Fundo
Quarta-feira, 03 de Julho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/07/2024

13ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Am 2,6-10.13-16 Salmo: Sl 50(49) - Entendei isto, todos vós que esqueceis o Senhor Deus.
evangelho
As raposas têm tocas, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça - Mt 8,18-22

Vendo que uma multidão o rodeava, Jesus ordenou que partissem para a outra margem. Então se aproximou um escriba e lhe disse: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás”. Jesus lhe disse: “As raposas têm tocas, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro, já discípulo, disse-lhe: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai!” Jesus lhe replicou: “Segue-me e deixa os mortos enterrarem seus mortos!”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes.
Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas.
Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados.
Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos.



Com que amor e confiança eu me aproximo de Jesus, neste momento, para que a minha oração seja transformadora?
Faça seu ato de fé na presença do Senhor......

Leitura (Verdade)

Observe as disposições de cada um desses discípulos que desejam seguir Jesus. É suficiente ser generoso como o primeiro ou preocupado com seu entorno como o segundo? Verbalize as exigências de Jesus para ser seu discípulo/a.

Evangelho: Mt 8,18-22 Vendo que uma multidão o rodeava, Jesus ordenou que partissem para a outra margem. Então se aproximou um escriba e lhe disse: “Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás”. Jesus lhe disse: “As raposas têm tocas, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Outro, já discípulo, disse-lhe: “Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai!” Jesus lhe replicou: “Segue-me e deixa os mortos enterrarem seus mortos!”.

“Estamos a caminho com Jesus. Ele nos chama para a outra margem, mas não engana. Passar para a outra margem implica mudanças. Exige um olhar sincero sobre nossas tradições fechadas e sobre tudo o que nos aprisiona, para segui-lo sem qualquer ideia de vantagens pessoais. Exige adesão à causa do Reino, onde a prioridade e a medida de tudo é o amor; condição que não pode ser agendada para quando sobrar tempo. É agora, todo dia, o tempo todo. Aqui onde eu estou, hoje, quais são as exigências do Reino? Jesus coloca condições fundamentais para seu seguimento. A resposta supõe a capacidade de superar as dificuldades e estar animado por um amor superior a todas e quaisquer afeições.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus passa fisicamente para a outra margem do lago, parece demonstrar que passar com ele para a outra borda implica renunciar absolutamente a tudo, a exemplo daquele que não tem onde repousar a cabeça. Tornar-se discípulo/a de Jesus é ter coragem de desapegar-se das seguranças supérfluas e assumir o estilo de vida, o modo de pensar e agir de Jesus.
Coloque-se outra vez diante deste relato do Evangelho e responda para se mesmo/a: Como é minha doação ao Senhor?
Desejo viver a seu lado todos os dias de minha vida numa atitude de total entrega?

Oração (Vida)

Agradeça tudo que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do seguimento de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante...
“Jesus, minha esperança, minha força e meu consolo, dai-me força para que eu vos seja fiel. Dai-me luz, fazei-me conhecer as coisas de que me devo desapegar; ajudai-me para que em tudo eu vos queira obedecer.”

Contemplação (Vida e Missão)

Depois de orar com essa Palavra que sentimentos habitam seu coração? O que você se propõe a viver? Como pretende ser grato/a Deus pelas muitas vezes que Ele esteve presente em sua história pessoal.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

“Mestre, eu te seguirei aonde fores.” Uma bela frase de um discípulo entusiasmado com seu Mestre; frase que podemos repetir até que ela se torne convicção e realidade: deixar-se levar pelo Mestre, porque ele é o verdadeiro caminho que leva à vida, e, ao mesmo tempo, ler atentamente os Evangelhos, prestando atenção nos gestos de Jesus, nos lugares que ele frequenta e com quem ele anda, e fazer em seguida a transposição do tempo e do espaço. Aqui onde eu estou, neste século XXI, onde está o Mestre para que eu o siga e vá aonde ele for? A resposta de Jesus corta de início qualquer ideia de vantagens pessoais. Ele diz claramente que não tem nada, nem onde repousar a cabeça, enquanto as raposas têm tocas e os pássaros, ninhos. Jesus se apresenta como alguém que vive um despojamento absoluto. Segui-lo significa, portanto, aderir, sem condições, a ele e a uma causa, que será a causa do Reino. Segui-lo significa saber que não se segue Jesus Cristo para fazer carreira. O discípulo olha para o Mestre e procura imitá-lo, e a imitação é a medida do amor. Se tenho onde repousar a cabeça, o que tenho não pode ocultar a figura do Mestre que não tinha nada. Não somos imitadores servis. Não é o que ele espera de nós. Somos seus seguidores em espírito e verdade.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.