Fundo
Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/04/2025

2º Semana da Páscoa - S. Pedro Chanel – S. Luís M. Grignion de Montfort - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 4,23-31 Salmo: Sl 2 - Levanto minhas mãos à câmara de teu santuário.
evangelho
Amém, amém, eu te digo: quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus - Jo 3,1-8

Havia um homem dentre os fariseus, Nicodemos era seu nome, um dos principais entre os judeus. Ele veio procurar Jesus à noite e lhe disse: “Rabi, sabemos que vens da parte de Deus como mestre, pois ninguém pode fazer esses sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele”. Respondeu-lhe Jesus: “Amém, amém, eu te digo: quem não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”. Disse-lhe Nicodemos: “Como alguém pode nascer sendo já velho? Pode, porventura, entrar no ventre de sua mãe uma segunda vez e nascer?” Jesus respondeu: “Amém, amém, eu te digo: quem não nascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires que eu te diga que vos seja preciso nascer de novo! O vento sopra onde quer. Ouves seu som, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim é com todo aquele que nasceu do Espírito”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

2ª Semana da Páscoa. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
No Evangelho de hoje temos o diálogo de Jesus com o judeu Nicodemos e podemos compreender como Jesus acolhe quem mostra abertura de mente e procura Deus com o coração sincero, apesar das dificuldades que encontra.

Coloco-me na escola de Jesus e abro bem meus ouvidos, minha alma, todo meu ser para compreender tudo o que Jesus me ensina com este Evangelho de hoje.




Para tomar parte no Reino, é preciso acolher e acreditar de todo o coração naquele que o Pai enviou para a salvação do mundo, Jesus Cristo.
Oremos: “Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença.”

Leitura (Verdade)

Leia atentamente este Evangelho. Depois, faça uma nova leitura, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Sempre encontraremos novidade na Palavra do Senhor, pois o Espírito murmura, sopra e fala segundo o coração de cada um.

Evangelho: Jo 3,7b-15 Não te admires que eu te diga que vos seja preciso nascer de novo. O vento sopra onde quer. Ouves seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é com todo aquele que nasceu do Espírito”. Respondeu‑lhe Nicodemos: “Como pode isso acontecer?” Respondeu‑lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel e não sabes isso? Amém, amém, eu te digo: falamos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto, mas não recebeis nosso testemunho. Se vos falo das coisas da terra e não credes, como creríeis se vos falasse das coisas do céu? Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés elevou a serpente no deserto, assim é preciso que o Filho do Homem seja elevado, a fim de que todo aquele que crê tenha, nele, vida eterna.”

“Nicodemos, de vida íntegra e autoridade reconhecida na sociedade judaica, teve grandeza de coração para aceitar que Jesus dava claros sinais de ser enviado por Deus. Humilde o suficiente para consultar o mestre popular, o fariseu ficou confuso com a metáfora do novo nascimento, pois só sabia refletir sobre as coisas de Deus com base na Lei, que é sempre “preto no branco”. Esse renascer pelo Espírito soou como novidade em seus ouvidos espirituais. Mas ele não fechou o coração e quis entender. Jesus impõe-lhe uma dificuldade maior, para que ele se supere: a vida inspirada pelo Espírito de Deus é como o vento; não nos cabe controlá-la, mas ela nos leva levemente para onde Deus quer”. (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Leia o Evangelho mais uma vez, faça a sua meditação e deixe-se tocar pela Palavra. Não tenha pressa, silencie e procure ouvir o que o texto diz para você. Qual foi a palavra que encontrou mais sintonia com o seu coração?
Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.
Na minha vida do dia-a-dia procuro o Senhor de coração sincero, despojado, humilde?
Acolho o senhor e sua Palavra de vida?
Onde se encontra meu tesouro, mergulhado nas coisas de Deus ou obscurecido, embrulhado por ideologias e modas da atualidade?
Senhor, curai também a mim, a nós, para que abandonemos nossa mentalidade autossuficiente que rejeita o dom do teu amor, e fazei-nos renascer aqui e agora para as coisas do céu.

Oração (Vida)

Orar quer dizer falar com Deus, por isso, aproxime-se do Senhor e fale com Ele. Apresente-lhe suas preocupações e intenções. Reze pelas realidades que o/a cercam e agradeça ao Senhor sua vida e o grande amor que Ele tem por você. Agradeça pela luz da fé e pela presença de Deus em sua vida.
“Senhor, nosso Deus, que nos concedeis muito mais do que ousamos pedir e esperar, dai-nos um coração confiante e atento às surpresas do vosso amor. Por Cristo Senhor nosso. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em seu coração neste dia?

Bênção

Benção da saúde:
- O Senhor esteja convosco.
- Ele esta entre nós.
- Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
- Por Cristo Nosso Senhor.
- Amém.
- Deus de toda a consolação, que cuida de todas as criaturas, vos dê a sua benção.
Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Passada a oitava da Páscoa, e com ela as narrativas de experiências com Cristo ressuscitado, ainda permanecemos no Tempo Pascal. Somos chamados a experimentar o novo da ressurreição, que nos prepara para o recebimento do Espírito Santo. Hoje, o Mestre oferece esse novo a Nicodemos, fariseu e membro do Sinédrio. Ele procura Jesus à noite, tempo da escuridão e da obscuridade, que carece da verdadeira luz. Reconhece-o como Mestre e enviado de Deus, em vista dos sinais realizados pelo Messias. Mas paira uma incompreensão acerca do convite a uma vida nova. Nicodemos, mesmo culto, não consegue captar a mensagem. Ele se volta para o nascer de novo na carne, por meio do parto. Enquanto Jesus, utilizando-se dos elementos “água” e “Espírito”, fala a Nicodemos sobre o Batismo, fonte de purificação e de vida, meio de adesão à comunidade de fé, oportunidade para se tornar um novo ser humano. Essa é a condição para entrar no Reino. Abracemos essa vida nova anunciada pelo Cristo e renunciemos a tudo aquilo que é velho!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.