Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/10/2023

27ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Jn 1,1–2,1.11 Salmo: (Sl)Jn 2,2-5 - Tirastes da fossa minha vida, Senhor.
evangelho
Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração - Lc 10,25-37

Tendo-se levantado um especialista da Lei, para pô-lo à prova, perguntou-lhe: “Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” E ele disse-lhe: “Que está escrito na Lei? Como lês?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com toda a tua mente, e teu próximo como a ti mesmo”. Ele lhe disse: “Respondeste correta- mente. Faze isso e viverás”. Ele, porém, querendo se justificar, perguntou a Jesus: “E quem é meu próximo?” Retomando a palavra, Jesus disse: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de bandidos. Estes, depois de despojá-lo e espancá-lo, foram embora, deixando-o meio-morto. Por acaso, um sacerdote descia por aquele caminho e, quando o viu, passou pelo lado oposto. Do mesmo modo, também um levita chegou ao lugar e, quando o viu, passou pelo lado oposto. Mas um samaritano, que estava de viagem, chegou onde estava ele e, quando o viu, ficou tomado de compaixão. Tendo-se aproximado dele, enfaixou suas feridas, derramando óleo e vinho; depois o colocou sobre seu próprio animal, levou-o até uma pousada e dele cuidou. No dia seguinte, pegou dois denários, deu-os ao dono da pousada e disse: ‘Cuida dele, e o que gastares a mais, quando eu regressar te pagarei’. Qual desses três, a teu ver, se fez próximo daquele que caiu nas mãos dos bandidos?” E aquele respondeu: “Quem o tratou com misericórdia”. Jesus lhe disse: “Vai e faze tu o mesmo”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O texto evangélico que hoje nos é apresentado é uma parábola que ecoa permanentemente no nosso interior. O Mestre nos chama para fazer a experiência do amor no encontro com nosso próximo. Quem ama com ressalvas e restrições geralmente divide as pessoas em dois grupos: os amáveis e os não-amáveis. Isto não é uma experiência com o amor; é uma experiência com alguém próximo ou não. Ao nosso redor estão muitas e diferentes pessoas, depende de nossa atitude que elas se convertam em nossos próximos! Ser como o samaritano é agir movido pela compaixão e aproximar-nos delas e praticarmos a misericórdia.


“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho da liturgia de hoje com bastante calma, destacando os verbos e os personagens. Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Quem eram os samaritanos? Em que realidade eles viviam? Qual tema perpassa a discussão dos personagens?

Evangelho: Lc 10,25-37: Tendo-se levantado um especialista da Lei, para pô-lo à prova, perguntou-lhe: “Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” E ele disse-lhe: “Que está escrito na Lei? Como lês?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com toda a tua mente, e teu próximo como a ti mesmo”. Ele lhe disse: “Respondeste correta- mente. Faze isso e viverás”. Ele, porém, querendo se justificar, perguntou a Jesus: “E quem é meu próximo?” Retomando a palavra, Jesus disse: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó e caiu nas mãos de bandidos. Estes, depois de despojá-lo e espancá-lo, foram embora, deixando-o meio-morto. Por acaso, um sacerdote descia por aquele caminho e, quando o viu, passou pelo lado oposto. Do mesmo modo, também um levita chegou ao lugar e, quando o viu, passou pelo lado oposto. Mas um samaritano, que estava de viagem, chegou onde estava ele e, quando o viu, ficou tomado de compaixão. Tendo-se aproximado dele, enfaixou suas feridas, derramando óleo e vinho; depois o colocou sobre seu próprio animal, levou-o até uma pousada e dele cuidou. No dia seguinte, pegou dois denários, deu-os ao dono da pousada e disse: ‘Cuida dele, e o que gastares a mais, quando eu regressar te pagarei’. Qual desses três, a teu ver, se fez próximo daquele que caiu nas mãos dos bandidos?” E aquele respondeu: “Quem o tratou com misericórdia”. Jesus lhe disse: “Vai e faze tu o mesmo”.

“Ser cristão é reunir o saber com o fazer. Fé e vida necessariamente devem caminhar juntas para que haja fidelidade ao projeto de Jesus. Também somos bons samaritanos, quando abandonamos a indiferença e socorremos os que estão caídos nas estradas do mundo. No rosto de alguém que sofre, o cristão percebe o rosto do próprio Jesus. O samaritano poderia simplesmente e ter seguido seu caminho, pois os judeus e os samaritanos não tinham muita afinidade. Pensando bem, o samaritano acolheu o inimigo que estava caído. Ele fez um maravilhoso gesto de amor, pois deixou de lado as desavenças e socorreu um humano caído. O nosso próximo é aquele que precisa de nós, independentemente de raça, cor e posição social”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como o levita, cada um e cada uma podemos fazer a mesma pergunta que ele fez a Jesus: quem é meu próximo?
E Jesus não responde com uma frase, mas com uma parábola.
O bom samaritano é aquele que "atua" como Deus, seguindo o exemplo de Jesus de Nazaré, aquele que sente o sofrimento dos homens aos quais se faz próximo para aliviar a dor, curá-los, defendê-los, dar-lhes vida.
Não existe um amor integral a Deus se falta amor ao próximo. O caminho que leva a Deus passa necessariamente pelo próximo. Avalie como é sua atitude com o próximo.

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.
Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra.
Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Este é o grande ensinamento de Jesus também para nós: Ele abre a porta para a vida eterna na ligação íntima entre amar a Deus e amar o próximo. Que a Palavra seja nossa referência no pensar e no agir. Que nossas atitudes sejam motivadas por sua Palavra.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

A partir da pergunta sobre o próximo, Jesus conta a parábola do bom samaritano. Um doutor da Lei propõe a Jesus uma questão, mas não tem interesse na resposta. Só quer testá-lo. No diálogo, Jesus lhe devolve a pergunta sobre o sentido da vida, sobre a vida eterna. O homem responde corretamente, citando a Escritura: alguém tem vida se ama a Deus e ao próximo. O problema é sua compreensão de “próximo”. Jesus conta uma história. Os personagens: o homem ferido, um sacerdote, um levita, um samaritano e o hospedeiro. O sacerdote e o levita agem pelos rigores da Lei: não querem ficar impuros, passam pelo lado oposto. O samaritano, estrangeiro e pecador, torna-se o próximo. Ele viu e sentiu compaixão. Sua compaixão, contudo, transforma-se em sete ações concretas: aproximou-se; enfaixou os ferimentos; pôs azeite e vinho; colocou-o em seu animal; levou-o a uma pensão; cuidou dele; e pagou a despesa. Jesus revira nossa mentalidade, destrói os preconceitos. Somos convertidos pela vida concreta, pela realidade. Assim, descobrimos quem verdadeiramente é o próximo. Jesus diz: “Vai e faze a mesma coisa”. A carne ferida de Cristo está caída à beira do caminho. Aí começa o céu.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.