em sinal de partilha do dom do Espírito que o animou em seu ministério profético. Elias era figura de Jesus, que, ao subir ao céu, enviou o Espírito sobre toda a humanidade. O Espírito vem e mostra a culpa do mundo revelando o pecado, a justiça e o julgamento. Não acreditaram em Jesus, mas nem por isso ele deixa de ser o vencedor que sobe ao Pai. A justiça se faz e o chefe deste mundo é condenado. Os discípulos de Jesus, que se organizam em Igreja e dão continuidade à sua obra, precisam do Espírito da Verdade. Ele congrega a Igreja e a torna fermento bom no meio da massa da humanidade. O chefe deste mundo foi condenado, mas continua a agir. Paulo e Lídia deram início à comunidade de Filipos e logo veio a perseguição. No entanto, com a presença do Defensor, a perseguição se torna positiva. Ela mostra em quem acreditamos e dá a razão da nossa esperança.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.