Fundo
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/12/2022

Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira Principal da América Latina, festa - Ano A - Branca
1ª Leitura: Gl 4,4-7 Salmo: Sl 96(95) - Entre os povos narrai a glória do Senhor.
evangelho
Bendito é o fruto do teu ventre! - Lc 1,39-47

Naqueles dias, Maria partiu apressadamente a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” Maria então disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Nossa Senhora de Guadalupe – Padroeira da América Latina.
Senhor Jesus, envia teu Espírito, para que Ele nos ajude a interpretar a Palavra da mesma forma que foi interpretada Maria. Alimenta em nós o silêncio para ouvir a tua voz na Criação, nas Escrituras, nos acontecimentos e nas pessoas, especialmente nos pobres e sofredores. Que a tua palavra, Senhor, nos oriente para que possamos experimentar a força da tua ressurreição e testemunhar aos outros que Tu estás vivo no meio de nós, como fonte de fraternidade, de justiça e de paz. Nós Te pedimos Jesus, filho de Maria, que nos revele o Pai enviando o teu Espírito. Amém.


Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o Natal do Senhor concedei-nos às alegrias da Salvação e a graça de celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Verdade)

Faça a leitura atenta do Evangelho. Observe como Maria busca com sua própria vida o Reino dos Céus e coloca-se a serviço comprometendo-se com o projeto de Deus.

Evangelho: Lc 1,39-47 Naqueles dias, Maria partiu apressadamente a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar? Logo que a tua saudação ressoou nos meus ouvidos, o menino pulou de alegria no meu ventre. Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” Maria então disse: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

“Em muitas passagens do Antigo Testamento, fala-se da intervenção de Deus como uma visita. Quando Jesus ressuscitou o filho da viúva de Naim, o povo comentou: “Deus visitou o seu povo”. O serviço de Maria a sua prima Isabel, por três meses, é também chamado de “visita”. A visita é um tempo de bênçãos e graças da parte de Deus. A grandeza da visita de Maria, que aparece como um gesto de fé e de solidariedade, é especialmente ser portadora do próprio Jesus, em gestação em seu ventre. A visita de Maria a Isabel é um modelo para toda “visita”, todo serviço cristão: somos portadores de Cristo. Mesmo se não fizermos um discurso religioso, o que de mais precioso temos para oferecer é o próprio Senhor.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A Virgem saiu e foi sem demora visitar sua prima Isabel. Você vai rapidamente levar a Boa Nova aos membros de sua família, mesmo que tenha que subir montanhas?
Você é acolhedor/a?
Escreva suas atitudes com os outros. Como você vive o serviço ao Reino através de seus gestos e atividades com sua comunidade, familiares e amigos?

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Faça sua prece de agradecimento ou pedido....

Conclua com a oração: Senhor Jesus, te damos graças por tua Palavra que nos fez compreender melhor a vontade do Pai. Faz com que teu Espírito ilumine nossas ações e nos comunique a força para seguir o que tua Palavra nos revelou. Faz que, como Maria, sua mãe, possamos não só escutar, mas também por em prática a tua Palavra. Vós que viveis e reinais com o Pai na unidade do Espírito Santo por todos os séculos. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Minha oração muda minhas atitudes, meu comportamento?
De que forma a Palavra de Deus está presente em minha vida?
O que desejo colocar em prática, segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Celebrar Maria é sempre um apelo à conversão. Ela nunca será uma nova revelação. Ela lembra a todos aquilo que já foi revelado nas Escrituras, mas pouco vivido pelos cristãos. Da mesma forma que, como Aparecida, ela lembra que os afrodescendentes têm a mesma dignidade de qualquer ser humano e que precisam ser amados e respeitados como todas as pessoas, também como Guadalupe ela recorda os povos indígenas. Desde os tempos do Êxodo, era sabido que Deus não queria escravidão. Jesus ensinou que se deve amar o próximo como a si mesmo. Mas na América esses ensinamentos bíblicos foram esquecidos. Os índios foram tratados como meros objetos. Maria, em Guadalupe, assumindo feições indígenas, vem lembrar a todos aquilo que já se deveria saber pela Bíblia: todo ser humano é imagem e semelhança de Deus. Ninguém pode ser espoliado. Que hoje, ao venerar Nossa Senhora de Guadalupe, todos superem as injustiças do racismo e da exploração que tanto mal fazem e envergonham o cristianismo. Que Maria lembre a todos os cristãos o que Deus revelou desde o AT e que Jesus praticou ao instaurar o Reino de Deus: que todos tenham sua dignidade reconhecida. Seja Maria um sinal de conversão!

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.