Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/02/2021

5ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: Gn 1,1-19 Salmo: Sl 104(103) - Alegre-se o Senhor com suas obras.
evangelho
E todos os que tocavam ficavam curados - Mc 6,53-56

Tendo atravessado o lago, foram para Genesaré e atracaram. Logo que desceram do barco, as pessoas reconheceram Jesus. Percorriam toda a região e começaram a levar os doentes, deitados em suas macas, para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. E, em toda parte onde chegava, povoados, cidades ou sítios do campo, traziam os doentes para as praças e suplicavam-lhe para que pudessem ao menos tocar a franja de seu manto. E todos os que tocavam ficavam curados.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim os benefícios da tua redenção. Amém.”

Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda o dom da fé e a força da súplica sincera. Que nele encontremos salvação, cura e confiança plena. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o pausadamente. Qual é o contexto da narrativa? Qual é a mensagem que o evangelista deseja transmitir? Identifique o rosto da multidão que vai ao encontro de Jesus. O que buscam as pessoas que ouvem falar da presença de Jesus na sua região?
“Superada a tempestade, Jesus e seus discípulo chegam à terra firme. A fama do Mestre já se espalhara por toda parte. São especialmente os doentes que mais acorrem a Jesus. Tocar a veste era um gesto de fé e humildade. Jesus cura a todos, mas não se apresenta como portador de poderes mágicos. As curas físicas são apenas um sinal da libertação interior; a libertação do pecado e de suas consequências. Jesus pede que essas curas não sejam proclamadas. Ele quer ser conhecido como o Servo Sofredor, que carregará sobre si os pecados do mundo. Mais que tocar suas vestes, nós temos o privilégio de receber seu abraço nos sacramentos e fazer do seu Corpo e Sangue o alimento para a caminhada na direção da casa do Pai.” (Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz ara mim? Leia-o novamente e repita as palavras que chamaram sua atenção. Tente imaginar a narrativa e coloque-se dentro da cena, com a multidão de doentes levados até Jesus para ao menos tocarem a franja do seu manto e serem curados. Jesus acolhe e cura os doentes, manifestando o amor e a misericórdia de Deus para com seus filhos, pois deseja que todos tenham vida, e vida em plenitude. O encontro de Jesus com cada doente é um encontro misericordioso. Com esse mesmo amor, Ele acolhe a cada um de nós.

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de amor e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o(a) cercam.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quem tocava em Jesus ficava curado de suas enfermidades. Ele é Deus de Deus e Luz da Luz. Dele emana a força daquele que criou toda a energia do universo. Sabemos que Jesus não é um milagreiro e que seus milagres são sinais que revelam quem ele é e qual é a vontade de Deus para nós e o nosso mundo. Pela encarnação do Filho, Deus se tornou muito próximo de nós, muito real e palpável. Podemos tocar nele com as nossas mãos. Aqueles que conviveram com Jesus fizeram isso e nos deixaram o seu testemunho. Nós agora o vemos pela fé e esperamos vê-lo um dia face a face em sua glória. Ele, porém, continua presente entre nós de modo sensível nos sacramentos e nos irmãos necessitados. Podemos tocá-lo naquele que tem fome, tem sede, não tem onde morar, não tem o que vestir, está doente, está preso por alguma razão, é incompreendido, é perseguido. Podemos senti-lo também na água do Batismo, no óleo da Unção, na hóstia consagrada, no gesto das mãos que se colocam sobre nós em bênção e absolvição. Podemos encontrá-lo vivo, embora silencioso, no Sacrário e do Sacrário encontrá-lo com paciência naquele que nos ofende e nos irrita. Ele está presente no céu, na terra, em toda parte. Também em cada um de nós, que podemos estender a mão e tocar em quem precisa de carinho.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.