Fundo
Domingo, 19 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 12/10/2023

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil - Ano A - Branca
1ª Leitura: Est 5,1b-2, 7,2b-3 Salmo: Sl 45(44) - Escuta, ó filha, vê e inclina teu ouvido. 2ª Leitura: Ap 12,1.5.13a.15-16a
evangelho
Eles não têm vinho - Jo 2,1-11

No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus também fora convidado, com seus discípulos, para o casamento. Tendo faltado vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho”. Disse-lhe Jesus: “Que isso importa a mim e a ti, mulher? Ainda não chegou minha hora”. Disse sua mãe aos servidores: “Fazei o que ele vos disser”. Havia ali seis talhas de pedra usadas para a purificação dos judeus, cada uma comportando de duas a três medidas. Disse-lhes Jesus: “Enchei as talhas de água”. Eles as encheram até a borda. E disse-lhes: “Tirai, agora, e levai ao mestre de cerimônias”. Eles levaram. Quando o mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho – ele não sabia de onde provinha, mas os servidores, os que tinham tirado a água, sabiam –, o mestre de cerimônias chamou o noivo e disse-lhe: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão embriagados, o pior. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Jesus realizou este princípio dos sinais em Caná da Galileia, e manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele. Depois disso, ele desceu a Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos, e ali permaneceram não muitos dias.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje a Igreja do Brasil está em festa e reza com a Mãe Aparecida. Roguemos a Nossa Senhora que continue caminhando conosco e pedindo ao seu Filho Jesus Cristo que toque o coração dos nossos líderes, dos formadores de opinião e de todos os católicos, para que trabalhem em favor da vida, em favor dos mais necessitados do nosso país e nossa sociedade supere tamanha desigualdade.
Saudemos com fervor Maria, a escolhida de Deus, a quem invocamos como Senhora Aparecida.



Leitura (Verdade)

Maria é a mulher da Palavra, pois gerou no seu seio o Verbo eterno do Pai. Escutemos o diálogo entre Maria e Jesus, e o que é pedido aos servos nas Bodas de Caná.


Evangelho: Jo 2,1-11 No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava ali. Jesus também fora convidado, com seus discípulos, para o casamento. Tendo faltado vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm vinho”. Disse-lhe Jesus: “Que isso importa a mim e a ti, mulher? Ainda não chegou minha hora”. Disse sua mãe aos servidores: “Fazei o que ele vos disser”. Havia ali seis talhas de pedra usadas para a purificação dos judeus, cada uma comportando de duas a três medidas. Disse-lhes Jesus: “Enchei as talhas de água”. Eles as encheram até a borda. E disse-lhes: “Tirai, agora, e levai ao mestre de cerimônias”. Eles levaram. Quando o mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho – ele não sabia de onde provinha, mas os servidores, os que tinham tirado a água, sabiam –, o mestre de cerimônias chamou o noivo e disse-lhe: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão embriagados, o pior. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Jesus realizou este princípio dos sinais em Caná da Galileia, e manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele. Depois disso, ele desceu a Cafarnaum, com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos, e ali permaneceram não muitos dias.

“Na festa da Padroeira do Brasil, renovamos o desejo de fazermos sempre a vontade de Deus. O cenário é festivo: bodas em Caná da Galileia. O primeiro milagre acontece no espaço mais propício para que a vida seja vivida plenamente: a família. O vinho, símbolo da alegria, acaba faltando. Ao transformar água em vinho, Jesus deixa claro que a festa da vida nunca poderá acabar. Mas o detalhe que faz toda a diferença está nas palavras de Maria aos garçons: “Fazei o que ele vos disser”. Estas mesmas palavras são dirigidas a cada um de nós, pois nosso viver é o próprio Jesus. No mandamento do amor está o resumo de todos os ensinamentos: “Amai-vos como eu vos amei!”. Aqui está a meta de vida dos cristãos.” (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

“Fazei tudo o que ele vos disser”. Os servos a quem Maria dirige esta ordem simbolizam aqueles e aquelas que realizam a vontade de Deus, às vezes no anonimato ou no silêncio.
Como você se encontra neste banquete do Reino?
Você pede a intercessão de Maria para seu ministério junto aos irmãos?
O que Jesus está lhe pedindo neste momento histórico para que o Reino de Deus seja a festa de todos os convidados?
O que significa para você: encher as talhas?

Oração (Vida)

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos toda a nossa vida. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilhamos nossa vida...

Ave Maria.... Maria meiga de Belém, em quem a graça repousou
Maior ternura ninguém tem
Deus nosso Pai te abençoou
Mãe do Senhor a gente diz e tem coragem de sonhar
Que o mundo vai ser mais feliz sabendo amar e perdoar.

E como em Nazaré, vivendo com Jesus e com José
Teu coração só teve amor
Aumenta a nossa fé, no filho que é teu Deus
E faz de nós o povo santo do Senhor. (Pe. Zezinho)

Contemplação (Vida e Missão)

Como, e por que causa ou por quem, você quer interceder a Maria, hoje? Faça seu propósito e, no fim do dia, avalie como você viveu. Agradeça a intercessão da Maria, Mãe de Jesus e nossa.

Bênção



Ir. Carmen Maria Pulga

Maria, Jesus e os discípulos foram convidados para uma festa de casamento na aldeia vizinha: Caná. Durante a festa, Maria percebe que o vinho está acabando. O que deveria ser o encontro da alegria está se transformando em constrangimento. Ela entra em ação e o revela a seu filho. Ela não se excede, não faz alvoroço. Simplesmente, apontando para Jesus, diz aos serventes: “Fazei tudo o que ele disser!”. E o milagre acontece. Aparecem dois elementos fundamentais na atuação de Maria: ela intercede pelos filhos e conduz a comunidade dos serventes à experiência da fé. Fundamentalmente, o papel de Maria é o de catequista; na verdade, de mistagoga. Os orientais utilizam um belo título para Maria: Hodighítria, aquela que aponta o caminho. Em Aparecida, ela se revela como a Mãe solidária, identificando-se com a dor dos pescadores, dos escravos, dos pobres, do povo fragmentado. Na imagem restaurada, o sonho de vida plena e feliz, antecipação da verdadeira festa.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.