Fundo
Terça-feira, 02 de Julho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 30/06/2024

São Pedro e São Paulo, Apóstolos - Ano B - Vermelha
1ª Leitura: At 12,1-11 Salmo: Sl 34(33) - Celebrai comigo o Senhor. 2ª Leitura: 2Tm 4,6-8.17-18
evangelho
Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; assim, o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus - Mt 16,13-19

Tendo chegado aos confins de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Eles disseram: “Alguns: ‘João Batista’, outros: ‘Elias’, outros: ‘Jeremias ou um dos profetas’”. Ele lhes disse: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente”. Jesus lhe respondeu: “Bem-aventurado és, Simão, Bar-Jonas. Porque nem carne nem sangue te revelou isso, mas meu Pai, que está nos céus. Agora te digo eu: tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei minha igreja, e as portas do Hades não triunfarão sobre ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; assim, o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Neste dia celebramos a memória dos Apóstolos Pedro e Paulo, testemunhas da fé no Filho de Deus vivo e colunas inabaláveis da Igreja de Cristo. Esses dois apóstolos nos deixaram o legado de uma fé fundamental, através do anuncio do Evangelho e do martírio.
No encontro com o Senhor por meio da leitura orante, desejamos entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.



Nossa fé fundamenta-se em Cristo, Palavra viva do Pai, como também naqueles que viveram e a afirmaram entre nós, como os Apóstolos. Que seu exemplo nos a graça de testemunhar essa mesma fé.

Leitura (Verdade)

Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Qual tema perpassa a discussão dos personagens? Observe e medite este diálogo entre Jesus e Pedro. E o compromisso que Jesus lhe confia.

Evangelho: Mt 16,13-19 Tendo chegado aos confins de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Eles disseram: “Alguns: ‘João Batista’, outros: ‘Elias’, outros: ‘Jeremias ou um dos profetas’”. Ele lhes disse: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente”. Jesus lhe respondeu: “Bem-aventurado és, Simão, Bar-Jonas. Porque nem carne nem sangue te revelou isso, mas meu Pai, que está nos céus. Agora te digo eu: tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei minha igreja, e as portas do Hades não triunfarão sobre ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; assim, o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”.

“Hoje celebramos o dia do grande testemunho de Pedro e Paulo. Duas vidas que deram seu sangue por causa de Cristo e do seu Evangelho e construíram a Igreja sobre a rocha: Cristo. Assim, quando acolhemos Jesus, dando-lhe nossa adesão, estamos acolhendo também sua comunidade, sua Igreja, edificada sobre a fé dos apóstolos. É a Igreja que continua a obra de Jesus. A ela, ele entregou as chaves do Reino dos Céus, isto é, a responsabilidade e a autoridade para cuidar de seu projeto. Todos somos chamados a viver como testemunhas do Cristo ressuscitado, testemunhas de sua vitória, da qual todos somos herdeiros. Somos chamados a viver dessa fé, nessa confiança, como viveram Pedro e Paulo” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Na leitura Deus se revela a nós em Jesus. Pergunto-me: o que Deus me fala na Palavra de hoje; que boa noticia traz para mim e para a vida da minha comunidade?
Que atitude a revelação de Jesus a Pedro pede de mim, que mudança de vida?
A palavra é espelho de nossa vida (autoconhecimento). Entrar no silêncio de Deus, Contemplar a sua presença manifestada em Jesus e na própria vida.

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé

Contemplação (Vida e Missão)

Vivamos no hoje de nossa história como membros comprometidos de uma Igreja alicerçada na fé e na esperança. Seguindo o exemplo de Pedro e Paulo o que você se propõe a viver para ser sinal vivo da presença do Reino?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje celebramos o dia do grande testemunho de Pedro e Paulo. Entregaram sua vida e derramaram seu sangue por causa de Cristo e do seu Evangelho. Conhecemos o que Paulo escreveu a Timóteo em sua última Carta: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”. Sejam estas as nossas últimas palavras, quando adormecermos para este mundo. Pedro, a quem Jesus deu o primado, entregando-lhe as chaves do Reino dos Céus, fez o seu êxodo deste mundo para o Pai à semelhança de seu povo Israel e de Jesus Cristo, seu Mestre. O relato da prisão de Pedro e sua libertação refletem o êxodo do Egito e a ressurreição dos mortos. Tudo aconteceu nos dias dos Pães sem Fermento, que são os dias da Páscoa. Pedro se levantou com a mesma pressa com que os hebreus comeram o cordeiro na saída do Egito. Os hebreus deviam ter os rins cingidos e sandálias nos pés. A mesma ordem recebeu Pedro, quando o anjo o acordou: “Põe o cinto e calça tuas sandálias!”. Assim como o anjo de Deus caminhou diante dos filhos de Israel durante o êxodo, também o anjo do Senhor orienta a saída de Pedro da prisão. Dizem os Atos que o anjo apareceu e uma luz iluminou a cela de Pedro; do mesmo modo permaneceram iluminadas as casas dos hebreus enquanto as trevas cobriam o Egito. Lembrando os soldados egípcios, a prisão de Pedro foi guardada por quatro piquetes de soldados, por dezesseis homens, portanto, e o anjo o faz passar por dois postos de guarda. Pedro estava dormindo. O anjo o desperta e faz com que se levante. Dormia e despertou. Dormia o sono da morte e despertou para a vida. As correntes caíram-lhe das mãos, libertando-o. O anjo tocou-lhe o lado do mesmo modo como o soldado romano tocou o lado de Jesus. O vocabulário usado é o mesmo. Desde cedo, a noite da Páscoa se tornou para os cristãos a celebração da ressurreição de Cristo, sua Páscoa deste mundo para o Pai. Páscoa significa passagem. Assim também hoje celebramos o êxodo de Pedro, sua Páscoa deste mundo para o Pai. O relato de sua libertação nos dias de Herodes termina com Pedro dizendo aos discípulos que o tinham acolhido que anunciassem o que tinha ocorrido a Tiago e aos irmãos. “Depois saiu e foi para outro lugar.” Sem dúvida, para o lugar que Cristo foi preparar para nós, quando voltou para a casa do Pai.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.