Fundo
Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/12/2025

Oitava de Natal - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Jo 2,12-17 Salmo: Sl 95(96) - Ó famílias de povos, dai ao Senhor glória e força.
evangelho
Aproximando-se naquele momento, dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém - Lc 2,36-40

"Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era uma mulher muito idosa. Depois de casada, tinha vivido sete anos com seu marido, e, como viúva, até os oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo, prestando culto dia e noite com jejuns e preces. Aproximando-se naquele momento, dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém" [...].

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Acolhamos em nossa vida mais uma vez a Palavra de Deus. Hoje o Evangelho nos apresenta o encontro da profetisa Ana com Jesus, quando Ele é apresentado no Templo, e a sua alegria por ver o Messias. Que ao longo do nosso dia possamos também acolher o Senhor e entoar o nosso louvor por sua presença em nossa vida.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.



Oremos: “Pai, dá-me um coração pobre, disposto a acolher a revelação de teu Filho Jesus que tu me fazes. Que eu tenha a felicidade de reconhecê-lo, com a ajuda de tua graça. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Qual é a mensagem central do Evangelho? Quais sentimentos são mostrados no texto?

Evangelho: Lc 2,36-40 Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era uma mulher muito idosa. Depois de casada, tinha vivido sete anos com seu marido, e, como viúva, até os oitenta e quatro anos. Não se afastava do Templo, prestando culto dia e noite com jejuns e preces. Aproximando-se naquele momento, dava graças a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Tendo cumprido tudo conforme a Lei do Senhor, regressaram para a Galileia, para a cidade deles, Nazaré. O menino crescia e fortalecia-se, pleno de sabedoria; e a graça de Deus o acompanhava.

“Os Evangelhos cercam os primeiros fatos da vida de Jesus com a presença de mulheres, cada qual com suas peculiaridades. Antes de o menino nascer, Maria, sua mãe, encontrou Isabel, e as duas, movidas pelo Espírito Santo, contemplaram e louvaram as maravilhas de Deus em suas vidas. Depois do nascimento, durante a observância dos ritos religiosos dos filhos de Israel, surge Ana, filha de Fanuel, uma viúva anciã, serva de Deus, que também, iluminada pelo Espírito de Deus, eleva graças aos céus por aquela família e vê na criança a promessa divina ao seu povo. A ação constante do Espírito Santo nos gestos e palavras das pessoas justas e simples é a presença sensível de Deus, que acompanha o menino.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje?
Como esta Palavra encontra ressonância em sua vida?
Como a experiência vivida pela profetisa Ana ilumina a sua caminhada de fé?
Permaneça em silêncio por alguns instantes para que o Senhor fale ao seu coração.

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido.
Conclua com a oração: “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus e buscar em tudo a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Verbalize como você pretende viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

Uma vida abençoada é uma vida com Deus. Pelo poder de Jesus, podemos conhecer o Pai e ter o Espírito Santo em nosso coração, guiando nossa vida. O relacionamento com Deus é a maior bênção que podemos ter. "Graça e paz vos sejam dadas em abundância por um profundo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!" (II Pedro, 1,2)

Ir. Carmen Maria Pulga

Ainda no Templo, apresenta-se a profetisa Ana. Seu nome provém do hebraico hanan, que significa “graça” ou “favor”. Filha de Fanuel, que significa “face de Deus”, pertencia à tribo de Aser, que significa “feliz”. Os nomes, cheios de significado, apontam para aquilo que, junto a Simeão, ela testemunhará. Assim como esse ancião, Ana é feliz porque contempla a face de Deus na pessoa do Messias. Depois de viver casada por sete anos, número que indica plenitude, ela passa a se dedicar ao serviço do Templo, até a velhice. Sua piedade, marcada por jejuns e orações, prestando culto dia e noite, é sinal de amor e fidelidade à fé de Israel. Está totalmente aberta para acolher o Cristo que nasceu. Ao ver o menino, glorifica a Deus porque testemunha a salvação tão esperada por seu povo. Isso era motivo de alegria e, por isso, deveria ser anunciado a todos que esperavam a salvação e a verdadeira paz em Jerusalém. Ao final, a família retorna à sua cidade natal, Nazaré. Lá, o Messias cresce em todas as dimensões humanas, sob os cuidados dos pais e sob a graça de Deus. Como Simeão e Ana, alegremo-nos com o Messias, que está no meio de nós!

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.