Fundo
Sexta-feira, 28 de Junho de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 25/06/2024

12ª Semana do Tempo Comum - Ano B - Verde
1ª Leitura: 2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36 Salmo: Sl 48(47) - O Senhor estabelece sua cidade para sempre. 2ª Leitura: Mt 7,6.12-14
evangelho
Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos entram por ela! Mas quão estreita é a porta e quão apertado o caminho que leva à vida, e são poucos os que a encontram! - Mt 7,6.12-14

Não deveis dar aos cães o que é sagrado nem jogar aos porcos vossas pérolas; senão, eles as pisotearão com seus pés e, voltando-se contra vós, vos estraçalharão”. Portanto, tudo aquilo que quiserdes que os homens vos façam, assim também fazei-o vós a eles! Com efeito, isto é a Lei e os Profetas”. “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos entram por ela! Mas quão estreita é a porta e quão apertado o caminho que leva à vida, e são poucos os que a encontram!

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração e peçamos ao Senhor da vida que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!



Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

A palavra nos faz compreender, de modo concreto, os caminhos pelos quais o Senhor nos conduz e espera.

Evangelho: Mt 7,6.12-14 “Não deveis dar aos cães o que é sagrado nem jogar aos porcos vossas pérolas; senão, eles as pisotearão com seus pés e, voltando-se contra vós, vos estraçalharão”. Portanto, tudo aquilo que quiserdes que os homens vos façam, assim também fazei-o vós a eles! Com efeito, isto é a Lei e os Profetas”. “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos entram por ela! Mas quão estreita é a porta e quão apertado o caminho que leva à vida, e são poucos os que a encontram!”

“Na catequese de hoje encontramos três orientações para caminhar com Jesus. Primeira: não jogar pérolas aos porcos. Segunda: tudo o que vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles. Terceira: entrem pela porta estreita. Tudo o que recebemos de Deus são pérolas. Não são para os porcos, mas são oferecidas aos filhos para que brilhem com o esplendor do Pai. Fazer aos outros o que queremos que nos seja feito é o resumo de toda a Bíblia, por ser a regra de ouro da caridade. Essa regra de ouro exige compromisso com o próximo e obediência aos ensinamentos e à Lei do Senhor. Muitos desistem da porta estreita porque, ao bater, não esperam a presença do Senhor para serem acolhidos com seu abraço.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Neste passo da meditação do Evangelho, releia-o com bastante atenção e deixe-se tocar pela Palavra. Se precisar repetir a leitura, faça-o, atentando-se àquilo que o Senhor quer lhe dizer. Medite a Palavra com profundidade e espelhe sua vida nela.
Iluminados pela palavra do mestre Jesus hoje, façamos corretamente nosso programa de vida cristã: atuar no mundo sem se omitir de fazer o bem; escolher o momento propício do anúncio para não desperdiçar forças; buscar a porta estreita da prática do amor, da justiça, da verdade e da paz.

Oração (Vida)

O que o texto o/a leva a dizer a Deus? Ouça o que o Senhor tem a lhe falar, depois diga a Ele o que está em seu coração. Prostre-se na sua presença como discípulo/a para um diálogo confiante e que produza frutos para a edificação e salvação da humanidade.
Agradeça a Deus sua Palavra e sua presença em sua vida. Reze pelos que tem a missão de educar as novas gerações.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Resuma em uma palavra o que o Senhor o/a chama a viver hoje.

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Três orientações aos candidatos a participar do Reino dos Céus. Primeira: não jogar pérolas aos porcos. Segunda: tudo o que vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles. Terceira: entrem pela porta estreita. Nem todo mundo pode compreender o que vocês estão buscando, as decisões que tomaram, o estilo de vida que abraçaram, nem compreender os mistérios que celebram. Tudo o que temos é como se fossem pérolas. O que os porcos podem entender de uma pérola? Vão pisá-las e até avançar sobre vocês. As coisas santas aos santos. Antes de celebrarmos os mistérios da fé, passamos pela catequese, que aceitamos fazer depois de termos recebido um primeiro anúncio que nos encantou. Do querigma passamos à catequese e da catequese à mistagogia. Fazer aos outros o que queremos que nos seja feito é o resumo de toda a Bíblia, por ser a regra de ouro da caridade. É também um princípio de sabedoria, já ensinado por grandes rabinos antes de Jesus. São Mateus, que foi escriba, coloca-o aqui como um princípio prático para a vida nova do cristão. E, por fim, não procurem facilidades. Aceitem as restrições do compromisso assumido e entrem com coragem pelo caminho apertado da porta estreita. Passa por ela quem sabe se encolher.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.