Fundo
Sábado, 03 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 11/04/2020

Vigília Pascal - Ano A - Branca
1ª Leitura: Ez 36,16-17a.18-28 Salmo: Sl 118(117) - Aleluia, aleluia, aleluia! 2ª Leitura: Rm 6,3-11
evangelho
Ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro - Mt 28,1-10

Depois do sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande terremoto: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes, brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo que tremeram e ficaram como mortos. Então o anjo falou às mulheres: “Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos: ‘Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis’. É o que tenho a vos dizer”. E saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: “Alegrai-vos!” Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: “Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

As trevas se dissipam. Nasce a esperança. O amor vence o medo. O filho de Deus, Jesus de Nazaré, está vivo. “ Alegrai-vos!” Não tenhais medo”.

Leitura (Verdade)

Releio o Evangelho quantas vezes for necessário até esse acontecimento maior, esse milagre divino, tocar meu ser interior e revigorar minha fé. “A Vigília Pascal é a mãe de todas as noites. Depois da dor, do sofrimento e da morte, uma luz brilha para sempre. No meio de tantas luzes fugazes e falsas, a luz da manhã pascal jamais se apagará. A morte e o pecado foram vencidos. O amor do Pai, que ressuscitou Jesus, é mais forte que o pecado e a morte. Jamais uma notícia foi tão importante: “Ele ressuscitou!”. E porque ele ressuscitou, não mais existem motivos para o medo. Nem mesmo o pecado nos deve assustar, porque ele carregou sobre seus ombros o pecado do mundo. E sua última palavra, antes de morrer, foi no sentido de nos perdoar: “Eles não sabem o que fazem”. A ressurreição é a suprema surpresa de Deus. E isto nos diz respeito: somos um povo de ressuscitados.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Hoje eu quero ficar de joelho, em profunda gratidão pelo infinito amor que Deus tem manifestado ressuscitando seu Filho, o mesmo Jesus de Nazaré que assumiu nossa humanidade. Agradeço o dom do Batismo, a fé cristã, a comunidade, a Eucaristia, tudo o que deriva deste Mistério Pascal.

Oração (Vida)

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito, saímos da noite, entramos na aurora, com alegria saudamos a luz, ressuscitada e ressuscitadora.
A mão do Senhor traz o fogo do dia, e o rosto das coisas fica lúcido e calmo, a aurora é uma palavra da divina presença e o sol uma certeza que incessante nos busca.
O homem vem do sonho e regressa ao presente acudindo ao trabalho, madrugador e forte. Deus entrega-lhe o mundo que anoitece cansado ao recolher o pão e o suor do rosto.
Deus proclama nos homens o poder do Seu braço, entrega em nossas mãos a obra começada, e assim vemos crescer fiéis e vigilantes, o esforço de quem sonha criar um mundo novo.
Bendita esta manhã que nos traz a notícia da presença de de Deus jovem e gloriosa. Amem.

Contemplação (Vida e Missão)

A Ressurreição alcançou-nos e abraçou a nossa história. Viva com Ele; ame como Ele e proclame-o: “Jesus Cristo vosso Filho que, ressuscitando de entre os mortos, iluminou o gênero humano com a sua luz e a sua paz e vive glorioso pelos séculos dos séculos.Viver hoje, intensamente, a alegria pascal. Feliz Páscoa! Deseje a todos os que você puder uma Santa e abençoada Páscoa.

Bênção

- Que o Deus todo-poderoso vos abençoe nesta solenidade pascal e vos proteja contra todo pecado.
- Aquele que nos renova para a vida eterna, pela ressurreição do seu Filho vos enriqueça com o dom da imortalidade.
- E vós que, transcorridos os dias da paixão do Senhor, celebrais com alegria a festa da Páscoa, possais chegar exultantes à festa das eternas alegrias.
- Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo. Amém!

Ir. Carmen Maria Pulga

No primeiro dia da semana, as santas mulheres foram ao sepulcro. Um anjo removeu a pedra da entrada do túmulo e mostrou-lhes que Jesus não estava lá. Já tinha saído ressuscitado. Um anjo orientou as mulheres para anunciarem aos discípulos que Jesus estava vivo. Elas ainda não o tinham visto, mas eis que de repente ele estava diante delas e as cumprimentou. Ele está vivo. Ressuscitou na noite do primeiro dia da semana, que agora se chamará “domingo”, que quer dizer “dia do Senhor”. Nele, no primeiro dia da semana, nos reunimos e tornamos presente o que aconteceu no passado. Ele estará sempre entre nós, ressuscitando na santa Missa dominical.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.