Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/01/2020

Epifania do Senhor, Solenidade - Ano A - Branca
1ª Leitura: Is 60,1-6 Salmo: Sl 72(71) - As nações de toda a terra hão de adorar-vos, ó Senhor! 2ª Leitura: Ef 3,2-3a.5-6
evangelho
Depois que ouviram o rei, os magos partiram - Mt 2,1-12

Depois que Jesus nasceu na cidade de Belém da Judeia, na época do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Ao saber disso, o rei Herodes ficou alarmado, assim como toda a cidade de Jerusalém. Ele reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo, para perguntar-lhes onde o Cristo deveria nascer. Responderam: “Em Belém da Judeia, pois assim escreveu o profeta: ‘E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um príncipe que será o pastor do meu povo, Israel’”. Então Herodes chamou, em segredo, os magos e procurou saber deles a data exata em que a estrela tinha aparecido. Depois, enviou-os a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”. Depois que ouviram o rei, partiram. E a estrela que tinham visto no Oriente ia à frente deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao observarem a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, passando por outro caminho.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Solenidade da Epifania do Senhor. A Epifania, manifestação do Senhor Jesus, é a festa da Luz. Jesus é a Luz que atrai e ilumina toda a humanidade.
Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, guia meus passos ao encontro de Jesus, Luz que ilumina todos os povos. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho atentamente, quantas vezes julgar necessário, e identifique as orientações que Deus lhe dá através das suas mediações?
"As profecias e os livros sagrados não foram suficientes para os líderes civis e religiosos – Herodes e os sacerdotes – perceberem a grande notícia. No outro extremo do mundo, os Magos perceberam os sinais e foram adorar ao Menino. Os primeiros sabiam toda a teoria religiosa, mas tinham um coração duro. Os Magos, sem conhecimentos teológicos, tinham um coração bom e, por isso, seguiram a estrela até Belém. Por certo tempo, esta estrela sumiu, mas eles continuaram caminhando e ela voltou a brilhar. Isto pode acontecer conosco: momentos de trevas. Porque estamos no cominho certo, devemos continuar caminhando. Jesus nos espera no fim do caminho. Por ele vale a pena desafiar os perigos do caminho.". (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Releia o Evangelho pausadamente e faça a sua meditação. Fique atento aos personagens e aprenda com eles. Quais são as 'estrelas' que o(a) orientam para encontrar o Filho de Deus no chão de nossa vida? Qual é a sua atitude diante do Salvador? Você se deixa guiar pela luz de Deus? Os magos e Herodes procuravam Jesus. Porém, os magos queriam adorá-lo, e Herodes tinha outras intenções. Qual é a sua intenção ao procurar Jesus?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Meu coração encontra Maria junto de Jesus? Como é minha devoção mariana? Vejo Maria junto a Jesus no plano de salvação?
Rezo com devoção, pausada e conscientemente a oração da "Ave-Marai". Na segunda parte da oração posso falar com ela segundo meu coração.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se propõe a viver hoje? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

Todos os povos são chamados à fé. Acabamos de celebrar o nascimento do Menino, que é o Cristo. Hoje celebramos o nascimento da cristandade, que são todos os seguidores de Cristo, reunidos na mesma fé, na mesma esperança e na mesma caridade. “Tendo nascido Jesus em Belém de Judá”, assim anuncia o evangelista o nascimento de Cristo, e anuncia o nascimento da cristandade dizendo: “Eis que vieram do Oriente uns Magos”. Os três reis que nesse dia chegaram a Belém e encontraram o Menino com Maria, sua mãe, foram os primeiros que o reconheceram por rei, e lhe ofereceram ouro; reconheceram-no também como Deus e lhe ofereceram incenso, e o reconheceram como homem em sua carne semelhante à nossa e lhe ofereceram mirra. Vieram curiosos, seguindo a luz da estrela, em busca do rei dos judeus, e encontraram um Menino, na cidadezinha de Belém, com Maria, sua mãe, e se prostraram diante dele. Vieram por um caminho como pagãos pesquisadores de estrelas e voltaram por outro, iluminados pela luz de Cristo. Voltaram por outro caminho porque estavam nos dias do rei Herodes, o primeiro dos muitos que tentarão eliminar Jesus e sua lembrança. [...] Reis sábios e pesquisadores da verdade são os que hoje celebramos. Não sabemos se eram governantes, mas sabemos que, deixando-se iluminar, encontraram a Verdade. Intercedam eles por nós, para que sejamos uma cristandade digna de Cristo, para que tenhamos governantes sábios que buscam a verdade e o bem do povo, para que tenhamos um povo inteligente, que saiba reconhecer a presença de Cristo em seu meio.