Evangelho do dia 09/06/2024
10º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Verde

Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe! - Mc 3,20-35
Eles foram para casa, e juntou-se novamente a multidão, de modo que nem lhes era possível comer pão. Tendo ouvido, os seus saíram para detê-lo, pois diziam: “Está fora de si”. Os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: “Está possuído por Beelzebul”, e: “É pelo chefe dos demônios que expulsa os demônios”. Então, tendo-os chamado para perto de si, dizia-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, esse reino não pode subsistir. Se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não pode subsistir. Se Satanás levantou-se contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas tem um fim. Ninguém pode entrar na casa do homem forte e saquear seus bens se, primeiro, não amarrar o homem forte. Somente então lhe saqueará a casa. Amém, eu vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que tiverem blasfemado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não tem remissão para sempre, mas é culpado de um pecado eterno”. Porque diziam: “Tem um espírito impuro”. E vieram sua mãe e seus irmãos, que, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Uma multidão estava sentada em torno dele e diziam-lhe: “Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” E, tendo percorrido com o olhar os que estavam sentados em círculo em torno dele, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe!”
A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.Oração Inicial
10º Domingo do Tempo Comum. Após a constituição do grupo dos Doze, o evangelista diz que “Jesus voltou para casa com os seus discípulos. A casa tem um valor muito significativo para o ministério de Jesus. A casa é o espaço eclesial por excelência; é na casa onde Jesus fala abertamente com seus discípulos. A Igreja primitiva adotou a casa como o lugar da liturgia, da catequese e do encontro.
Abramos as portas de nossa “casa” nosso Santuário interior para acolher Jesus com seus discípulos e a multidão que o procura.
Leitura (Verdade)
Para fazer parte da comunidade de Jesus, o único critério e exigência é tornar-se discípulo ou discípula; para isso, é necessário ouvir a sua palavra e fazer a vontade de Deus. Se trata de uma regra sem exceção. A adesão ao Reino exige uma conversão completa, ou seja, mudança de mentalidade, inclusive na concepção de família. O seguimento a Jesus não comporta meios termos. Seu projeto de vida exige tomada de decisão.
Evangelho: Mc 3,20-35 Eles foram para casa, e juntou-se novamente a multidão, de modo que nem lhes era possível comer pão. Tendo ouvido, os seus saíram para detê-lo, pois diziam: “Está fora de si”. Os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: “Está possuído por Beelzebul”, e: “É pelo chefe dos demônios que expulsa os demônios”. Então, tendo-os chamado para perto de si, dizia-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, esse reino não pode subsistir. Se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não pode subsistir. Se Satanás levantou-se contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas tem um fim. Ninguém pode entrar na casa do homem forte e saquear seus bens se, primeiro, não amarrar o homem forte. Somente então lhe saqueará a casa. Amém, eu vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que tiverem blasfemado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não tem remissão para sempre, mas é culpado de um pecado eterno”. Porque diziam: “Tem um espírito impuro”. E vieram sua mãe e seus irmãos, que, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Uma multidão estava sentada em torno dele e diziam-lhe: “Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” E, tendo percorrido com o olhar os que estavam sentados em círculo em torno dele, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe!”
“Os escribas acusam Jesus de expulsar os demônios pelo poder de Satanás. Se assim fosse, deveriam ficar contentes, pois o Reino de Deus ganharia com isso. Dizer que Jesus age pelo poder de Satanás é negar o poder de Deus em Jesus. Esta é blasfêmia contra o Espírito Santo. Jesus foi incisivo ao defender a ação do Espírito Santo em sua vida e em suas obras. Os familiares tinham dificuldade de entender o agir de Jesus e tentam fazê-lo parar. Então, ele lança o olhar para os que o cercam e confirma que seus familiares serão todos os que fazem a vontade do Pai. Se havia alguém disposto a fazer a vontade do Pai, esse alguém era Maria. Foi a partir do seu “faça-se” que recebemos o Salvador.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
O melhor caminho para acolher o Evangelho de Cristo e viver seus ensinamentos é ter as atitudes de Maria: a simplicidade, a humildade, a disposição para servir de modo incondicional. Se Cristo for o centro de nossa vida, é possível vencer todo o mal. Vivamos com empenho o Evangelho de Jesus, e assim, teremos a vida em plenitude.
