Fundo
Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 13/05/2024

Nossa Senhora de Fátima - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 19,1-8 Salmo: Sl 68(67) - Senhor é o seu nome, alegrai-vos diante dele.
evangelho
Essas coisas vos digo para que tenhais paz em mim. No mundo, tendes aflições, mas sede corajosos. Eu venci o mundo - Jo 16, 29-33

Seus discípulos disseram: “Eis que agora falas claramente e sem comparação. Agora sabemos que sabes tudo e não tens necessidade de que alguém te interrogue. Nisso cremos que saístes de Deus”. Respondeu‑lhes Jesus: “Agora credes? Eis que vem a hora, e já chegou, em que sereis dispersados cada um à sua própria sorte e me deixareis sozinho. Eu, no entanto, não estou sozinho, porque o Pai está comigo. Essas coisas vos digo para que tenhais paz em mim. No mundo, tendes aflições, mas sede corajosos. Eu venci o mundo”.

A Bíblia: Tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

A Palavra de Deus hoje nos convida a crescer na confiança no Senhor e a viver a fé com coragem e humildade. Quantas vezes pensamos que já entendemos tudo e, em nossa empáfia, dispensamos pedir ajuda e buscar a sabedoria divina. Mas, somente o mestre divino tem a luz capaz de iluminar nossos caminhos e dar sentido à nossa vida. Sem Ele jamais compreenderemos a revelação de seu imenso amor.



Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Jesus passou entre nós fazendo o bem, praticando a bondade, e vivendo na fidelidade do amor. Deixe que este Evangelho encha seu coração de confiança. Ele nos escolheu e está conosco.

Evangelho: Jo 16,29-33 Seus discípulos disseram: “Eis que agora falas claramente e sem comparação. Agora sabemos que sabes tudo e não tens necessidade de que alguém te interrogue. Nisso cremos que saístes de Deus”. Respondeu-lhes Jesus: “Agora credes? Eis que vem a hora, e já chegou, em que sereis dispersados cada um à sua própria sorte e me deixareis sozinho. Eu, no entanto, não estou sozinho, porque o Pai está comigo. Essas coisas vos digo para que tenhais paz em mim. No mundo, tendes aflições, mas sede corajosos. Eu venci o mundo”.

“Os discípulos passam a crer em Jesus e a compreender que sua origem é divina. Com a Igreja reafirmamos, hoje, a mesma fé dos discípulos: acreditamos que Jesus saiu de junto de Deus. Nada mais deve nos assustar. O mal não terá a última palavra. Jesus é a vitória, a ressurreição, a vida. Ele venceu definitivamente o mal e a morte. Ele sabe que temos aflições no mundo e nos encoraja a não desanimar. O Mestre nunca abandona os seus e nas perseguições ele promete a força para a superação: “Eu venci o mundo! Coragem!”. Reconheçamos nossos medos, nossas fraquezas, mas jamais percamos a fé de que Deus está conosco. A vitória de Cristo ressuscitado deve sustentar nossa fé e nosso testemunho cristão.” (Viver a Palavra – 2024. Ir. Carmen Maria Pulga- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Jesus se fez nosso Mestre com o exemplo. Ele sabe que é difícil lidar com o mundo, com as relações humanas. Por isso nos prepara para as dificuldades que a pratica do bem vai encontrar. “No mundo, tendes aflições, mas sede corajosos. Eu venci o mundo."
Como estou vivendo minha adesão a Cristo?
Oro pedindo a Deus o dom da sabedoria para obter o discernimento em minhas decisões?

Oração (Vida)

Ofereça a Deus os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente a Ele os desejos que brotaram em seu coração...

Oração: “Jesus, Mestre Divino, Vós sois a vida, o amor. Morrestes numa cruz para o mundo renascer todo novo, vida plena. Nós vos louvamos, Senhor, pela vida que nos dais. Vós viveis em nós, nós vivemos em Vós. Vós sois a nossa vida. Jesus, Mestre divino, dai-nos o Espírito Santo, seremos livres, enfim. Saberemos amar, espalhar só o bem e a paz. Jesus, Mestre divino, plenificai o nosso ser. Nossa vida vos irradie, nossa voz sempre anuncie ao mundo a Boa Nova. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Olhe para dentro de seu coração e procure identificar o sentimento que a palavra despertou em você. Com a palavra na mente e no coração, qual atitude você se propõe a viver no dia de hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Se Jesus nunca está só porque o Pai está com ele, nós também nunca estamos sós, porque em nós e conosco está toda a Trindade Santíssima. E Jesus nos anima no meio das nossas aflições. “Coragem, nos diz ele, eu venci o mundo.” Eis aí uma fonte de alegria: a certeza da vitória. A coragem equivale à fortaleza entre as virtudes cardeais, que são a prudência, a justiça, a fortaleza ou coragem e a temperança. A coragem é uma virtude, e a virtude humana é a que nos torna bons e torna boas as nossas obras. Coragem, em primeiro lugar, significa firmeza de ânimo, porque é próprio da virtude fazer-nos agir com firmeza e constância. A coragem nos torna firmes diante de alguns perigos graves. Com ela enfrentamos os perigos. A coragem afasta o medo. O corajoso não recua diante do perigo e permanece inalterável. É próprio da coragem suportar a possibilidade de perder a vida do corpo ou suportar ferimentos e maus-tratos físicos. O corajoso não se entristece nem com as dores corpóreas. Coragem com paciência é a capacidade constante que Deus nos dá de enfrentar as adversidades. Os apóstolos fugiram e deixaram Jesus sozinho. Faltou-lhes coragem. Assim mesmo Jesus os anima: “Tenham coragem! Eu venci o mundo”.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.