Fundo
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 18/12/2020

3ª Semana do Advento - Ano B - Roxa
1ª Leitura: Jr 23,5-8 Salmo: Sl 72(71) - Nos seus dias florescerá a justiça.
evangelho
Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho - Mt 1,18-24

Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: “Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus conosco”. Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos dá a origem de Jesus. Ele vem do Alto e assume nossa condição humana. Ele pisa as estradas empoeiradas da Palestina, vai ao encontro das pessoas, caminhando lado a lado com elas. Coloquemo-nos à disposição do Senhor para escutar a sua Palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos nossos esforços, as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida neste dia.

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Quem era José? Como ele agiu com sua noiva? O que foi que deu paz para José num momento tão difícil?.

“Foi pela fé que o Povo de Deus caminhou pelos séculos. Agora é a vez de Maria e José, pela fé, acolherem os mistérios de Deus. Maria deu seu “sim” sem entender o todo da proposta. Ela é a peregrina da fé. A mesma fé, silenciosa e humilde, faz José assumir sua esposa e todos os projetos de Deus. A fé, certamente, traz alguns riscos, mas não crer apresenta perigos muito maiores. A Bíblia, muitas vezes, fala dos sonhos mediante os quais Deus fala aos seus. O sonho sempre vem de dentro de nós e reflete nossos ideais e nossas preocupações. Deus fala de muitas maneiras e cabe a cada um de nós rezar, entender e amar estas mensagens. Deus nos fala nos sonhos e nos fala nos acontecimentos de cada dia.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Mantenha em mente o significado do Evangelho, retome-o e coloque-se à disposição para escutar o que o Senhor quer lhe dizer por meio dele. Este é o momento de meditação da Palavra, no qual você é convidado(a) a escutar o Senhor e a permitir que sua Palavra se misture com a sua vida.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o momento de encontro com o Deus de amor e misericórdia. Coloque-se na presença do Senhor sem medo e faça a sua oração, entregando-lhe tudo que você é e tem. Se desejar, reze também um Salmo ou a oração do Pai-nosso.

Contemplação (Vida e Missão)

Entender e colher na vida as surpresas de Deus. Como a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática, segundo de Maria e José?

Bênção

Abençoe-nos o Deus da vida, do amor, da justiça e da paz. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém. Permaneçamos unidos a Jesus Cristo nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida.

Ir. Carmen Maria Pulga

São Mateus termina a genealogia de Jesus com Jacó, que “gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo”. Jesus nasce de Maria, mas não de José, porque foi concebido por obra do Espírito Santo. José deve assumir a paternidade legal de Jesus e a missão de pai na Sagrada Família. Faltava-lhe clareza na decisão a ser tomada, até que o mesmo anjo que anunciou a Maria lhe apareceu em sonho e o orientou a receber Maria como esposa, sem medo. Assim acontece e se realiza a profecia de Isaías, “que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel”. José, o justo, cumprirá com zelo e dedicação sua missão junto a Maria e ao Menino que vai nascer. O anjo do Senhor o acompanhará com sucessivas revelações, ajudando-o a proteger o Menino e sua Mãe. Não nos falte a ajuda do mesmo anjo e a proteção de São José!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.