Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/03/2024

3ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Os 14,2-10 Salmo: Sl 81(80) - Gritaste a mim na angústia e eu te libertei.
evangelho
Amarás teu próximo como a ti mesmo - Mc 12,28b-34

Tendo‑se aproximado, um dos escribas escutou‑o discutindo e viu que Jesus lhes respondera bem, e perguntou‑lhe: “Qual é o primeiro mandamento de todos?” Jesus respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, Israel! O Senhor, nosso Deus, o Senhor é único. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de toda a tua força’. O segundo é este: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’. Não há outro mandamento maior que estes”. Disse‑lhe o escriba: “Bem, Mestre, em verdade disseste que é o Único e não há outro fora dele. E ama‑lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus, tendo visto que ele respondera com inteligência, disse‑lhe: “Não estás distante do Reino de Deus”. E ninguém mais ousava interroga‑lo.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Estamos aqui para tomar consciência da presença divina e dialogar com Deus. Escutar e falar com Ele. Coloquemo-nos em silêncio, esvaziando a mente de toda a preocupação e deixando que o Evangelho deste dia faça ressonância em nosso ser.


Oremos: Ó Pai, fazei-nos viver com intensidade este tempo favorável da Quaresma, caminhando ao encontro de vosso Filho ressuscitado, que convosco vive e reina para sempre.

Leitura (Verdade)

Hoje, é um mestre da lei que procura desclassificar Jesus. Ele coloca para o Mestre um tema discutido entre os rabinos. Observe bem quem faz a pergunta e a resposta de Jesus o Mestre.

Evangelho: Mc 12,28b-34 Tendo‑se aproximado, um dos escribas escutou‑o discutindo e viu que Jesus lhes respondera bem, e perguntou‑lhe: “Qual é o primeiro mandamento de todos?” Jesus respondeu: “O primeiro é: ‘Ouve, Israel! O Senhor, nosso Deus, o Senhor é único. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de toda a tua mente e de toda a tua força’. O segundo é este: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’. Não há outro mandamento maior que estes”. Disse‑lhe o escriba: “Bem, Mestre, em verdade disseste que é o Único e não há outro fora dele. E ama‑lo de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus, tendo visto que ele respondera com inteligência, disse‑lhe: “Não estás distante do Reino de Deus”. E ninguém mais ousava interrogá‑lo.

“Na época das escolas rabínicas, todo escriba conhecia os mandamentos em detalhes; mesmo assim, esse escriba queria saber entre tantas leis qual seria a hierarquia. A resposta de Jesus é clara: o amor é prioritário. A exigência do amor não pode estar simplesmente como um entre outros mandamentos, pois ele é o fundamento de tudo e a pedra de toque do cristianismo. Jesus coloca Deus e o próximo em relação de igualdade, porque não dá para amar um sem amar o outro. Nós amamos a Deus com todo o coração, com toda a alma, com toda a força e por toda a vida, quando buscamos a união entre nós e com toda a criação. O amor está na origem de todo bem, das leis, das relações e da verdadeira felicidade.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“O primeiro mandamento é: Ouve ó Israel o Senhor teu Deus é o único Deus”. E dessa premissa deriva um amor que conecta as relações com Deus e com o próximo.
Eu, em que ponto estou na caminha para o “Reino de Deus?”
Na qualidade de cristão, como tenho vivido esses mandamentos primordiais?

Oração (Vida)

Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus e aos irmãos. Faça-o com louvor e gratidão.
Senhor, meu Deus, quero hoje renunciar a todos os gestos, palavras e pensamentos que geram a desunião ou rejeição. Peço teu perdão por todas as vezes que deixei meu ‘ego’ falar mais alto e usei palavras destrutivas ou tive atitude de rejeição. Peço, Senhor, pelos líderes religiosos e pelos governantes e autoridades de todas as nações, para que entendam que a polarização só desune. Que é possível discordar sem dividir. Rogo, Senhor, para que todo o ser humano abra seu coração para abraçar os sentimentos de compreensão, verdade, perdão. Que a paz reine na mente e no coração de todas as pessoas, a começar por mim. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Como vou viver, concretamente, durante o dia os apelos que o Senhor me revelou? Em que atitude quero crescer para que a proposta de Jesus se torne vida em mim?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Um escriba perguntou a Jesus qual era o maior mandamento. Jesus respondeu o que está escrito na Bíblia, o “Ouve, Israel!”. E acrescentou um segundo mandamento, que é amar o próximo como a si mesmo. O escriba mostrou o seu acordo. Repetiu o que Jesus tinha dito e acrescentou que praticar o amor vale mais do que sacrifícios e holocaustos. Jesus o elogia e diz que ele não está longe do Reino de Deus. Ele só repetiu as palavras de Jesus, que são palavras do Deuteronômio. Resta agora praticá-las, neste tempo de Quaresma: procurar abandonar-se com confiança nas mãos do Pai, entregar-se a ele sem medida, estar pronto para tudo e aceitar tudo com a disposição de realizar a sua vontade. E amar o próximo como a si mesmo, não fazendo aos outros o que não queremos que se faça a nós. Se quisermos repetir também as palavras de Jesus, podemos dizer: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.