Fundo
Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/01/2026

Tempo do Natal depois da Epifania - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Jo 3,22–4,6 Salmo: Sl 2 - Pede-me e te darei as nações como herança.
evangelho
Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo! - Mt 4,12-17.23-25

“Tendo ouvido que João fora entregue, Jesus se retirou para a Galileia […]. “O povo que habitava nas trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região sombria da morte uma luz surgiu”. A partir desse momento, Jesus começou a proclamar: “Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo!” Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, proclamando o Evangelho do Reino e curando toda enfermidade e toda doença entre o povo. Falava-se dele em toda a Síria; levavam-lhe todos os que estavam acometidos por algum mal, os que sofriam de diversas enfermidades e males; e ele os curava. Seguiram-no grandes multidões da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e do outro lado do Jordão”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”


Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que ela, por meio da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida.

Leitura (Verdade)

Este é o momento de compreendermos o texto. O que ele diz? Leia-o com calma e silenciosamente. Depois, leia-o novamente em voz alta e pausadamente, repetindo as palavras que mais chamaram sua atenção. Quais personagens aparecem no Evangelho?

Evangelho: Mt 4,12-17.23-25 “Jesus se retirou para a Galileia. O povo que habitava nas trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região da morte uma luz surgiu”. A partir desse momento, Jesus começou a proclamar: “Convertei- -vos, pois o Reino dos Céus está próximo!” Jesus percorria a Galileia proclamando o evangelho do Reino e curando toda enfermidade e toda doença entre o povo. Falava-se dele em toda a Síria; levavam-lhe os acometidos por algum mal, os que sofriam de diversas enfermidades e males; e ele os curava. Seguiram-no multidões da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e do outro lado do Jordão.”

“Jesus se transferiu de Nazaré para Cafarnaum, lugar onde o povo tinha experimentado o que é viver nas sombras da morte. Não podemos, porém, ser pessimistas em relação a este nosso mundo. Ele é obra de Deus, e Deus o fez por meio de sua Palavra, o Verbo eterno, a eterna Sabedoria. No entanto, é verdade que o mundo se corrompeu por causa da violência dos seres humanos. Violência e corrupção impossibilitam a convivência humana. Daí a necessidade da conversão. Situações de trevas são iluminadas por aquele que é Luz da Luz de Deus, e pelos que o seguem, chamados para iluminar o mundo. Na claridade dessa Luz renova-se a face da Terra e torna-se visível o Reino de Deus.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva – Paulinas Editora)

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a nossa vida. O que o texto diz para mim?
Que aspectos do mistério de Deus esta passagem me possibilita conhecer? De que forma?
Que luz nos dá Jesus, com sua pessoa e sua mensagem?
De que maneira esta passagem me compromete? O que ela me pede?

Oração (Vida)

Ouvimos a voz de Deus, por meio de sua Palavra. Agora, somos impelidos em direção àquele a quem temos ouvido. O que o texto bíblico o/a inspira a dizer a Deus?
Peçamos ao Senhor que, tendo a nós sua mensagem salvífica, com tanto amor e dedicação, também nos faça dignos de participar da comunidade de seus eleitos.

Conclua com a oração composta por São João Paulo II: “Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

“Cada um dos nossos dias seja plasmado pelo encontro renovado com Cristo, Verbo do Pai feito carne: Ele está no início e no fim de tudo, e n’Ele todas as coisas subsistem (cf. Cl 1,17).
Com a Palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver hoje?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.

Ir. Carmen Maria Pulga

Da Judeia, pela notícia da prisão de João Batista, Jesus passou para a Galileia. Não optou por Nazaré, cidade onde fora criado, mas por Cafarnaum, e fez desta cidade a base do seu ministério público na região. Enquanto a primeira parte deste Evangelho conclui a apresentação de Jesus pela citação de Isaías 8,23; 9,1, a segunda parte oferece um sumário sobre o início do seu ministério. O ponto de transição é o chamado à conversão, fundamentada na presença do Reino dos Céus. Jesus é mestre sinagogal, proclamador de uma Boa Notícia e terapeuta dos doentes e enfermos. Por isso, a sua fama rapidamente se espalhou, mostrando a adesão do povo necessitado de cuidados. No aqui e agora da nossa existência, também somos interpelados pelo chamado à conversão, que nos abre para ouvir os ensinamentos de Jesus, a acolher a Boa-Nova do seu Evangelho e a experimentar seu amor sanador e salvífico.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.