Fundo
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/03/2024

5ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Jr 20,10-13 Salmo: Sl 18(17) - Senhor, meu rochedo, minha fortaleza.
evangelho
Ainda que não creiais em mim, crede nas obras, a fim de que conheçais e creiais que o Pai está em mim e eu no Pai - Jo 10,31-42

Os judeus pegaram outra vez em pedras para apedreja‑lo. Respondeu‑lhes Jesus: “Muitas boas obras eu vos mostrei vindo do Pai. Por qual dessas obras quereis me apedrejar?” Os judeus lhe responderam: “Não te apedrejamos por uma boa obra, mas por blasfêmia, porque tu, sendo homem, te fazes Deus”. Respondeu‑lhes Jesus: “Não está escrito em vossa lei: ‘Eu disse: sois deuses’? Se chama a estes de deuses, aos quais a Palavra de Deus é dirigida – e a Escritura não pode ser anulada –, como podeis dizer àquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo: ‘Tu blasfemas’, porque disse: ‘Sou Filho de Deus’? Se não faço as obras de meu Pai, fazeis bem em não crerdes em mim. Mas, se as faço, ainda que não creiais em mim, crede nas obras, a fim de que conheçais e creiais que o Pai está em mim e eu no Pai”. Buscavam novamente prende‑lo, mas ele escapou da mão deles, e retirou‑se novamente para o outro lado do Jordão, para o lugar onde, antes, João estava batizando, e ali permaneceu. Muitos vinham até ele e diziam: “João não fez sinais; no entanto, tudo quanto disse João sobre este era verdade”. E muitos ali creram nele.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Preparo-me para a oração. Tranquilizo meus pensamentos: “Senhor, sei que estás aqui comigo. Ajuda-me a permanecer na tua presença”.

Aproximo-me com confiança do meu próprio templo interior. Digo: Senhor, eu sou... (diga seu nome). Repito com mais consciência: Senhor, sou eu mesmo/a que estou aqui na tua presença. Faça-me ver além do visível. Ver tua presença em tua Palavra, em tuas obras, em meus irmãos/as e nos acontecimentos do hoje.


Leitura (Verdade)

Neste Evangelho os judeus dizem claramente para Jesus porque Ele deve morrer. Quais são os motivos de sua fé em Jesus ou qual a cegueira que lhe impede de ver em Jesus o Filho de Deus?

Evangelho: Jo 10,31-42 Os judeus pegaram outra vez em pedras para apedreja‑lo. Respondeu‑lhes Jesus: “Muitas boas obras eu vos mostrei vindo do Pai. Por qual dessas obras quereis me apedrejar?” Os judeus lhe responderam: “Não te apedrejamos por uma boa obra, mas por blasfêmia, porque tu, sendo homem, te fazes Deus”. Respondeu‑lhes Jesus: “Não está escrito em vossa lei: ‘Eu disse: sois deuses’? Se chama a estes de deuses, aos quais a Palavra de Deus é dirigida – e a Escritura não pode ser anulada –, como podeis dizer àquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo: ‘Tu blasfemas’, porque disse: ‘Sou Filho de Deus’? Se não faço as obras de meu Pai, fazeis bem em não crerdes em mim. Mas, se as faço, ainda que não creiais em mim, crede nas obras, a fim de que conheçais e creiais que o Pai está em mim e eu no Pai”. Buscavam novamente prende‑lo, mas ele escapou da mão deles, e retirou‑se novamente para o outro lado do Jordão, para o lugar onde, antes, João estava batizando, e ali permaneceu. Muitos vinham até ele e diziam: “João não fez sinais; no entanto, tudo quanto disse João sobre este era verdade”. E muitos ali creram nele.

“Ser verdadeiro é perigoso. O profeta Jeremias expressou bem essa dor: “Ai de mim, minha mãe, que me geraste um homem de controvérsia, um homem em discórdia com toda a gente!” (Jr 15,10). A vida de Jesus foi uma contínua ameaça – do nascimento à morte. “Esse frágil menino será sinal de contradição”, exclamou Simeão ao receber Jesus no Templo. Essa profecia atravessa toda a vida de Jesus e a história dos seus seguidores. Jesus insiste em que vejam as obras do Pai. Alguns percebem logo quem é Jesus. Outros precisam primeiro ver as obras que ele realiza. Quais seriam hoje as obras do Pai que levam à fé em Jesus Cristo?”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como você lê este texto? O que ele diz para você?
Jesus demonstra que é Deus não só por suas palavras, mas por sua coerência entre as palavras e as obras. São os atos realizados por Jesus que comprovam sua divindade. Sua Palavra tem poder divino e suas obras revelam o rosto do Pai. “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30). Que traços de Deus Pai você vê em Jesus que confirmam sua fé nele?

Oração (Vida)

A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês.
Inunda de tua luz meu coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia.
Creio em Ti verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Creio em tua Palavra e em tuas obras.
Esteja sempre a minha frente com tua luz para que fortalecido/a com tua presença seja testemunha autêntica de teu Reino.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemplando o quanto Deus já me mostrou de sua bondade e poder faço minha confissão de humildade: Tem compaixão de mim, Senhor, porque pequei.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Aproximam-se os dias da Paixão e Morte do Senhor. Os que querem apedrejá-lo parecem sinceros quando dizem que não é pelas boas obras que ele faz, e sim por pretender ser Deus. Não aceitam, mas entendem o que ele está dizendo. Jesus escapa e vai para o outro lado do Jordão. Muitos acreditaram nele. Alguns percebem logo quem é Jesus. Outros precisam primeiro ver as obras que ele realiza. Ele mesmo insiste em que vejam as obras do Pai. Quais seriam hoje as obras do Pai que levam à fé em Jesus Cristo?

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.