Fundo
Quinta-feira, 17 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/04/2025

5º Semana da Quaresma - Ano C - Roxa
1ª Leitura: Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95 Salmo: (Sl)Dn 3,52b - Bendito é teu nome glorioso e santo.
evangelho
e permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. - Jo 8,31-42

Dizia, então, Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Responderam-lhe: “Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como tu dizes que nos tornaremos livres?” Respondeu-lhes Jesus: “Amém, amém, eu vos digo: todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, mas o filho permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis realmente livres. Sei que sois descendência de Abraão, mas buscais matar-me porque minha palavra não encontra lugar em vós. Eu falo o que vi junto do Pai. Vós fazeis o que ouvistes de vosso pai”. Responderam-lhe: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. Mas agora buscais matar-me, a mim, que vos tenho dito a verdade que ouvi de Deus. Isso, Abraão não fez. Vós fazeis as obras de vosso pai”. Disseram-lhe, então: “Nós não fomos gerados da prostituição, temos um pai: Deus”. Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, me amaríeis, pois saí de Deus e aqui estou. Eu não vim por mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Somente quem aceita integralmente a mensagem do Senhor, isto é, quem vive continuamente em comunhão com ele, tem verdadeira liberdade, a qual nos é oferecida pelo Espírito de Deus, o Espírito Santo.


Para tomar parte no Reino, é preciso acolher e acreditar de todo o coração naquele que o Pai enviou para a salvação do mundo, Jesus Cristo.

Leitura (Verdade)

O Evangelho nos fala dos que acreditam em Jesus, e também dos que rejeitam a sua Palavra. Quem permanece na Palavra do Senhor conhecerão a verdadeira liberdade de filhos de Deus. Você está disposto a dar espeço à Palavra de Deus?

Evangelho: Jo 8,31-42 Evangelho: Jo 8,31-42 Dizia, então, Jesus aos judeus que tinham acreditado nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Responderam‑lhe: “Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como tu dizes que nos tornaremos livres?” Respondeu‑lhes Jesus: “Amém, amém, eu vos digo, todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, mas o filho permanece para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, sereis realmente livres. Sei que sois descendência de Abraão, mas buscais matar‑me porque minha palavra não encontra lugar em vós. Eu falo o que vi junto do Pai. Vós fazeis o que ouvistes de vosso pai”. Responderam‑lhe: “Nosso pai é Abraão”. Disse‑lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, fazei as obras de Abraão. Mas agora buscais matar‑me, a mim, que vos tenho dito a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras de vosso pai”. Disseram‑lhe, então: “Nós não fomos gerados da prostituição, temos um pai: Deus”. Disse‑lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, me amaríeis, pois saí de Deus e aqui estou. Eu não vim por mim mesmo, mas foi ele quem me enviou.

“Um grupinho novo de aspirantes a discípulos passou a procurar o Mestre e escutá-lo. Enquanto o entenderam, foram cordiais, mas, quando a linguagem subiu a um patamar acima do que sabiam, sentiram-se ultrajados em sua autoridade de homens cultos e lembraram ao Mestre galileu que ele não tinha novidade alguma a ensinar. Eles eram legítimos filhos da promessa de Deus ao Pai Abraão e não se sentiam escravos de ninguém. Só lhes faltava a consciência de que a maior escravidão que pode existir é aquela que o pecado causa em quem peca e em quem sofre os efeitos dele. Nesse ponto, os novos discípulos estavam bem cegos, pois nem consideravam pecado a trama coletiva que vinha se formando para matar Jesus.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. Silencie e procure ouvir o que o texto diz para você.
Ser cristão não é apenas ter o nome inscrito no livro da paróquia ou possuir uma certidão de batismo. Ser cristão batizado é seguir fielmente o caminho de Jesus, é permanecer firme em seus ensinamentos. Permanecer com Jesus na escuta de sua Palavra, na realização de sua vontade, na aceitação do seu Evangelho e na acolhida e no perdão com o próximo.
Avalie como está, e como quer ser, seu discipulado com o Mestre Jesus...
Senhor, ajudai-nos a sermos discípulos vossos, permanecendo bem fundamentados na vossa Palavra.

Oração (Vida)

Apresente ao Senhor a oração que a Palavra despertou em seu coração. Faça também espontaneamente, uma oração ao Espírito Santo para sopre em seu ser a vida nova e nutra seu espírito com seu amor.

Invocações a Jesus Mestre.

Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, docente na Igreja, atraí todos para a vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.
Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente a alegria do vosso amor.
Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo.
Ó Jesus vida, que minha presença leve a todos, em toda parte, graça e consolação.

Contemplação (Vida e Missão)

Voltar às invocações a Jesus Mestre e escolher uma para torná-la vida neste dia, pode ser uma sugestão prática.

Bênção

Espírito Santo de Luz, concedei-me o dom da sabedoria. Que eu tenha o discernimento necessário para distinguir o mal do bem, a mentira da verdade, a guerra da paz. Que Tua santa sabedoria ilumine os espaços confusos de minha alma e abençoe minha jornada.

Ir. Carmen Maria Pulga

O discurso de Jesus acerca do Pai e de sua missão aponta para a verdade que gera liberdade. Permanecer fiel à sua Palavra é condição para seu discipulado e vitória contra o mal e todo pecado. Mais uma vez os judeus se incomodam. Reivindicam sua liberdade pelas origens em Abraão, mas estão equivocados em dizer que nunca foram escravos e não precisam de salvação. Ao longo da história, diversos impérios dominaram Israel, inclusive, naquele momento, o império romano. Na verdade, a maior escravidão que há é o pecado, pois, além das suas estruturas, o próprio ser humano se aprisiona nele. É dele que o Cristo veio libertá-los. Assim como não seguem a Lei de Moisés, também não fazem as obras de seu pai Abraão, pois não reconhecem as obras do enviado do Pai e desejam matá-lo. Não são filhos de Abraão nem de Deus, mas de Satanás, “vosso pai”, pois são adversários do plano salvífico do Pai. Jesus está acima de Abraão, pois veio de Deus e por isso revela sua obra de salvação. Contudo, sua Palavra não penetra no coração dos judeus. Continuam escravos porque não estão em comunhão com Deus.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.