Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/02/2021

6ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Gn 6,5-8, 7,1-5.10 Salmo: Sl 29(28) - Com majestade se faz ouvir o Senhor.
evangelho
E ainda não entendeis? - Mc 8,14-21

Os discípulos se esqueceram de levar pães; tinham apenas um pão consigo no barco. Jesus os advertia, dizendo: “Atenção! Cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Os discípulos começaram então a discutir entre si, porque não tinham pães. Percebendo, Jesus perguntou-lhes: “Por que discutis sobre o fato de não terdes pães? Ainda não entendeis, nem compreendeis? Vosso coração continua incapaz de entender? Tendo olhos, não enxergais, e, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais? Quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas, quantos cestos recolhestes, cheios de pedaços?” “Doze”, responderam eles. “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos recolhestes, cheios de pedaços?” “Sete”, responderam. Jesus então lhes disse: “E ainda não entendeis?”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, felicidade e plenitude de amor.


Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor, que fala ao nosso coração. O Mestre nos adverte para não sermos incrédulos diante das suas ações, que revelam o mistério de Deus que habita a vida de Jesus.

Peçamos: “Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Por que Jesus chama atenção para o fermento dos fariseus e de Herodes? Quais palavras chamaram sua atenção durante a leitura?

O fermento dos fariseus é a incredulidade em relação a Jesus. Eles exigem um sinal, isto é, que ele prove sua divindade. Os discípulos, no entanto, interpretam as palavras de Jesus em relação ao alimento que eles haviam esquecido. Jesus insiste em duas realidades: “tendes ouvidos e não ouvis e olhos e não vedes”. Aquele que se torna discípulo irá aprender, com Jesus, a ver e a ouvir, deixando que seus olhos e ouvidos sejam abertos para ele. O fermento transforma toda a massa. O fermento dos fariseus é a incredulidade, uma ótica que desfigura a realidade para justificar suas atitudes. No dia a dia, todos podemos assumir filtros que desfiguram a realidade. Quase sempre vemos nos outros nossas próprias deficiências.”(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Este momento de meditação, retome o Evangelho, leia-o com muita atenção e deixe-se tocar por ele. Permita que Deus fale com você por meio do texto, pois a sua Palavra é Palavra de vida.
O que o texto diz para mim?
Quais sentimentos já tive ao partilhar com outros algo meu?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Tocado(a) pela Palavra, eleve sua oração ao Senhor. Apresente a Ele o seu pedido e suas intenções. Conclua rezando: “Senhor Deus, ajudai-nos a acolher e viver os ensinamentos de vosso Filho, que são palavras de vida eterna. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos a Palavra despertou em seu coração? Quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Os discípulos estavam preocupados porque não tinham levado pão quando embarcaram. Iam ficar sem ter o que comer. Jesus reage diante da preocupação deles. Acabaram de ver duas multiplicações de pães e peixes. Por que se preocupam? Jesus está com eles. A preocupação de Jesus, porém, é outra. Ele está pensando na ação do fermento dos fariseus e de Herodes na massa, que não é de farinha, e sim de pessoas, que se movem e têm objetivos na vida. Quais são os valores propostos por fariseus e herodianos? Não se trata de luta de classes nem de oposição de grupos rivais. Trata-se de avançar para uma prática de justiça maior do que a dos fariseus e a de Herodes. Não é com eles que se deve somar. Se os discípulos não compreenderem o sinal dado na multiplicação dos pães, correm o risco de se deixarem contaminar, influenciados pelas ideias de fariseus e herodianos. A tentação está sempre à porta, e a fraqueza faz parte da condição humana.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.