Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 19/02/2024

1ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Lv 19,1-2.11-18 Salmo: Sl 19B(18B) - Ó Senhor, vossas palavras são espírito e vida.
evangelho
Amém, eu vos digo: toda vez que não fizestes isso a um desses menores, a mim não o fizestes’. Estes irão ao castigo eterno, mas os justos à vida eterna - Mt 25,31-46

“Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os seus anjos, então se sentará em seu trono de glória. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará uns de outros – assim como o pastor separa as ovelhas das cabras, colocando as ovelhas à sua direita e as cabras à sua esquerda. Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei por herança o reino preparado para vós desde a fundação do mundo. Pois tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era estrangeiro e me acolhestes; estava nu e me vestistes, doente e me visitastes, no cárcere e viestes a mim’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando te vimos faminto e te demos de comer, ou sedento e te demos de beber? Quando te vimos estrangeiro e te acolhemos, ou nu e te vestimos? Quando te vimos doente ou no cárcere e fomos a ti?’ E o rei lhes responderá: ‘Amém, eu vos digo: toda vez que fizestes isso a um desses meus irmãos menores, a mim o fizestes’. Depois dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Apartai‑vos de mim, malditos! Ide ao fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos. Pois tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, era estrangeiro e não me acolhestes; estava nu e não me vestistes, doente e no cárcere e não me visitastes’. Então também eles perguntarão: ‘Senhor, quando te vimos faminto ou sedento, estrangeiro ou nu, enfermo ou no cárcere, e não te assistimos?’ Então ele lhes responderá: ‘Amém, eu vos digo: toda vez que não fizestes isso a um desses menores, a mim não o fizestes’. Estes irão ao castigo eterno, mas os justos à vida eterna”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir e ter a graça da fidelidade”.



Rezemos: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Leia o texto pausadamente. Depois, leia-o novamente, atentando-se aos personagens que aparecem na narrativa. Qual é o tema central do Evangelho? Quais são as palavras de Jesus?

Evangelho: Mt 25,31-46 “Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os seus anjos, então se sentará em seu trono de glória. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará uns de outros – assim como o pastor separa as ovelhas das cabras, colocando as ovelhas à sua direita e as cabras à sua esquerda. Então o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei por herança o reino preparado para vós desde a fundação do mundo. Pois tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era estrangeiro e me acolhestes; estava nu e me vestistes, doente e me visitastes, no cárcere e viestes a mim’. Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando te vimos faminto e te demos de comer, ou sedento e te demos de beber? Quando te vimos estrangeiro e te acolhemos, ou nu e te vestimos? Quando te vimos doente ou no cárcere e fomos a ti?’ E o rei lhes responderá: ‘Amém, eu vos digo: toda vez que fizestes isso a um desses meus irmãos menores, a mim o fizestes’. Depois dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Apartai‑vos de mim, malditos! Ide ao fogo eterno preparado para o Diabo e seus anjos. Pois tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, era estrangeiro e não me acolhestes; estava nu e não me vestistes, doente e no cárcere e não me visitastes’. Então também eles perguntarão: ‘Senhor, quando te vimos faminto ou sedento, estrangeiro ou nu, enfermo ou no cárcere, e não te assistimos?’ Então ele lhes responderá: ‘Amém, eu vos digo: toda vez que não fizestes isso a um desses menores, a mim não o fizestes’. Estes irão ao castigo eterno, mas os justos à vida eterna”.

“Nesta cena do juízo final, Jesus descreve os necessitados com os quais ele se identifica (famintos, migrantes, maltrapilhos, doentes, presos etc.). Toda a vida de Jesus foi servir aos sofredores; logo, os discípulos devem pautar sua conduta nessa fidelidade a Deus. A cena do juízo final é como um espelho para que, enxergando nossa conduta sob esses critérios, aprimoremos nosso engajamento com a proposta do Reino de Deus. Tudo o que fazemos ao ser humano chega até Deus. O julgamento será sob o olhar misericordioso e justo do Filho do Homem, que nada nos pede sem antes nos dar o exemplo. Humano, passou entre nós fazendo o bem através de gestos concretos, simples, factíveis; uma prática ao alcance de qualquer um de nós.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Sendo um julgamento escatológico, é importante termos em mente que Jesus coloca como critério de salvação seu reconhecimento na pessoa do irmão sofredor, na figura do próximo necessitado. Jesus está presente nos sedentos, forasteiros, doentes, pequenos, excluídos (não importa a classe social). A comunhão com os irmãos “carentes e sedentos” é a comunhão com o próprio Jesus.
O que os ensinamentos de Jesus dizem para mim hoje?
Quem são os famintos, sedentos, forasteiros, nus, doentes, presos, humilhados e injustiçados, que estão nos meus contatos?
Quais são as atitudes que me impedem de viver a fraternidade para com o próximo?

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a sua oração. Apresente a Ele também todos os homens, mulheres, crianças, jovens e idosos necessitados de pão, saúde, segurança, consolo, sentido para a vida, trabalho, dignidade, respeito...
Agradeça pelas pessoas que com muito amor e generosidade vão ao encontro dos mais necessitados, aliviando seus sofrimentos e revelando-lhes o rosto misericordioso de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)

Jesus coloca a vida acima da lei. Ele veio trazer vida e vida em abundância. Como você pretende assumir um jejum de solidariedade para com os pobres? O que a palavra do Evangelho lhe pede, hoje?

Bênção

- Deus pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria do retorno a casa.
- O senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- O espirito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da pascoa.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
.

Ir. Carmen Maria Pulga

Pratique as obras de misericórdia. O mundo vai melhorar e as portas do céu vão se abrir.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.