Fundo
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 24/12/2020

4ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16 Salmo: Sl 89(88) - Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor!
evangelho
E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo - Lc 1,67-79

Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa Aliança, e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em seu Cântico, Zacarias proclama o amor e a misericórdia de Deus, que “envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”. Em nossa leitura orante, peçamos: “Pai, coloca-me, como João Batista, a serviço de teu Messias, Jesus Cristo, tornando-me teu profeta, anunciador(a) da libertação a ser realizada em favor da humanidade. Amém.”


Rezemos: Vem, ó Deus da vida, vem nos ajudar! Vem, não demores mais, vem nos libertar! Tua Palavra é Luz, fala ao coração! Vamos acolher Jesus, nossa salvação!

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? O que diz o texto bíblico? O que motiva o Cântico de Zacarias? Quais elementos estão presentes no Cântico?

“O canto de Zacarias enfatiza a importância de João como precursor do Senhor enquanto profeta, subordinado à missão de Jesus. É ressaltada a misericórdia do Senhor que liberta e salva o seu povo e realiza o projeto redentor. Já no Antigo Testamento, o verbo “visitar” é utilizado para assinalar a intervenção de Deus na história do seu povo. Ele liberta o povo e paga o resgate – o preço – neste novo Êxodo. O Povo de Deus deixa para trás a escravidão e entra para a terra da liberdade e da promessa. João Batista tem um pé no Antigo Testamento, ressaltando a ação salvadora de Deus no passado, e marca um tempo novo envolvido de luz e de paz. Ele sabe que o projeto não é seu, mas está a serviço do projeto divino.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Em que sentido o texto fortalece a sua caminhada de fé? Como você acolhe as palavras e os ensinamentos do Evangelho em sua vida? Como o testemunho de João Batista, visto nos evangelhos neste período do Advento, tem ajudado você a preparar-se para o Natal de Jesus?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? No silêncio e na prece, acolher o desejo das nações.
Depois, pode rezar com esta prece-canção: “A salvação de nosso Deus”, inspirada no Salmo 97. A salvação de nosso Deus já se aproxima,
de sua glória a nossa terra habitará,
verdade e amor na encruzilhada se encontram,
paz e justiça um grande abraço vão se dar.

Misericórdia o nosso Deus vai, vai nos mostrar.
A salvação de nosso Deus vai, vai, vai chegar.

De nossa terra brotará toda a verdade,
quando do Céu sua justiça se inclinar,
pois o Senhor irá nos dar seus benefícios,
e a terra então seu fruto nos dará.

Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “Ele fez surgir para nós um poderoso salvador ”. O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

Ir. Carmen Maria Pulga

Zacarias esteve até então sem fala. Solta-se agora a sua voz no nascimento daquele que será a voz que clama no deserto. Cristo é a Palavra desde o princípio. Sua voz no tempo é João Batista. É a aurora anunciando o sol que vai nascer. Deus, misericordioso e fiel, cumpre suas promessas. Nós o louvamos com as palavras de Zacarias e agradecemos por nos visitar na pessoa de seu Filho e na do precursor. E pedimos que não faltem precursores da chegada do Senhor, que é motivo de alegria. O Senhor está perto. Vamos adorá-lo. Com as notas musicais, dó-ré-mi-fá-sol-lá-si, unamos nossa voz à de Zacarias, no hino de louvor: “Doce, sonoro, ressoe o canto, minha garganta faça o pregão, solta-me a língua, lava-me a culpa, ó São João”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.