Fundo
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 20/03/2020

3ª Semana da Quaresma - Ano A - Roxa
1ª Leitura: Os 14,2-10 Salmo: Sl 81(80) - Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!
evangelho
Amarás teu próximo como a ti mesmo, este é o maior mandamento - Mc 12,28b-34

“Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: ‘Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é um só. Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’! Não existe outro mandamento maior do que estes”. O escriba disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: ‘Ele é o único, e não existe outro além dele’. Amar a Deus de todo o coração, com toda a mente e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, isto supera todos os holocaustos e sacrifícios”. Percebendo Jesus que o escriba tinha respondido com inteligência, disse-lhe: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer-lhe perguntas.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Prepare seu coração, para a escuta da Palavra, rezando com esta música,
Invocações ao Espírito santo:
Vem Espírito Santo, despertar a nova vida que vejo em mim.
Vem Espírito Santo, leva o meu coração pra mais perto de Ti.
Vem Espírito Santo, desenhar uma nova história em mim.
Vem Espírito Santo, faz de mim prova viva de que é mais feliz quem a Ti amar e contigo recomeçar.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Que tema perpassa a discussão dos personagens? Procure compreender o contexto do relato bíblico: lugares, pessoas, perguntas...
“É próprio das sociedades decadentes multiplicarem-se leis. O universo religioso do tempo de Jesus havia catalogado centenas de leis, algumas positivas e outras proibitivas. Para muitos, todas as leis tinham a mesma força, destacando, porém, o descanso sabático. É a quarta e última polêmica de Jerusalém. Ela se dá entre Jesus e um escriba, e acaba em bom entendimento. O escriba interrogou Jesus sobre o primeiro mandamento e Jesus amplia, apontando o segundo mandamento: o amor ao próximo. Este acordo é emblemático para o diálogo entre cristãos e judeus; eles têm origens comuns e aceitam um único Deus. Jesus insiste num segundo mandamento que privilegia o próximo e é específico do cristianismo: trata-se de amar a todos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Qual palavra do texto encontrou mais sintonia com sua vida, suas atitudes? Em seu cotidiano, no relacionamento com as pessoas, como você vive os grandes mandamentos confirmados por Jesus? Que sentimento esta oração desperta em você?

Oração (Vida)

Deixe seu coração expressar seu amor maior, o amor a Deus. Faça-o com louvor e gratidão.
Agora expresse em forma de preces seu amor ao próximo. Olhe para os mais necessitados (pobres e ricos). Olhe para os rostos sofridos no meio da multidão. Para quem o Espírito Santo, que murmura em seu coração, lhe apresenta para que você abrace sua causa?

Contemplação (Vida e Missão)

Identifique os sentimentos que o(a) habitam após meditar esse Evangelho: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com toda a tua força!’ E o segundo mandamento é: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo!’ Não existe outro mandamento maior do que estes.” Proponha-se para uma atitude positiva.

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento, é bastante claro, se não totalmente. Mas o que significa amar a Deus com toda a força? Amar com força seria amar com força de vontade? Com força física, amar de corpo inteiro? Tudo é possível. Os judeus da Antiguidade mostram seu amor e sua obediência a Deus oferecendo sacrifícios de animais, entre outros. Ofereciam seus bens, que também serviam para alimentação e manutenção dos servidores do Templo. “Com toda a tua força” pode significar “com os nossos bens materiais”, com a ofertas em dinheiro, com o dízimo paroquial, com alimentos, com roupas para o bazar. Como andam as suas contribuições para as obras de caridade e a manutenção de sua comunidade? O guarda-roupa é para guardar roupa. Não haverá roupa demais guardada? Tempo de Quaresma, tempo de revisão, tempo de partilha. Ame a Deus de todo o coração e com toda a força, e ame o próximo como Jesus amou.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.