Fundo
Domingo, 22 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 04/09/2024

22º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 1Cor 3,1-9 Salmo: Sl 33(32) - Feliz o povo cujo Deus é o Senhor.
evangelho
Curas e exorcismos - Lc 4,38-44

Depois de deixar a sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sendo atormentada com febre alta, e pediram por ela a Jesus. Ele se inclinou sobre ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. No mesmo instante, tendo-se levantado, ela os servia. Tendo-se o sol declinado, todos os que tinham doentes com enfermidades diversas os conduziram até ele. Ele, colocando as mãos sobre cada um deles, os curava. Também de muitos deles saíam demônios, que gritavam: “Tu és o Filho de Deus”. Mas, repreendendo-os, não lhes permitia falar, porque sabiam que ele era o Cristo. Quando o dia chegou, ele saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam, e, ao encontrá-lo, tentaram impedir que as abandonasse. Mas ele lhes disse: “É necessário que eu anuncie o evangelho do Reino de Deus também a outras cidades, porque é para isso que fui enviado”. E continuou proclamando nas sinagogas da Judeia.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Também hoje, a Palavra de Deus proposta nos fala da vida e já se abre com um breve relato de cura. Saindo da sinagoga, onde havia libertado um homem possuído pelo espírito impuro, Jesus entra na casa de Pedro e inclinando-se sobre a mulher com febre muito alta, Jesus lhe devolve a saúde.

Silencie seu coração, repita algumas vezes a oração: “Jesus Mestre, iluminai minha mente, movei meu coração, para que esta meditação produza, em mim, saúde espiritual, emocional e física” Amém.”

Jesus cura os doentes para que possam servir outros, também necessitados. É a construção de uma humanidade fraterna e compassiva. Acolhamos os ensinamentos do Evangelho que vamos meditar para que, curados, possamos servir os que nos cercam e necessitam de nossa ajuda.

Leitura (Verdade)

Cristo veio trazer a vida e a verdade do Reino, e o povo simples e humilde, necessitado e pobre, soube reconhecer a dádiva da salvação.

Evangelho: Lc 4,38-44 “Depois de deixar a sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sendo atormentada com febre alta, e pediram por ela a Jesus. Ele se inclinou sobre ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. No mesmo instante, tendo-se levantado, ela os servia. Tendo-se o sol declinado, todos os que tinham doentes com enfermidades diversas os conduziram até ele. Ele, colocando as mãos sobre cada um deles, os curava. Também de muitos deles saíam demônios, que gritavam: “Tu és o Filho de Deus”. Mas, repreendendo-os, não lhes permitia falar, porque sabiam que ele era o Cristo. Quando o dia chegou, ele saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam, e, ao encontrá-lo, tentaram impedir que as abandonasse. Mas ele lhes disse: “É necessário que eu anuncie o evangelho do Reino de Deus também a outras cidades, porque é para isso que fui enviado”. E continuou proclamando nas sinagogas da Judeia”.

“Em Marcos, Jesus toma a sogra de Pedro pela mão. Em Lucas, Jesus inclina-se sobre ela e expulsa o mal com o poder de sua Palavra. Nos tempos de Jesus, não havia conhecimento científico das causas da febre e de outras enfermidades; então, atribuíam ao demônio a sua causa. Para Jesus, curar doentes é o mesmo que ir às causas da doença e terminar com as raízes do mal. Assim curadas, as pessoas estão aptas para servir a comunidade. Somos curados para amar e servir a Deus em favor de todos os necessitados de salvação. Que o Senhor nos cure e liberte para o serviço! Que nos dê a força para anunciar a Boa-Nova do Reino e a graça de continuar sua tarefa de libertar as pessoas de todos os males!”. (Viver a Palavra – 2021. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Releia o Evangelho e procure escutar o que o Senhor tem a lhe dizer...
Qual caminho Ele me indica?
Meditando e orando com esta declaração de Jesus: “É necessário que eu anuncie o evangelho do Reino de Deus...” escuto seu apelo...
Estamos em tempo para mudar nossas atitudes. Se for preciso voltar para a estrada de Jesus que Ele lhe dê a força da conversão.

Oração (Vida)

Fale com Deus de suas doenças em todas as dimensões: espiritual, psicológica e física......

Se desejar reze para que o Espírito Santo transforme o seu coração:
“Ó Espírito Santo! Dai-me um coração grande, aberto à vossa silenciosa e forte palavra inspiradora; fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja! Um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao Coração do Senhor Jesus. Um coração grande e forte, para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos. Um coração grande e forte, para superar todas as provações, todo tédio, todo cansaço, toda ofensa, toda desilusão. Um coração grande e forte e constante até o sacrifício, quando for necessário. Um coração cuja felicidade é palpitar com o coração de Cristo e cumprir, humilde e fielmente, a vontade do Pai. Amém” (Papa São Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Assumir o amor como primeiro critério das escolhas é uma sugestão prática para a vida de quem quer caminhar na estrada de Jesus.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus saiu de Nazaré, onde tinha permanecido de forma oculta durante trinta anos, e foi para Cafarnaum, na beira do mar da Galileia. Simão Pedro morava em Cafarnaum. Jesus ensina e age, mostrando pouco a pouco, na prática, o significado dos seus ensinamentos. Curou a febre da sogra de Simão Pedro com autoridade, diz São Lucas. Ele chega perto da senhora, inclina-se e manda que a febre vá embora. Mandou o demônio sair e agora manda que a febre saia. Tudo muito rápido. A febre sai e ela imediatamente prepara alguma coisa para eles comerem. Quando termina o sábado, Jesus é procurado por todos os doentes do lugar. Impõe as mãos sobre cada um deles e os cura. Os possessos faziam sua profissão de fé: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus se recolhia de manhã bem cedo em um lugar deserto para rezar e depois saía anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.