Oração (Vida)
Senhor, eterno e misericordioso Pai. Tu és a esperança de todos que confiam em ti. Nem sempre conseguimos colocar em prática tudo aquilo que esperas de nós. Ouvimos tua Palavra, vemos o que fizeste por nós, mas temos dificuldades em crer e viver os teus ensinamentos. Por isso, ajuda-nos a vivermos o teu querer em nossa vida. Em nome de Jesus Cristo, que morreu, ressuscitou, subiu ao céu e está contigo e com o Espírito Santo, desde sempre e para sempre. Amém.
Contemplação (Vida e Missão)
Que o nosso coração, nossa vida esteja voltada para aquele que é o centro de tudo, que possamos nos unir a Ele e aos irmãos como família e como igreja, fazermos a vontade de Deus para alcançarmos o céu que ele nos promete.
Bênção
Tu, que estás acima, abençoa-nos! Tu, que estás abaixo de nós, carrega-nos! Tu, que estás ao nosso lado, fortifica-nos! Tu, que estás à nossa frente, guia-nos!
É compreensível que Jesus sofra oposições. Quem faz alguma coisa, movimenta a vida e provoca reações. Quem não faz nada, não tem por que se defrontar com oposições. Jesus mexe com ideias arraigadas na mente das pessoas de seu tempo. Faz repensar estruturas centenárias. Toca em conceitos intocáveis como o sagrado, o impuro, o permitido e o proibido. No seu pedaço da Galileia, anda de um lado para outro, prega nas sinagogas, cura doentes, expulsa demônios, discute com as autoridades locais. Seus familiares pensam que ele está ficando louco. Os escribas dizem que ele está possuído pelo demônio e, se expulsa demônios, ele o faz pelo poder do chefe dos demônios. Assim como ampliou a noção do sábado sagrado, agora ele amplia a noção de família. Seus familiares não o compreendem e, envolvendo sua mãe, procuram fazê-lo parar suas atividades. É então que Jesus pergunta: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?. Ele olha para todos os que estão sentados ao seu redor e diz: “Estes são minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Os familiares de Jesus serão todos aqueles e aquelas que fazem a vontade do Pai. Ele mesmo veio para fazer a vontade do Pai. Dentre aqueles que estavam sentados ao seu redor ou dentre seus familiares de sangue, serão membros de sua família os que fizerem a vontade do Pai. Dentre eles, a primeira entre todos é sua mãe. Foi a partir do seu “faça-se” que o Verbo se encarnou. Faça-se em mim segundo a tua palavra. Se alguém estava disposto a fazer a vontade do Pai, esse alguém era Maria, a Mãe de Jesus. Os escribas acusam Jesus de expulsar os demônios pelo poder do chefe dos demônios. Ora, se o demônio está contra si mesmo, o seu reino vai desaparecer. De fato, o reino do demônio deve desaparecer para dar lugar ao Reino de Deus. Os escribas e todos os que ouviam a discussão deveriam ficar contentes se Jesus estivesse expulsando o demônio pelo poder do demônio, porque o demônio estaria perdendo seu espaço e o ser humano sairia ganhando. Para entendermos a cena, devemos pedir a ajuda de São Mateus e de São Lucas. Mateus conta que Jesus tinha curado um possesso cego e mudo, e Lucas, que tinha curado um mudo. Se o demônio expulsou o demônio e aquele homem recuperou a visão e a fala, a vitória é do ser humano e todos deveriam alegrar-se. Mesmo se for com o poder do demônio, o que se faz em favor do ser humano é obra de Deus. Obra do diabo é o que se faz contra o ser humano, a obra-prima de Deus.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.Evangelho do dia 09/06/2024
10º Domingo do Tempo Comum - Ano B - Verde

Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe! - Mc 3,20-35
Eles foram para casa, e juntou-se novamente a multidão, de modo que nem lhes era possível comer pão. Tendo ouvido, os seus saíram para detê-lo, pois diziam: “Está fora de si”. Os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: “Está possuído por Beelzebul”, e: “É pelo chefe dos demônios que expulsa os demônios”. Então, tendo-os chamado para perto de si, dizia-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, esse reino não pode subsistir. Se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não pode subsistir. Se Satanás levantou-se contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas tem um fim. Ninguém pode entrar na casa do homem forte e saquear seus bens se, primeiro, não amarrar o homem forte. Somente então lhe saqueará a casa. Amém, eu vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que tiverem blasfemado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não tem remissão para sempre, mas é culpado de um pecado eterno”. Porque diziam: “Tem um espírito impuro”. E vieram sua mãe e seus irmãos, que, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Uma multidão estava sentada em torno dele e diziam-lhe: “Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” E, tendo percorrido com o olhar os que estavam sentados em círculo em torno dele, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe!”
