Fundo
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/05/2020

São Matias Apóstolo, festa - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: At 1,15-17.20-26 Salmo: Sl 113(112) - O Senhor fez o indigente assentar-se com os nobres.
evangelho
Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo - Jo 15,9-17

“Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós e nos fortaleça na disposição para seguirmos o seu exemplo.


Rezemos: “Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente, para indicar-nos o caminho que leva ao pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Como você entende o amor do Pai por Jesus? O que Jesus quer dizer quando afirma: “Para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa”? Quando somos considerados amigos de Jesus?

“A alegria não é considerada uma virtude, mesmo assim aparece seguidamente na Bíblia. Ela figura mais vezes do que a palavra “paz”. A alegria carrega sobre si a ambiguidade. Existem diferentes tipos de alegria, muitas vezes incompletas e perecíveis. E, por isso, Jesus fala da alegria completa. Essa alegria pode estar ao lado do sofrimento e da fragilidade. São Francisco é o santo da alegria, embora sua vida tenha sido marcada pelas dificuldades. Ele via Deus como horizonte de sua vida. O Papa Francisco insiste na contagiante alegria que vem do Evangelho. A Sexta-Feira Santa é apenas um dia, e a manhã pascal é alegria definitiva. O Pai ama Jesus e Jesus nos ama da mesma maneira. Esta a razão última da alegria.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que significa amar a ponto de dar a vida? Como eu compreendo o convite de Jesus: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei”? Em que fonte bebo a alegria de viver?

Oração (Vida)

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no Batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos, no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor, para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do reino dos céus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. Repetir esse mantra durante o dia: "Confio em Jesus alegria de minha vida".

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Com a saída de Judas Iscariotes do grupo dos Doze, era preciso completar o número dos apóstolos. Cento e vinte irmãos e irmãs se reuniram em Jerusalém. Evitaram partidos e jogos de interesse. Pedro, porém, estabeleceu um critério: “Um homem que esteve conosco durante todo o tempo que o Senhor Jesus viveu no meio de nós, desde o batismo de João até ao dia em que do meio de nós foi elevado ao céu, que se torne conosco testemunha da sua ressurreição”. Preenchida essa condição, qualquer um podia se apresentar. Apresentaram-se José Barsabás e Matias. Evitando também aqui critérios puramente humanos de escolha, decidiram rezar e sortear, deixando a sorte por conta do Espírito. Assim Matias foi agregado aos Onze apóstolos. O importante para toda a comunidade dos cristãos era o testemunho que Matias podia dar da ressurreição de Jesus. No mais, ele entrava na estrutura do colégio dos apóstolos, sem deixar de ser discípulo. A alegria que deve ter brotado do seu coração naquele momento não vinha de um cargo de poder, mas da certeza de continuar permanecendo no amor de Cristo. Segundo a tradição, Matias evangelizou a Capadócia, na atual Turquia, e a Etiópia, na África, morrendo mártir por apedrejamento em Jerusalém. Santa Helena, mãe do imperador Constantino, fez o translado das relíquias de São Matias para Roma. Mais tarde, uma parte das relíquias foi levada para Tréveris, na Alemanha, que tem São Matias como padroeiro.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.