Fundo
Quarta-feira, 08 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/03/2024

3ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: 2Rs 5,1-15a Salmo: Sl 42(41); 43(42) - Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.
evangelho
Amém, eu vos digo: nenhum profeta é aceito em sua terra - Lc 4,24-30

E acrescentou: “Amém, eu vos digo: nenhum profeta é aceito em sua terra. Eu vos digo que, certamente, havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e meio e houve muita fome em toda a terra; mas a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva de Sarepta, no território da Sidônia. E, no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio”. Ao ouvirem isso, todos na sinagoga ficaram furiosos e, levantando‑se, o conduziram para fora da cidade e o arrastaram até o cume da colina sobre a qual estava edificada sua cidade, com intenção de despenha‑lo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, foi embora.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus meditada e confrontada com a própria vida, nos revela o quanto somos amados por Deus e a imensidão da sua misericórdia para conosco. Ao mesmo tempo, o encontro com a Palavra desvenda também o pecado que habita no coração humano, como vamos perceber nas figuras que Jesus nos apresenta hoje: os profetas, a viúva e os leproso.



Oro: Cada vez que eu venho, para te falar, na verdade eu venho para te escutar. Fala-me da Vida, preciso te escutar! Fala da Verdade, que vai me libertar!

Leitura (Verdade)

Bem-aventurados os que creem sem terem visto o que tu vês, foi a declaração que Jesus fez a Tomé. E nas Bem-aventuranças Ele proclama: “Felizes os aflitos, os humildes, os puros de coração...” Essas duas figuras do Evangelho nos confirmam o caminho das Bem-aventuranças.

Evangelho: Lc 4,24-30 E acrescentou: “Amém, eu vos digo: nenhum profeta é aceito em sua terra. Eu vos digo que, certamente, havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu ficou fechado por três anos e meio e houve muita fome em toda a terra; mas a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva de Sarepta, no território da Sidônia. E, no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o sírio”. Ao ouvirem isso, todos na sinagoga ficaram furiosos e, levantando‑se, o conduziram para fora da cidade e o arrastaram até o cume da colina sobre a qual estava edificada sua cidade, com intenção de despenha‑lo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, foi embora..

“Jesus visitava Nazaré, quando proclamou que na sua pessoa se realizava a promessa de Deus a Israel (Lc 4,21-30). Ao ouvirem essa declaração, os próprios conterrâneos o expulsaram da sinagoga. Retomando o caminho dos profetas, Jesus está sinalizando que a missão de cumprir a Vontade do Pai o levará à morte. Todos desejamos ouvir palavras de aprovação. Mesmo na oração, quase sempre, buscamos consolo e paz. Mas o amor, muitas vezes, exige palavras mais duras que nos façam mudar de vida. Esta é a missão da palavra profética: denunciar o erro e anunciar a verdade. Também para nós a Palavra de Jesus pode ser dura, sobretudo quando supõe renúncia a privilégios para que o bem chegue a todos”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Vamos trazer o texto para nossa vida.
Jesus está em Nazaré, sua cidade e com seus conterrâneos. Que consideraram as palavras de Jesus muito duras e severas.
Mas que coisa tão grave Jesus disse? Simplesmente que, por vezes, também os mais devotos e crentes se fecham diante da mensagem do Senhor, enquanto os que não expõe publicamente sua fé acolhem a mesma mensagem com mais abertura de coração.
Em que grupo me encontro?

Oração (Vida)

Feche os olhos e traga ao Senhor as pessoas que vieram à sua mente durante a Leitura orante. Reze por elas e por você. Reze por tantos irmãos que vivem situações de perseguição, injustiça, discriminação, miséria e fome.

Reze: “Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua Palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Com suas palavras, Jesus procurava tocar os sentimentos das pessoas e assim despertar para uma mudança. Que sentimentos este texto despertou em você?
Qual é o apelo que desejo colocar em prática?

Bênção

Benção especial da Quaresma
- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Este texto faz parte da pregação de Jesus na sinagoga de Nazaré. Ele anunciou o seu projeto em benefício dos pobres e deserdados deste mundo, e todos os que o ouviam ficaram muito felizes com o que ele dizia, até que o discurso mudou de rumo. Jesus deu a entender que seu projeto de salvação e de libertação era para todos, e citou o profeta Elias que socorreu uma viúva e Eliseu que curou um doente, ambos estrangeiros. Jesus afirmava que nem os profetas nem ele eram propriedade de ninguém. O Deus de Israel não é um Deus exclusivo, que beneficiará somente os membros do povo eleito. Ser povo eleito não é privilégio. É responsabilidade e missão. Jesus vai resolver o problema dos pobres e dos deserdados deste mundo com a colaboração direta daqueles que foram escolhidos. Por isso são o povo eleito. Quem aceitou Jesus Cristo tornou-se com ele responsável do bem de toda a humanidade, bem neste mundo e no mundo que há de vir. Quiseram matar Jesus, mas ele seguiu adiante.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.