Oração Inicial
10º Domingo do Tempo Comum. Após a constituição do grupo dos Doze, o evangelista diz que “Jesus voltou para casa com os seus discípulos. A casa tem um valor muito significativo para o ministério de Jesus. A casa é o espaço eclesial por excelência; é na casa onde Jesus fala abertamente com seus discípulos. A Igreja primitiva adotou a casa como o lugar da liturgia, da catequese e do encontro.
Abramos as portas de nossa “casa” nosso Santuário interior para acolher Jesus com seus discípulos e a multidão que o procura.
Leitura (Verdade)
Para fazer parte da comunidade de Jesus, o único critério e exigência é tornar-se discípulo ou discípula; para isso, é necessário ouvir a sua palavra e fazer a vontade de Deus. Se trata de uma regra sem exceção. A adesão ao Reino exige uma conversão completa, ou seja, mudança de mentalidade, inclusive na concepção de família. O seguimento a Jesus não comporta meios termos. Seu projeto de vida exige tomada de decisão.
Evangelho: Mc 3,20-35 Eles foram para casa, e juntou-se novamente a multidão, de modo que nem lhes era possível comer pão. Tendo ouvido, os seus saíram para detê-lo, pois diziam: “Está fora de si”. Os escribas que tinham descido de Jerusalém diziam: “Está possuído por Beelzebul”, e: “É pelo chefe dos demônios que expulsa os demônios”. Então, tendo-os chamado para perto de si, dizia-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino estiver dividido contra si mesmo, esse reino não pode subsistir. Se uma casa estiver dividida contra si mesma, essa casa não pode subsistir. Se Satanás levantou-se contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir, mas tem um fim. Ninguém pode entrar na casa do homem forte e saquear seus bens se, primeiro, não amarrar o homem forte. Somente então lhe saqueará a casa. Amém, eu vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que tiverem blasfemado. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não tem remissão para sempre, mas é culpado de um pecado eterno”. Porque diziam: “Tem um espírito impuro”. E vieram sua mãe e seus irmãos, que, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Uma multidão estava sentada em torno dele e diziam-lhe: “Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” E, tendo percorrido com o olhar os que estavam sentados em círculo em torno dele, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe!”
“Os escribas acusam Jesus de expulsar os demônios pelo poder de Satanás. Se assim fosse, deveriam ficar contentes, pois o Reino de Deus ganharia com isso. Dizer que Jesus age pelo poder de Satanás é negar o poder de Deus em Jesus. Esta é blasfêmia contra o Espírito Santo. Jesus foi incisivo ao defender a ação do Espírito Santo em sua vida e em suas obras. Os familiares tinham dificuldade de entender o agir de Jesus e tentam fazê-lo parar. Então, ele lança o olhar para os que o cercam e confirma que seus familiares serão todos os que fazem a vontade do Pai. Se havia alguém disposto a fazer a vontade do Pai, esse alguém era Maria. Foi a partir do seu “faça-se” que recebemos o Salvador.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
O melhor caminho para acolher o Evangelho de Cristo e viver seus ensinamentos é ter as atitudes de Maria: a simplicidade, a humildade, a disposição para servir de modo incondicional. Se Cristo for o centro de nossa vida, é possível vencer todo o mal. Vivamos com empenho o Evangelho de Jesus, e assim, teremos a vida em plenitude.
