Fundo
Sábado, 05 de Julho de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 22/06/2022

12ª Semana do Tempo Comum - Ano C - Verde
1ª Leitura: 2Rs 22,8-13, 23,1-3 Salmo: Sl 119(118) - Indica-me, Senhor, o caminho dos teus estatutos. Evangelho Opcional: Lc 1,5-17
evangelho
Cuidado com os falsos profetas - Mt 7,15-20

“Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os conhecereis. Acaso se colhem uvas de espinheiros, ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor e, silenciando o nosso coração, peçamos a graça de escutar sua Palavra.


Criador inefável, Tu que és a fonte verdadeira da luz e da ciência, derrama sobre as trevas da minha inteligência um raio da tua claridade. Dá-me inteligência para compreender, memória para reter, facilidade para aprender, sutileza para interpretar, e graça abundante para falar.

Leitura (Verdade)

Na leitura, meditação orante do Evangelho, assinale as palavras e os verbos que Jesus usa: cuidado, conhecereis pelos frutos, etc...

Evangelho: Mt 7,15-20 “Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos seus frutos os conhecereis. Acaso se colhem uvas de espinheiros, ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má dar frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

“Alguém pode pensar que tratar bem os outros, percebê-los como irmãos, ser generosos e caridosos com eles nos faz um povo sem percepção do mal que existe no mundo. Ao contrário, estamos atentos para não sermos enrolados, instrumentalizados, explorados. Ao menos, foi o alerta de Jesus. No meio do rebanho, pode haver lobos vestidos de ovelhas, que escondem seus verdadeiros interesses e suas reais pretensões. São falsos profetas. Quando Jesus ou as primeiras comunidades falavam de falsos profetas, faziam referência a lideranças, influenciadores que simulavam estar falando ou agindo em nome de Deus. Para distinguir bem, ensinou Jesus, é só ficar atento ao resultado de suas ações, a seus frutos. A árvore se conhece por seus frutos.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Como faço o discernimento sobre minhas palavras e atitudes? Tenho discernimento também com o que ouço através das mídias sociais? Hoje tão polarizadas e ávidas de novas e falsas profecias?
Falsos profetas são também meus preconceitos, obstinações, preguiça para buscar esclarecimento, na verdade da Revelação. É a pessoa de Jesus meu espelho? Sua Palavra é meu guia?

Oração (Vida)

Meu Deus, semeia em mim a semente da tua bondade. Faz-me pobre sem ser miserável, humilde sem fingimento, alegre sem superficialidade, sincero sem hipocrisia; que faça o bem sem presunção, que corrija o próximo sem arrogância, que admita a sua correção sem soberba, que a minha palavra e a minha vida sejam coerentes.
Concede-me, Verdade das verdades, inteligência para conhecer-te, diligência para te procurar, sabedoria para te encontrar, uma boa conduta para te agradar, confiança para esperar em ti, constância para fazer a tua vontade.
Orienta, meu Deus, a minha vida, concede-me saber o que tu me pedes e ajuda-me a realizá-lo para o meu próprio bem e de todos os meus irmãos. Amém! ( S. Tomás de Aquino)

Contemplação (Vida e Missão)

A Palavra deste dia falou ao seu coração, tocou sua vida? Guarde tudo o que o Senhor, por meio da Palavra, o(a) chama a viver neste dia.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Desde o AT, sempre houve falsos profetas: aqueles que falam em nome de Deus, mas adulteram sua real mensagem, querendo agradar seus ouvintes (Jr 23,1ss; Ez 13,1ss). O mesmo acontece no NT (Mt 24,11.24). Muitas pessoas se deixam enganar ouvindo a voz deles, mas é observando-lhes os frutos que se chega à verdade (Eclo 27,6; Pv 11,30). O problema não está na doutrina que esses falsos profetas ensinam, mas na sua conduta. Eles se apresentam com mansidão, falam bonito, mas vivem na licenciosidade, ou, ainda, seus interesses não são o Reino, mas querem se locupletar das benesses e da estima que os verdadeiros profetas desfrutam. Mais importante do que ensinar uma doutrina é a coerência de vida. Se um profeta fala bem, mas vive mal, a mensagem cristã acaba sendo deturpada por seu comportamento. Aqui se pode lembrar um ensino do papa Francisco: “Evangelizem sempre, e, se preciso for, usem também palavras”. O Papa diz que a evangelização, antes de ser discurso, é uma vida comprometida. As palavras apenas completam o exemplo de vida. Como nos tempos bíblicos, também hoje, antes da homilia, deve vir a prática da justiça, que é sinal do Reino. Caso contrário, os maus frutos, a incoerência de vida, contagiam toda a missão. Já diziam os antigos: palavras comovem, exemplos arrastam.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.