Fundo
Sábado, 21 de Dezembro de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 08/08/2024

São Domingos, Presbítero - Ano B - Branca
1ª Leitura: Jr 31,31-34 Salmo: Sl 51(50) - Renova em mim, ó Deus, um espírito resoluto.
evangelho
És motivo de tropeço para mim, porque não pensas as coisas de Deus, mas as coisas dos homens - Mt 16,13-23

Tendo chegado aos confins de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Eles disseram: “Alguns: ‘João Batista’, outros: ‘Elias’, outros: ‘Jeremias ou um dos profetas’”. Ele lhes disse: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente”. Jesus lhe respondeu: “Bem-aventurado és, Simão, Bar-Jonas. Porque nem carne nem sangue te revelou isso, mas meu Pai, que está nos céus. Agora te digo eu: tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei minha igreja, e as portas do Hades não triunfarão sobre ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; assim, o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”. E proibiu terminantemente aos discípulos que dissessem a alguém que ele era o Cristo. A partir desse momento, Jesus começou a explicar a seus discípulos que lhe era necessário ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, ao terceiro dia, ser ressuscitado. Então Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo: “Deus te livre, senhor! Jamais isso te acontecerá”. Jesus, porém, tendo-se voltado, disse a Pedro: “Vai para trás de mim, Satanás! És motivo de tropeço para mim, porque não pensas as coisas de Deus, mas as coisas dos homens”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Coloquemo-nos na presença de Deus, silenciando o nosso coração e pedindo ao Senhor a graça de permanecer na sua presença e acolher com o coração a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Peçamos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Nesta primeira parte da leitura orante, você é convidado/a a fazer a leitura do Evangelho e a responder à pergunta: o que diz o texto bíblico? Leia o texto quantas vezes julgar necessário e identifique seu tema central. Destaque os verbos e os personagens que aparecem na narrativa e relembre outros textos que possam ajudá-lo/a a compreender o Evangelho de hoje.

Evangelho: Mt 16,13-23 Tendo chegado aos confins de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?” Eles disseram: “Alguns: ‘João Batista’, outros: ‘Elias’, outros: ‘Jeremias ou um dos profetas’”. Ele lhes disse: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente”. Jesus lhe respondeu: “Bem-aventurado és, Simão, Bar-Jonas. Porque nem carne nem sangue te revelou isso, mas meu Pai, que está nos céus. Agora te digo eu: tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei minha igreja, e as portas do Hades não triunfarão sobre ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; assim, o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”. E proibiu terminantemente aos discípulos que dissessem a alguém que ele era o Cristo. A partir desse momento, Jesus começou a explicar a seus discípulos que lhe era necessário ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, ao terceiro dia, ser ressuscitado. Então Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo: “Deus te livre, senhor! Jamais isso te acontecerá”. Jesus, porém, tendo-se voltado, disse a Pedro: “Vai para trás de mim, Satanás! És motivo de tropeço para mim, porque não pensas as coisas de Deus, mas as coisas dos homens”.

“Primeiro, Jesus exalta Pedro pela sua profissão de fé. Entrega-lhe as chaves do Reino, com o poder de tudo ligar e desligar na terra e no céu; depois o afasta para longe. Antes, Pedro é a pedra sobre a qual será construída a Igreja; depois, torna-se pedra de tropeço. Quando, movido pelo Espírito Santo, Pedro proclama que Jesus é o Filho de Deus vivo. Logo depois, ao falar sob inspiração humana, é repudiado como Satanás, o tentador. Como Pedro, às vezes, agimos pelo sopro do Espírito Santo e, outras vezes, por impulsos humanos, saindo da sintonia com Deus e com seu Espírito. É preciso constante discernimento sobre quem é que nos inspira, para que sejamos discípulos segundo o coração do Mestre.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Hoje, Cristo olha para cada uma de nós, para o nosso coração, e de novo, pergunta: “E para você, quem sou eu?”
Qual é minha resposta a esta grande pergunta?
A resposta que ele espera de nós não pode ser simplesmente vocal, mas fundamentalmente pratica e vivencial. Amando o próximo como o Senhor nos amou e nos mandou amar, e servindo aos mais necessitados deste mundo, proclamamos bem alto quem é Cristo para nós!

Oração (Vida)

Conhecer Jesus é uma revelação feita pelo Pai. peçamos a graça de reconhecê-lo e testemunhá-lo em nosso meio. Abra o seu coração e expresse ao Senhor o que a Palavra despertou em você.

Se desejar pode concluir com a Oração para pedir a graça da fé
“Senhor, eu creio. Eu quero crer em ti. Eu te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão e Sara, de Tobit, de tantos profetas e reis; e o quanto sonho em experimentar também a mesma fé da Virgem Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Que eu viva alicerçado na tua Palavra e que por ela me sinta exortado à fidelidade. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé. Senhor, faze que minha fé seja total, sem reservas; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas. Senhor, faze que minha fé seja livre, quero aceitar livremente a tua vontade com todas as renúncias e deveres que ela comporta. Senhor, Tu disseste que felizes são os que creem sem ter visto. Dá-me a graça de crer, mesmo nos momentos em que não vejo caminho ou solução, reconhecendo que Tu és o caminho e solução, sempre! Senhor, faze que minha fé seja forte. Que eu possa caminhar sobre as águas revoltas e em teu nome eu possa remover montanhas; dá-me a fé que não vacila, que é garantia de vida eterna e que proclama teu poder, agindo, curando e libertando. Que eu permaneça com os olhos fixos no teu coração transpassado, para que, te vendo, eu receba a salvação e a anuncie a todos. Amém” (Papa Paulo VI).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Pedro recebe do Pai a revelação de quem é Jesus e recebe as chaves do Reino. Ele é a pedra sobre a qual Cristo vai edificar a sua Igreja e, no entanto, é também pedra de tropeço para Jesus. Pedro não pensava as coisas de Deus, mas as coisas dos homens. Não imaginava que Jesus pudesse ser o Servo Sofredor anunciado por Isaías. Não queria que Jesus sofresse, por isso precisou da revelação do Pai.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.