Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/01/2024

São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja - Ano B - Branca
1ª Leitura: 2Sm 7,4-17 Salmo: Sl 89(88) - Eu lhe conservarei meu favor para sempre.
evangelho
E, com parábolas, ensinava-lhes muitas coisas - Mc 4,1-20

E novamente começou a ensinar à beira do mar. Juntou‑se a ele numerosa multidão, de modo que subiu em uma barca que estava no mar e sentou‑se, e toda a multidão estava de frente para o mar, em terra. E, com parábolas, ensinava‑lhes muitas coisas, e dizia‑lhes em seu ensino: “Ouvi. Eis que um semeador saiu a semear. E aconteceu, no semear, que uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e devoraram‑na. Outra caiu sobre terreno pedregoso onde não há muita terra, e logo cresceu por não ter terra profunda. Mas, quando saiu o sol, queimou‑se e, por não ter raiz, secou. Outra parte caiu entre os espinhos; cresceram os espinhos e sufocaram‑na, e não deu fruto. Outras, ainda, caíram em terra boa e deram fruto, crescendo e multiplicando, e produziam trinta por um, sessenta por um, cem por um”. E dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”. Quando aconteceu de estarem a sós, os que o rodeavam com os Doze perguntaram‑lhe sobre as parábolas. E dizia‑lhes: “A vós foi dado o mistério do Reino de Deus; àqueles, porém, que estão fora tudo ocorre em parábolas, a fim de que, vendo, vejam, mas não enxerguem e, ouvindo, ouçam, mas não compreendam para que não retornem e lhes seja perdoado”. E disse‑lhes: “Se não compreendeis esta parábola, como podereis entender todas as parábolas? O semeador semeia a Palavra. Estes são os que estão à beira do caminho, onde é semeada a Palavra: logo que ouvem, vem Satanás e arranca a Palavra neles semeada. Estes são os semeados em terreno pedregoso: quando ouvem a Palavra, logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si mesmos e são inconstantes; caso aconteça uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo se escandalizam. Outros são os que foram semeados entre espinhos: eles ouviram a Palavra, mas, junto com ela, entram também as angústias desta vida, a sedução da riqueza e os outros desejos, e sufocam a Palavra que se torna sem fruto. Enfim, estes são os que foram semeados em terra boa: aqueles que ouvem a Palavra e a acolhem, e produzem fruto trinta por um, sessenta por um, cem por um”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Ouvi!” Esta é a atitude fundamental para acolher em profundidade a Palavra de Deus. A acolhida do Reino depende da escuta da Palavra e da liberdade do destinatário para que a semente da Palavra caia no coração e produza bons frutos.



Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente e com profunda atenção a parábola do semeador que saiu para semear. O que ele semeia? Onde caíram as sementes? Como foram cultivadas essas sementes? O que aconteceu com a semente que caiu em terra boa?

Evangelho: Mc 4,1-20 E novamente começou a ensinar à beira do mar. Juntou‑se a ele numerosa multidão, de modo que subiu em uma barca que estava no mar e sentou‑se, e toda a multidão estava de frente para o mar, em terra. E, com parábolas, ensinava‑lhes muitas coisas, e dizia‑lhes em seu ensino: “Ouvi. Eis que um semeador saiu a semear. E aconteceu, no semear, que uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e devoraram‑na. Outra caiu sobre terreno pedregoso onde não há muita terra, e logo cresceu por não ter terra profunda. Mas, quando saiu o sol, queimou‑se e, por não ter raiz, secou. Outra parte caiu entre os espinhos; cresceram os espinhos e sufocaram‑na, e não deu fruto. Outras, ainda, caíram em terra boa e deram fruto, crescendo e multiplicando, e produziam trinta por um, sessenta por um, cem por um”. E dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”. Quando aconteceu de estarem a sós, os que o rodeavam com os Doze perguntaram‑lhe sobre as parábolas. E dizia‑lhes: “A vós foi dado o mistério do Reino de Deus; àqueles, porém, que estão fora tudo ocorre em parábolas, a fim de que, vendo, vejam, mas não enxerguem e, ouvindo, ouçam, mas não compreendam para que não retornem e lhes seja perdoado”. E disse‑lhes: “Se não compreendeis esta parábola, como podereis entender todas as parábolas? O semeador semeia a Palavra. Estes são os que estão à beira do caminho, onde é semeada a Palavra: logo que ouvem, vem Satanás e arranca a Palavra neles semeada. Estes são os semeados em terreno pedregoso: quando ouvem a Palavra, logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si mesmos e são inconstantes; caso aconteça uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo se escandalizam. Outros são os que foram semeados entre espinhos: eles ouviram a Palavra, mas, junto com ela, entram também as angústias desta vida, a sedução da riqueza e os outros desejos, e sufocam a Palavra que se torna sem fruto. Enfim, estes são os que foram semeados em terra boa: aqueles que ouvem a Palavra e a acolhem, e produzem fruto trinta por um, sessenta por um, cem por um.

“A partir do capítulo 4, Marcos apresenta Jesus ensinando através de parábolas. Inicia com a significativa lição do semeador. Na parábola de hoje, são os tipos de terreno que interferem e fazem a diferença. Jesus deixa claro como é importante cuidar do ambiente (terreno) e prestar atenção aos inimigos, para que nada impeça a explosão da semente. Depois explica aos que o seguem mais de perto que, estando em uma comunidade de fé, será mais fácil compreender os mistérios do Reino de Deus. Em uma comunidade há partilha e se encontrará a força para dar frutos, porque enraizada na fonte do amor fraterno e na presença do Espírito Santo. “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. O que o texto diz para mim?
O que as parábolas lhe dizem? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer?
Qual traço de Jesus a Palavra lhe revela? O que Jesus pede a você hoje?
Qual é seu terreno onde a semente divina é semeada?

Oração (Vida)

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da palavra?
Faça uma síntese do evangelho, para que ele se torne vida em sua vida neste dia. Senhor, tu me conheces como sou. Ajuda-me a mudar, a ser terreno bom!

Bênção

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Como a semente é lançada na terra, a Palavra de Deus é lançada nos corações. Semeador, semente e terra, cada um tem as suas responsabilidades. Assim também o ser humano que ouve a Palavra de Deus anunciada por alguém. O pregador, que é o semeador, deve perseverar e continuar semeando apesar da resistência do terreno. A Palavra é sempre boa, os corações podem não ser. Pregador e ouvinte interagem, se ajudam ou se atrapalham. Aos Tessalonicenses diz Paulo que o Evangelho lhes foi pregado no Espírito e com toda a convicção, e eles o acolheram na alegria do Espírito Santo.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.