Fundo
Sábado, 17 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/09/2020

São Pio de Pietrelcina, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: Pr 30,5-9 Salmo: Sl 119(118) - Vossa palavra é uma luz para os meus passos.
evangelho
Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos - Lc 9,1-6

Jesus convocou os Doze e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças. Ele os enviou para anunciar o Reino de Deus e curar os enfermos. E disse-lhes: “Não leveis nada pelo caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem duas túnicas. Na casa onde entrardes, permanecei ali, até partirdes daí. Quanto àqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, para que sirva de testemunho contra eles”. Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa-Nova e fazendo curas por toda parte.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

O evangelista nos apresenta as orientações dadas aos discípulos enviados por Jesus: curai os doentes, não leveis ouro nem prata, nem cajado... Como discípulos missionários, acolhamos também em nosso dia as recomendações do Senhor.

Rezemos: “Espírito Divino, Luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando o nosso coração em terra boa, onde a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Qual é a missão confiada aos Doze? Quais são as recomendações dadas aos discípulos? Qual é a atitude pedida aos que se colocam no seguimento de Jesus?
“O projeto de Jesus, aos poucos, ia tomando forma. Suas pregações, contestadas pelos escribas e fariseus, eram bem aceitas pelas multidões. Do grupo mais próximo, ele escolheu os Doze, denominando-os Apóstolos, isto é, enviados. Com eles Jesus compartilha seu ministério salvífico. Eles tinham uma tríplice missão: expulsar os maus espíritos, curar todo tipo de doenças e anunciar a chegada do Reino de Deus. E isto com meios pobres, que destacavam o poder de quem os enviou. E não deviam espantar-se com a rejeição, sacudindo contra eles a poeira dos pés. É o perfil da Igreja que nasce, Igreja decididamente missionária. Jesus continua a chamar e enviar para a missão, anunciando o Reino e denunciando o pecado.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Qual palavra mais chamou minha atenção? Qual convite o Senhor me dirige? Acolho a missão confiada por Jesus aos discípulos como missão confiada também a mim? Por que Jesus pede o despojamento no seu seguimento?

Oração (Vida)

Este é o momento do diálogo com Deus, em resposta ao que Ele revelou por meio de sua Palavra. Silencie seu coração e faça sua prece. Apresente ao Senhor os propósitos que brotaram em seu coração para que se concretizem em sua vida. Peça também o dom da fé e a graça levar a bom termo a missão que lhe foi confiada.

Contemplação (Vida e Missão)

Tomar cuidado com o grande pecado da omissão. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus envia os Doze apóstolos em missão. Mais tarde enviará os setenta e dois discípulos. Quem parte em missão deve estar identificado com aquele que o envia, o Senhor Jesus Cristo. Confiando totalmente nele, não busca recursos extras de apoio à missão. Por isso foi dito aos Doze: “Não leveis nada”. Você, leitor, provavelmente é participante de alguma comunidade, desenvolve alguma atividade social ou pastoral. O texto que hoje lemos não lhe parece o retrato do que o Papa Francisco chama de “Igreja em saída”? A expressão não é comum, tanto que alguns leitores, quando a expressão aparece, leem “Igreja sem saída”. Uma Igreja sem saída é tão contrária ao projeto de Jesus que nem as prefeituras permitem que ela exista. As igrejas precisam ter portas e rampas de acesso. E muitas outras coisas que vamos transformando em lei divina o que são apenas preceitos humanos. O essencial está expresso no texto de hoje. Os discípulos saem ao encontro de pessoas para dar-lhes Boas Notícias e curar os doentes. O essencial está no encontro. São Paulo pensava que as pessoas convertidas se encontram entre si em Jesus Cristo, e depois fazem o que mais convém ao bem de todos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.