Fundo
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/08/2023

20ª Semana do Tempo Comum - Ano A - Verde
1ª Leitura: Rt 1,1.3-6.14b-16.22 Salmo: Sl 146(145) - Quero louvar o Senhor com minha vida.
evangelho
Amarás teu próximo como a ti mesmo - Mt 22,34-40

Quando os fariseus souberam que tinha silenciado os saduceus, agruparam-se, e um deles – que era especialista da Lei –, para pô-lo à prova, lhe perguntou: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Ele lhe respondeu: “ ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente’. Esse é o maior e o primeiro mandamento. Mas um segundo, equivalente a esse, é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’. Nesses dois mandamentos se apoia toda a Lei, assim como os Profetas”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A leitura orante é uma maneira de dialogar com Deus, que fala conosco por meio de sua Palavra. Nesse diálogo, aos poucos vamos conhecendo o mistério de Cristo e o coração de Deus. São Gregório Magno lembrava: “Conheço o coração de Deus por meio das Palavras de Deus”. Também nós, por meio da leitura, da escuta e da contemplação da Palavra, queremos conhecer o mistério de Cristo e o coração de Deus.
Rezemos, pedindo a abertura de nosso coração: “Ó Espírito Santo, dai-nos um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana. Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus!”

Leitura (Verdade)

Viver a fé que nasce do Evangelho é comprometer-se com amor a Deus e ao próximo, proposta que se desdobra no anúncio do Reino do Céu, que Jesus instaurou ao longo de sua existência histórica no meio de nós.

Evangelho: Mt 22,34-40 Quando os fariseus souberam que tinha silenciado os saduceus, agruparam-se, e um deles – que era especialista da Lei –, para pô-lo à prova, lhe perguntou: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Ele lhe respondeu: “ ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente’. Esse é o maior e o primeiro mandamento. Mas um segundo, equivalente a esse, é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’. Nesses dois mandamentos se apoia toda a Lei, assim como os Profetas”.

“Em um tempo de muitas normas, regras, mandamentos e rituais, Jesus chega para focar na essência e provocar a migração da dispersão para a concentração. O centro de todos os ensinamentos e o resumo de todas as regras e normas estão no amor a Deus e no amor ao próximo. Jesus não facilitou, apenas mostrou o que é vital na fé cristã. O desafio é compreender o amor verdadeiro e nortear a vida, a partir dessa grande luz. É maravilhoso poder viver a espiritualidade cristã no desdobramento das infinitas facetas do amor! Jesus mostra o amor de Deus nos pequenos gestos, nos pormenores e em um jeito alegre e dinâmico de viver. A religião pesada e dura passa a ser vivenciada no amor a Deus e ao próximo.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus chega para focar na essência de todas as leis; no centro de todos os ensinamentos e dá o resumo de todas as regras e normas.
Quais são as leis mais importantes que devem ser praticadas, segundo o texto?
Você já compreendeu que só o amor torna nossas obras agradáveis a Deus?
Alguma coisa lhe impede de amar a Deus e ao próximo? O quê? Como? Porquê?
Amar é viver em liberdade e plenitude!

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.
“Oração ao Espírito Santo de Santo Agostinho.
Espírito Santo, amor do pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar, o que devo dizer, o que hei de calar, o que hei de escrever, o que hei de fazer, como hei de fazer, para a vossa glória, para o bem das almas e a minha santificação.
Ó meu bom Jesus, em vós ponho toda a minha confiança.
Ó Espírito Santo, respirai em mim para que seja santo o meu pensar.
Impeli-me ó Espirito santo, para que seja santo o meu agir.
Atraí-me, ó Espirito Santo, para que eu ame o que é santo.
Fortalecei-me, ó Espirito Santo, para que eu proteja o que é santo.
Protegei-me, ó Espírito Santo, para que jamais eu perca o que é santo. Amém”

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.

Ir. Carmen Maria Pulga

Estamos no ambiente das controvérsias de Jesus contra as lideranças judaicas, no período de sua permanência em Jerusalém, antes de sua morte na cruz. Jesus havia calado os saduceus no debate sobre a ressurreição. Os fariseus, adversários dos saduceus, parecem felizes, pois eles acreditam na ressurreição. Diferentemente de Marcos, um fariseu faz uma pergunta a Jesus para experimentá-lo: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”. Eles propunham 613 preceitos da Lei: 365 proibições e 248 mandamentos. Jesus responde com uma breve síntese do monoteísmo judaico, provinda do Shemá, no Livro do Deuteronômio (6,4-9). A grande novidade de Jesus é a expressão: “o segundo é semelhante a esse”. Ele une a tradição teológica de Levítico 19,17-18 à síntese do amor a Deus. Coração, alma e entendimento é um modo de falar da totalidade do ser: a razão, a força de vitalidade do ser, os projetos e decisões. É forte a repetição do termo “todo”. Tudo está direcionado para o amor a Deus, que se expressa plenamente no amor ao próximo. Amar é ter o outro no coração; é a alegria do coração pelo bem do outro. Quem ama comunica aquilo que é ao outro e se compromete com ele. Quem ama o Pai, ama também os irmãos.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.