Fundo
Quinta-feira, 09 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/01/2024

3º Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 2Sm 6,12b-15.17-19 Salmo: Sl 24(23) - O Senhor dos Exércitos é ele o rei da glória.
evangelho
Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, este é meu irmão, irmã e mãe - Mc 3,31-35

E vieram sua mãe e seus irmãos, que, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Uma multidão estava sentada em torno dele e diziam‑lhe: “Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados em círculo em torno dele, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, este é meu irmão, irmã e mãe”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença do Senhor, para fazermos nossa oração com a Palavra.
“Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Nesse momento entregue-se ao Senhor com familiaridade. Escute e dialogue em oração.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
"Senhor, creio que estás aqui, que está em mim. Ajuda-me a permanecer na tua presença, na tua intimidade".



Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, concede-me a graça de colocar-me à disposição do anúncio do Reino, assim como Jesus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Os laços de família devem ser sempre respeitados. Observe bem as palavras de Jesus. Ele não despreza os laços naturais, apenas volta o olhar para outra dimensão de relações que aproximam as pessoas: a relação de filhos de Deus porque caminham segundo a vontade do Pai. Jesus amplia o sentido da família, e da fraternidade.

Evangelho: Mc 3,31-35 E vieram sua mãe e seus irmãos, que, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo. Uma multidão estava sentada em torno de Jesus e diziam-lhe: “Tua mãe, teus irmãos e tuas irmãs estão lá fora e te procuram”. Ele lhes respondeu: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados em círculo em torno dele, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de Deus, este é meu irmão, irmã e mãe”.

“Quem é minha mãe e meus irmãos?” A família que está surgindo ao redor de Jesus não será mais conectada pelos laços de sangue, mas pela adesão à sua pessoa, a partir de sua Palavra. Não devemos esperar do lado de fora, querendo que se faça a nossa vontade, mas sim nos sentarmos ao lado, próximos, para que nossos projetos ganhem mais luz junto dele. Por vezes, a vontade de Deus vem embrulhada na dor, na contramão de nossos planos, mas, se estamos na comunidade de fé, onde Jesus prometeu estar presente, encontraremos sentido e força para vencer. A família de Deus é de filhos dóceis à vontade do Pai, confiantes em que jamais serão abandonados.” (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que este texto diz para você? Qual seu entendimento sobre essa passagem do Evangelho?
Os laços de sangue, são básicos; compreendendo esse novo relacionamento que Jesus nos propõe, seremos ainda mais respeitosos com nossos familiares naturais. Reflita sobre isso.... Como você avalia sua fé e sua participação nessa nova família dos filhos de Deus?

Oração (Vida)

Reze pedindo a graça de aprender com Jesus Mestre a respeitar todo o semelhante como irmão, irmã, como filhos do mesmo Pai Criador.

“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Que apelo a palavra de Deus despertou em meu coração?
Como vou atingir este propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A família de Jesus não o compreendeu e os chefes religiosos do seu tempo se opuseram a ele. Resta-lhe formar uma nova família e um novo povo. Olhando os que estavam sentados ao seu redor e vendo a humanidade inteira, Jesus diz que sua família são aqueles que fazem a vontade de Deus. Ele não está excluindo Maria, sua mãe. Ela, de fato, é o modelo daqueles que fazem a vontade de Deus. É a primeira entre os discípulos e a primeira na família de Jesus. Foi a partir do seu “sim” à vontade do Pai que o Verbo se fez carne e começou a habitar entre nós. E com Maria, todos aqueles que no mundo realizam o que Deus espera e deseja fazem parte da família de Jesus, do povo da salvação. Não se trata de substituir Israel por um novo povo. Trata-se de descobrir em Israel e em todo o mundo aqueles que fazem a vontade do Pai. Observar a lei e fazer coisas boas não é sinônimo de obediência à vontade de Deus. Não se cumpre a vontade do Pai fazendo o que é permitido e evitando o que é proibido, mas procurando aquilo que mais convém ao bem da pessoa humana, à sua plena realização e à construção da comunidade de irmãos. Em suma, o critério para todos, cristãos e não cristãos, é o bem que se faz aos outros. O desenvolvimento da sensibilidade é o ponto inicial da caminhada na busca da vontade de Deus.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.