Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/02/2024

2ª Semana da Quaresma - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Is 1,10.16-20 Salmo: Sl 50(49) - Quem me oferece o sacrifício de louvor, me honra.
evangelho
Aquele que se enaltecer será humilhado, e aquele que se humilhar será enaltecido - Mt 23,1-12

Então Jesus falou às multidões e a seus discípulos, dizendo: “Na cátedra de Moisés tomaram assento os escribas e os fariseus. Portanto, fazei e observai tudo o que vos disserem; mas não suas ações, pois eles dizem, mas não fazem. Atam fardos pesados, difíceis de transportar, e os põem nos ombros das pessoas, mas eles mesmos não querem empurra‑los nem com um dedo. Fazem todas as suas ações para chamar a atenção das pessoas: alargam seus filactérios e alongam as franjas; gostam dos primeiros lugares nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nos lugares públicos e de ser chamados de ‘rabi’ pelas pessoas. Vós, porém, evitai ser chamados de ‘rabi’, pois um só é vosso mestre, e vós todos sois irmãos. E não chameis a ninguém de vosso ‘pai’ na terra, pois um só é vosso Pai celeste. Evitai ser chamados de ‘guias’, porque vosso guia é um só, o Cristo. O maior de vós será vosso servidor. Aquele que se enaltecer será humilhado, e aquele que se humilhar será enaltecido”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.



Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

Leitura (Verdade)

O Senhor nos chama à conversão evangélica. Quando se trata de incoerência Jesus não usa meios-termos em suas palavras, nem passa a mão na cabeça, seja de quem for.

Evangelho: Mt 23,1-12 Então Jesus falou às multidões e a seus discípulos, dizendo: “Na cátedra de Moisés tomaram assento os escribas e os fariseus. Portanto, fazei e observai tudo o que vos disserem; mas não suas ações, pois eles dizem, mas não fazem. Atam fardos pesados, difíceis de transportar, e os põem nos ombros das pessoas, mas eles mesmos não querem empurra‑los nem com um dedo. Fazem todas as suas ações para chamar a atenção das pessoas: alargam seus filactérios e alongam as franjas; gostam dos primeiros lugares nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nos lugares públicos e de ser chamados de ‘rabi’ pelas pessoas. Vós, porém, evitai ser chamados de ‘rabi’, pois um só é vosso mestre, e vós todos sois irmãos. E não chameis a ninguém de vosso ‘pai’ na terra, pois um só é vosso Pai celeste. Evitai ser chamados de ‘guias’, porque vosso guia é um só, o Cristo. O maior de vós será vosso servidor. Aquele que se enaltecer será humilhado, e aquele que se humilhar será enaltecido”.

“Pois eles dizem, mas não fazem...” Jesus faz esta crítica às lideranças que se colocam como exemplo para os outros, e adverte a multidão e os discípulos. Prestem atenção, pois o que eles ensinam pode ser verdadeiro, mas cuidado com o que eles fazem. Os escribas e fariseus desempenhavam muito bem seu papel de zelar pela Lei, mas, além de não cumprir o que ensinavam, eram extremamente exigentes com o povo. A incoerência deixava Jesus muito indignado, sobretudo quando os que legislavam se eximiam da responsabilidade, obrigando os indefesos à observância. A tentação de olhar, apenas, para o outro – governo, patrão etc. – é perigosa. Cada um de nós exerce autoridade em alguma instância.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida.
O Senhor Jesus nos convida a permanecer alertas, a vigilância...
O que o texto diz para mim?
O que as advertências de Jesus lhe dizem?
Qual traço de Jesus a Palavra lhe revela? O que Jesus pede a você hoje?

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo e apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple o pedido de Jesus para sermos coerentes em nosso comportamento ao exigir algo de outros. O que você é chamado a rever em sua conduta?

Bênção

- Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.
- O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
- O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A busca da verdade nos leva a prestar atenção no que se diz e no que se faz, prescindindo de quem diz e de quem faz. “Quem foi que falou” não é a primeira pergunta. Essa pergunta pode vir depois. Pergunte primeiro se o que foi dito é verdade, se o que dizem aconteceu de fato. O pregador nada misericordioso nos diz que é preciso praticar as obras de misericórdia. Fiquemos com a prática da misericórdia e rezemos pelo pregador que não a pratica. Por isso é prudente não querer ser chamado de mestre, de pai ou de guia. Não importa o título que nos dão. Importa o serviço que prestamos. A instituição de escribas e fariseus existiu no passado. Suas atitudes, porém, podem ser atuais.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.