Fundo
Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 01/08/2020

Santo Afonso Maria de Ligório, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: Jr 26,11-16.24 Salmo: Sl 69(68) - Minha prece sobe a ti, Senhor!
evangelho
É João Batista, ele ressuscitou dos mortos - Mt 14,1-12

Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do rei Herodes. Ele disse aos seus cortesãos: “É João Batista! Ele ressuscitou dos mortos; por isso, as forças milagrosas atuam nele”. De fato, Herodes tinha mandado prender João, acorrentá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Pois João vivia dizendo a Herodes: “Não te é permitido viver com ela”. Herodes queria matá-lo, mas ficava com medo do povo, que o tinha em conta de profeta. Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. Instigada pela mãe, ela pediu: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou triste, mas, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João, na prisão. A cabeça foi trazida num prato, entregue à moça, e esta a levou para a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois vieram contar tudo a Jesus.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Na escuta, meditação e contemplação da Palavra de Deus, acolhamos o Senhor que fala ao nosso coração. No testemunho de João Batista, encontraremos a prefiguração da Paixão e morte de Jesus.


Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Por que Herodes tinha medo que João Batista estivesse de volta e o identifica Jesus ? Qual é a relação entre eles? Quem é João Batista? Qual é o motivo de sua morte?

“O profeta tem dupla missão: anunciar e denunciar. João Batista morreu por causa da sua fidelidade à profecia. Embora não fosse um judeu ortodoxo, seu pai era um idumeu e a mãe samaritana, Herodes era acusado pelo profeta: “Não te é lícito viver com a mulher do teu irmão”. Sem nenhuma ética, Herodes assumira o compromisso diante dos convidados. Contudo, a cabeça decapitada de João Batista continua dizendo ao tirano: “Não te é lícito…”. João Batista deu sua última contribuição como profeta, derramando seu sangue pela justiça. O relato diz que seus discípulos enterraram o corpo. Eles irão assumir a missão do profeta. Matando uma pessoa, não se mata uma ideia. Tertuliano garantia: ‘O sangue dos mártires é semente de novos cristãos’. ”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“O austero João Batista tinha sido um trovão que retumbou, com estridência, perante a corrupção de Herodes. Por isso, perdeu a cabeça: por denunciar as injustiças. Hoje, quando tantas pessoas ‘perdem a cabeça’ por bobagens, o exemplo do Batista ensina-nos que é possível perdê-la por coisas mais importantes. Hoje poderemos refletir: o que me faz perder a cabeça?” (Frei Mário Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)

Rezemos com o papa Francisco: “Quando eu leio este trecho, comovo-me. [...] Penso nos nossos mártires, nos mártires dos nossos dias, aqueles homens, mulheres, crianças que são perseguidos, odiados, afugentados das casas, torturados, massacrados. E esta não é uma coisa do passado: hoje acontece isto. Os nossos mártires, que acabam a sua vida sob a autoridade corrupta de pessoas que odeiam Jesus Cristo. Por isso far-nos-á bem pensar nos nossos mártires. [...] Que o Senhor nos ilumine, nos faça compreender este caminho de João, o precursor do caminho de Jesus; e o caminho de Jesus ensina-nos como deve ser o testemunho dos cristãos.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Durante o mês de agosto, que estamos iniciando, continuaremos a leitura do Evangelho de São Mateus, nos domingos e na semana. No último dia do mês começaremos a leitura semanal de São Lucas. Mateus reúne as palavras de Jesus em cinco discursos, precedidos de uma parte narrativa. Estamos entrando na parte narrativa da vida fraterna na Igreja. Depois de visitar Nazaré, Jesus ficou sabendo que Herodes tinha mandado executar João Batista. Herodes pensava que Jesus fosse João Batista ressuscitado. Ficou triste por ter que executá-lo, reconheceu forças extraordinárias em Jesus, mas não se deixou tocar. Jesus o chamou de raposa. O imperador Calígula o exilou na Gália, onde morreu.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.