Fundo
Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2026
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 28/01/2026

São Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: 2Sm 7,4-17 Salmo: Sl 88(89) - Quero cantar sempre as lealdades do Senhor.
evangelho
Eis que o semeador saiu a semear! - Mc 4,1-20

Em parábolas, Jesus ensinava-lhes muitas coisas e dizia-lhes em seu ensinamento: “Ouvi! Eis que o semeador saiu a semear! E aconteceu, no semear, que uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a devoraram. Outra caiu sobre terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas, quando surgiu o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou. Outra parte caiu entre os espinhos; cresceram os espinhos e sufocaram-na, e não deu fruto. Outras, ainda, caíram em terra boa e deram fruto, crescendo e multiplicando-se, e produziam trinta por um, sessenta por um, cem por um”. […]

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
No Evangelho de hoje encontramos Jesus cercado pela multidão e antes de dar-lhe seu ensinamento ele proclama: “Escutai!”. Coloque-se nessa atitude de escuta se desejar que sua Palavra seja semente boa e eficaz. A profundidade da acolhida é que permitirá à Palavra de Deus produzir em nós os seus frutos.




Rezemos: “Vem, Espírito Santo! Faze-nos amar as Escrituras, para reconhecermos a voz viva de Jesus. Torna-nos humildes e simples, a fim de compreendermos os mistérios do Reino de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Observe, neste relato do Evangelho, as adversidades que a palavra de Deus encontra para realizar o Projeto do Pai. Preste atenção ao movimento desta parábola. Os diferentes terrenos, os inimigos, os obstáculos, que podem habitar nosso coração ao ouvir a Palavra da Salvação.

Evangelho: Mc 4,1-20 “Jesus novamente começou a ensinar: “Ouvi! Eis que o semeador saiu a semear! E aconteceu, no semear, que uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a devoraram. Outra caiu sobre terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas, quando surgiu o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou. Outra parte caiu entre os espinhos; cresceram os espinhos e sufocaram-na, e não deu fruto. Outras, ainda, caíram em terra boa e deram fruto, crescendo e multiplicando-se, e produziam trinta por um, sessenta por um, cem por um”.”

“Jesus gosta de falar em parábolas. Os ouvintes de coração duro veem, ouvem, e tudo continua na mesma. Seus interesses são outros. Os corações duros estão por toda parte, como por toda parte está o mistério do Reino. Satanás arrebata a palavra àqueles que ouvem e não escutam. Na parábola há dificuldades a serem vencidas no próprio terreno e no que se semeia. Quem semeia não volta atrás, embora encontre obstáculos. Enfrenta o primeiro, enfrenta o segundo, enfrenta o terceiro, até chegar à terra boa que produzirá muitos frutos. Quem semeia não apenas tem o nome de semeador, mas também semeia de verdade. Na vida há sempre dificuldades a serem vencidas, onde estamos e no que fazemos.” (Viver a Palavra – 2026 – Côn. Celso Pedro da Silva - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. O que o texto diz a você?
O que as parábolas lhe dizem?
Qual traço de Jesus a Palavra lhe revela?
O que Jesus pede a você hoje?
Permita que a Palavra o/a ilumine e transforme sua vida, pois Deus fala com você por meio dela.

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra.

Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia.

Reze: “Senhor Jesus, disponha meu ser, transforma meu coração em terra boa que produz frutos preciosos, sempre na medida de cem por um, para a glória do seu nome e salvação nossa. Amém.”.”

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple o convite de Jesus para escutar e acolher a Palavra. Qual sua atitude a partir da escuta atenta da parábola do semeador?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Até o presente momento da narrativa evangélica, Marcos tinha apenas dito que Jesus ensinava, mas ainda não se tinha referido ao conteúdo do ensinamento, cujo centro era o chamado à conversão e ao seguimento por causa do Reino de Deus. O discurso em parábolas inaugurado permite deduzir tanto o conteúdo como a metodologia empregada por Jesus diante da multidão. A parábola do semeador reflete bem o ambiente agrícola da região, mas a explicação dada aos Doze revela a relação entre causa e efeito. O problema não estava na qualidade da semente (mensagem). A transferência de atenção, do semeador (emissor) para a qualidade do terreno (destinatários), mostra que se deve considerar a disposição de quem escuta a Boa-Nova do Reino e de como a põe em prática, produzindo frutos. Importa, a exemplo de Jesus, não esmorecer na evangelização diante das dificuldades.

Pe. Leonardo Agostini Fernandes, ‘A Bíblia dia a dia 2026’, Paulinas.