Fundo
Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 14/09/2023

Exaltação da Santa Cruz - Ano A - Vermelha
1ª Leitura: Nm 21,4b-9 ou Fl 2,6-11 Salmo: Sl 78(77) - Sigam seus mandamentos.
evangelho
Deus amou o mundo - Jo 3,13-17

Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés elevou a serpente no deserto, assim é preciso que o Filho do Homem seja elevado, a fim de que todo aquele que crê tenha, nele, vida eterna. Assim, pois, Deus amou o mundo: a ponto de dar o Unigênito, a fim de que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje celebramos a Exaltação da Santa Cruz. Iniciemos a nossa oração traçando sobre nós esse grande sinal de nossa fé, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


A Palavra eterna do Pai, desde o presépio até no alto da cruz , e após a ressurreição, continua a nos oferecer a vida e a salvação.
Oremos:
“Senhor nosso Deus, que pela ação de teu Espírito possamos compreender a tua Palavra Redentora.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho lenta e atentamente, quantas vezes julgar necessário. Reflita sobre o sentido de cada versículo, repita aqueles que mais lhe chamaram atenção e procure identificar a mensagem central do texto.

Evangelho: Jo 3,13-17 Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem. Como Moisés elevou a serpente no deserto, assim é preciso que o Filho do Homem seja elevado, a fim de que todo aquele que crê tenha, nele, vida eterna. Assim, pois, Deus amou o mundo: a ponto de dar o Unigênito, a fim de que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

“A cruz é um símbolo que não precisa de explicação, pois faz parte da história do cristianismo. Jesus e a cruz estão intimamente interligados. A maior dor humana aconteceu no alto da cruz. Porém, a mais intensa luz brotou da cruz. A cruz é eloquente, a ponto de receber uma celebração litúrgica especial. O seguimento a Jesus supõe ser capaz de tomar diariamente a própria cruz. O importante é não esquecer que nenhuma cruz termina na cruz, mas na luz. Depois da ressurreição, o cristão tem um motivo divino para aceitar e carregar a cruz. Ninguém deve buscar o sofrimento. Caso ele se aproxime, Jesus é a grande inspiração de como lidar com as diferentes dores humanas. Bendita e louvada seja a Santa”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Um Deus entregou sua vida por mim. Somos salvos pelo imenso e incompreensível amor de Deus, que nos deu Jesus, seu Filho único. O que este texto me diz?

Faça a meditação da Palavra, buscando compreender o que o Evangelho de hoje diz a você.
Cristo nos remiu, mas junto dele somos também redentores:
O Cristo continua a ser crucificado nos injustiçados, excluídos, zombados, ultrajados, perseguidos, traídos e crucificados. " O que fizerdes a um destes meus irmãos mais pequeninos é a mim que o fazeis’ (Mt 25,40).

Como você quer ser sinal de salvação para seus irmãos?

Oração (Vida)

Faça a sua oração a partir do que a Palavra despertou em você, para que ela se torne vida em sua vida. Apresente ao Senhor, neste momento de oração, aquilo que você traz no coração, suas preocupações e as intenções de outras pessoas.

Agradeça tudo o que a Palavra permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. “Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar às pessoas a vida em plenitude. Nós vos louvamos e agradecemos, porque morrestes na cruz para obter-nos a vida divina que nos comunicais no batismo e alimentais com a Eucaristia e os outros sacramentos. Vivei em nós, Jesus, pelo vosso Espírito, para que vos amemos com todo o nosso ser e amemos o próximo como a nós mesmos no vosso amor. Fazei crescer em nós esse amor para que um dia, ressuscitados, partilhemos convosco a alegria do Reino dos céus. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?
O que a Palavra o(a) leva a experimentar? O que ela deixa em seu coração, para ser vivido neste dia?
Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?
Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

A benção é dom de Deus, Ele é que quem abençoa, e toda pessoa pode pedir a sua benção e também dá-la em nome de Deus. Normalmente quando dizemos: “Deus te abençoe”, estamos fazendo um pedido a Deus em favor de alguém. Os pais e as mães são os primeiros a interceder por seus filhos e filhas. Assim como em Nm 6,22-27, a invocação é feita a Deus, Ele é que abençoa. Pelo nosso sacerdócio comum dos fiéis, que recebemos pelo Batismo, podemos também pedir a Deus que ele nos abençoe.
Peçamos a benção de Deus traçando sobre nós o sinal da Cruz.

Ir. Carmen Maria Pulga

Nicodemos é um mestre em Israel, do partido dos fariseus. Constrangido, procura Jesus à noite. Há uma sede de infinito em seu coração. Sua escuridão será iluminada nesse diálogo com Jesus. Ele reconhece Jesus como profeta vindo de Deus, mas, embora ele conheça muitas coisas, a ignorância da fé prevalece. Por isso, Jesus lhe diz que é preciso nascer do alto, da água e do Espírito, nascer da fé. No texto que a liturgia de hoje nos apresenta, está o miolo da conversa entre eles. O Filho de Deus crucificado e exaltado é o endereço de nossa fé. Nicodemos conhecia bem a passagem da serpente de bronze (Nm 21,4-9), mas Jesus a utiliza para falar de si mesmo: ele é o ato de amor por excelência. Ele foi entregue pelo Pai à humanidade, no mistério da encarnação. Mais ainda: ele morre na cruz e desce à mansão dos mortos. É o Verbo que se encarnou em um profundo processo de esvaziamento. É ainda aquele que abraça a cruz por obediência. A cruz, todavia, é, ao mesmo tempo, mistério de morte e de elevação. Jesus é o Filho unigênito que dá vida eterna a todo aquele que nele crê. É esse mistério de amor que celebramos na Exaltação da Santa Cruz. Pela cruz nos veio a luz!

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.