Fundo
Terça-feira, 27 de Agosto de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 16/07/2024

Nossa Senhora do Carmo, festa - Ano B - Branca
1ª Leitura: Zc 2,14-17 Salmo: (Sl)Lc 1,46-55 - O Poderoso fez para mim coisas grandiosas.
evangelho
Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe - Mt 12,46-50

Ele estava ainda falando às multidões, quando sua mãe e seus irmãos apresentaram-se do lado de fora, querendo falar com ele. Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. Mas ele respondeu a quem lhe avisara: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para seus discípulos, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos, pois aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Senhor Jesus, invoco tua presença para que eu possa te servir com o coração agradecido. Renova minhas forças, dá-me um coração generoso e uma fé profunda para que eu acredite na tua palavra e uma vontade forte de agir corretamente.

Memória litúrgica de Nossa Senhora do Carmo. O Evangelho de hoje nos fala da relação familiar que é estabelecida entre Jesus e aqueles que acolhem a sua Palavra. Ele nos diz: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Para bem acolhermos os seus ensinamentos, peçamos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”


Leitura (Verdade)

Observe quem é que Jesus declara irmão, irmã e mãe dele?
Leia e medite o Evangelho com o coração desarmado.

Evangelho: Mt 12,46-50 Jesus estava ainda falando às multidões, quando sua mãe e seus irmãos se apresentaram do lado de fora, querendo falar com ele. Alguém lhe disse: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”. Mas ele respondeu a quem lhe avisara: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para seus discípulos, disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Com efeito, aquele que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe”

“Em Marcos, já vimos que “tua mãe e teus irmãos” refere-se aos parentes mais próximos de Jesus. O texto sublinha que a missão de Jesus vai além dos laços sanguíneos para realizar o projeto do Pai. No cristianismo, a descendência sanguínea não importa mais. Todo aquele que faz a vontade do Pai é família de Deus, condição sem a qual não seremos seus filhos. Maria, além de ser a Mãe de Jesus, foi sua educadora e primeira apóstola. Jesus mostrou para Maria o caminho da fé, e ela mostrou para o filho o caminho da vida. Os irmãos de Jesus, somos todos nós, seus seguidores. O que une as pessoas a Jesus é fazer a vontade de Deus, assim como fez Maria e os apóstolos. O Evangelho tem relação com o dia dedicado a Nossa Senhora do Carmo.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Foi bom ouvir essas palavras de Jesus: “Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e minha mãe”. Agora perguntemo-nos: Como eu faço a vontade do Pai de Jesus, que é nosso Pai, pois ele nos ensinou a rezar “Pai-nosso”.
Um sinal de que estamos na vontade do Pai é nossa intimidade com Jesus, nossa fé nele e nossa ação no seguimento de sua proposta de vida.
De que forma sua família vive a fé? Sua família é edificada sobre a Palavra de Deus?
Seu testemunho é de irmão/ã de Jesus?
Senhor, quando eu estiver confuso/a, guia-me; quando eu me sentir fraco/a, fortalece-me; quando eu estiver cansado/a, enche-me com a luz do Espírito Santo. Amém.

Oração (Vida)

Ofereça ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.
Peçamos a Maria, que nossos pensamentos se inspirem no Evangelho de seu Filho Jesus e se tornem fonte de luz a iluminar nossos irmãos.

Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploraram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés.
Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? Como você quer estar próximo de Jesus neste dia? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

“Minha mãe e meus irmãos são aqueles que fazem a vontade do meu Pai que está nos céus.” É conhecida esta afirmação de Jesus, como é conhecida a outra, de que não basta dizer “Senhor, Senhor” para entrar no céu. É preciso fazer a vontade do Pai. Na Carta aos Romanos, São Paulo diz que não devemos nos conformar com este mundo, mas transformar-nos, renovando a nossa mente, para podermos discernir qual é a vontade de Deus. Ele indica dois caminhos para sabermos o que Deus quer de nós. Um negativo: não se conformar com este mundo. E outro positivo: transformar-nos, renovando a nossa mente. Meu esquema de vida não pode ser o esquema que o mundo propõe. Os valores do amor se contrapõem aos valores do egoísmo. E devo passar por uma metamorfose, permitindo a renovação da minha mente. A mente é a capacidade da minha inteligência que me situa na vida. Eu sei onde eu estou graças à atividade da minha mente. A mente, porém, enlouquece, diz São Paulo, e com a mente enlouquecida trocamos a noite pelo dia, o bem pelo mal, não sabemos onde estamos, perdemos o rumo e ficamos sem ponto de referência. Mente sadia em um corpo sadio, diziam os antigos. Renovar a mente é mudar de rumo e abrir-se ao Espírito. O Espírito de Deus equilibra a nossa mente e a transforma.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.