Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/08/2020

21ª Semana do tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: 2Ts 2,1-3a.14-17 Salmo: Sl 96(95) - Ele vem julgar a terra.
evangelho
Ai de vós, escribas e fariseus - Mt 23,23-26

“Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, da erva doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como o direito, a misericórdia e a fidelidade. Isto é que deveríeis praticar, sem contudo deixar aquilo. Guias cegos! Filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A leitura orante é uma maneira de dialogar com Deus, que fala conosco por meio de sua Palavra. Nesse diálogo, aos poucos vamos conhecendo o mistério de Cristo e o coração de Deus. São Gregório Magno lembrava: “Conheço o coração de Deus por meio das Palavras de Deus”. Também nós, por meio da leitura, da escuta e da contemplação da Palavra, queremos conhecer o mistério de Cristo e o coração de Deus.


Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é o tema central da narrativa? Quais são as leis mais importantes que devem ser praticadas, segundo o texto?
“Escribas e fariseus preocupavam-se com muitos detalhes insignificantes e descuidavam dos verdadeiros valores. Além disso, criaram uma “reserva de mercado”, decidindo quem poderia entrar no Reino de Deus. Eles interpretavam a lei em proveito próprio. Jesus, sempre cheio de ternura, usa palavras fortes contra eles, chamando-os de hipócritas e cegos. Além disso, acumulavam roubos e cobiças. Porque são orgulhosos, não percebem a sabedoria que Deus revela aos humildes e pequenos. Em teoria, eles deveriam ser os primeiros discípulos do Messias, mas eles o rejeitaram a partir de uma ótica humana. Quando um bom se corrompe, ele se torna péssimo. E quem muito recebeu, deveria muito restituir.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que diz o texto para mim? Como acolho os ensinamentos de Jesus em minha vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que vivo hoje?
“Limpar por dentro ou por fora? Eis uma bela imagem para pensar a nossa vida. Há quem queira passar uma imagem de uma pessoa impoluta, correta, digna, séria, honesta, mas pode ser uma máscara que usa para aparecer bem diante dos outros. Por dentro, não é nada disso! Esses são os que limpam o copo por fora, isto é, pensam só na estética, e não na ética. Jesus está nos convidando, hoje, a lavar o nosso interior de toda sujeira que macula a imagem de Deus que somos. Quem tem um interior limpo e lavado na verdade do Evangelho, no sangue do Cordeiro, nas águas do Espírito, este sim possui uma vida configurada ao Cristo. Por isso, vamos ‘limpar primeiro o copo por dentro, que também por fora ficará limpo’” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
Conclua com a oração ao Espírito Santo, do Papa Paulo VI: “Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde e fielmente a vontade do Pai. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Ai de vós, hipócritas!” A exclamação vale para todos em todos os tempos. O que é um hipócrita? É um falso e um fingido. É um mascarado. A palavra “hipócrita”, de origem grega, referia-se às máscaras usadas no teatro. Os espectadores viam a máscara, mas não viam a face do ator. O hipócrita da vida real está do lado oposto da verdade. Por fora aparenta ser observante dos pormenores da Lei, mas por dentro está cheio de roubo e de cobiça. Jesus fala com dureza contra eles. É o que diz nosso povo: “Por fora bela viola, por dentro, pão bolorento”. Não somos assim e não queremos ser assim. A religião tem esse perigo, de mascarar com cara de piedade a dureza de um coração sem misericórdia. Graças a Deus, entre nós há muita gente boa, sincera e honesta, que são, em primeiro lugar, nossos santos e santas! Basta olhar a vida dos santos de hoje, São Luís, rei da França, e São José de Calasanz. Ainda nesta semana celebramos Santa Mônica, Santo Agostinho e São João Batista, homem sincero como nenhum outro. Já celebramos São Bartolomeu, o Natanael do Evangelho de São João. Dele Jesus disse que era um verdadeiro israelita, sem fingimento. Façam o que quiserem, sem omitir o direito, a misericórdia e a fidelidade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.