Oração (Vida)
Senhor, eterno e misericordioso Pai. Tu és a esperança de todos que confiam em ti. Nem sempre conseguimos colocar em prática tudo aquilo que esperas de nós. Ouvimos tua Palavra, vemos o que fizeste por nós, mas temos dificuldades em crer e viver os teus ensinamentos. Por isso, ajuda-nos a vivermos o teu querer em nossa vida. Em nome de Jesus Cristo, que morreu, ressuscitou, subiu ao céu e está contigo e com o Espírito Santo, desde sempre e para sempre. Amém.
Contemplação (Vida e Missão)
Que o nosso coração, nossa vida esteja voltada para aquele que é o centro de tudo, que possamos nos unir a Ele e aos irmãos como família e como igreja, fazermos a vontade de Deus para alcançarmos o céu que ele nos promete.
Bênção
Tu, que estás acima, abençoa-nos! Tu, que estás abaixo de nós, carrega-nos! Tu, que estás ao nosso lado, fortifica-nos! Tu, que estás à nossa frente, guia-nos!
É compreensível que Jesus sofra oposições. Quem faz alguma coisa, movimenta a vida e provoca reações. Quem não faz nada, não tem por que se defrontar com oposições. Jesus mexe com ideias arraigadas na mente das pessoas de seu tempo. Faz repensar estruturas centenárias. Toca em conceitos intocáveis como o sagrado, o impuro, o permitido e o proibido. No seu pedaço da Galileia, anda de um lado para outro, prega nas sinagogas, cura doentes, expulsa demônios, discute com as autoridades locais. Seus familiares pensam que ele está ficando louco. Os escribas dizem que ele está possuído pelo demônio e, se expulsa demônios, ele o faz pelo poder do chefe dos demônios. Assim como ampliou a noção do sábado sagrado, agora ele amplia a noção de família. Seus familiares não o compreendem e, envolvendo sua mãe, procuram fazê-lo parar suas atividades. É então que Jesus pergunta: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?. Ele olha para todos os que estão sentados ao seu redor e diz: “Estes são minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Os familiares de Jesus serão todos aqueles e aquelas que fazem a vontade do Pai. Ele mesmo veio para fazer a vontade do Pai. Dentre aqueles que estavam sentados ao seu redor ou dentre seus familiares de sangue, serão membros de sua família os que fizerem a vontade do Pai. Dentre eles, a primeira entre todos é sua mãe. Foi a partir do seu “faça-se” que o Verbo se encarnou. Faça-se em mim segundo a tua palavra. Se alguém estava disposto a fazer a vontade do Pai, esse alguém era Maria, a Mãe de Jesus. Os escribas acusam Jesus de expulsar os demônios pelo poder do chefe dos demônios. Ora, se o demônio está contra si mesmo, o seu reino vai desaparecer. De fato, o reino do demônio deve desaparecer para dar lugar ao Reino de Deus. Os escribas e todos os que ouviam a discussão deveriam ficar contentes se Jesus estivesse expulsando o demônio pelo poder do demônio, porque o demônio estaria perdendo seu espaço e o ser humano sairia ganhando. Para entendermos a cena, devemos pedir a ajuda de São Mateus e de São Lucas. Mateus conta que Jesus tinha curado um possesso cego e mudo, e Lucas, que tinha curado um mudo. Se o demônio expulsou o demônio e aquele homem recuperou a visão e a fala, a vitória é do ser humano e todos deveriam alegrar-se. Mesmo se for com o poder do demônio, o que se faz em favor do ser humano é obra de Deus. Obra do diabo é o que se faz contra o ser humano, a obra-prima de Deus.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.