Fundo
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 07/05/2025

3º Semana Da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 8,1b-8 Salmo: Sl 65(66) - Bradai a Deus, ó todos da terra.
evangelho
Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna - Jo 6,35-40

Disse-lhes Jesus: “Sou eu o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Todavia, eu vos disse que vós me tendes visto, mas não credes. Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e, quem vem a mim, eu não o lançarei fora, porque desci do céu não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu nada perca daquilo que me deu, mas que o ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

A Bíblia: tradução da editora Paulinas, 2023.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
“Jesus Mestre, cremos com viva fé que estais aqui presente para indicar-nos o caminho que leva ao Pai. Iluminai nossa mente, movei nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém”.

A multidão que estava com Jesus viu o sinal da multiplicação dos pães, mas não viu a sua pessoa, como o Cristo, o Salvador. Mas nosso Deus, cheio de amor e bondade, não se cansa de convidar a procurar em primeiro lugar, não o pão material que apenas nutre o corpo, mas o alimento espiritual que garante a totalidade de seu amor: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede…”.




Oremos: Ó Deus, por vosso Filho Unigênito, vencedor da morte, abristes hoje para nós as portas da eternidade. Concedei que, celebrando a ressurreição do Senhor, renovados pelo vosso Espírito, ressuscitemos na luz da vida nova. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito santo. Amém.

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta do Evangelho. Qual convite Jesus nos faz?

Evangelho: Jo 6,35-40 Disse-lhes Jesus: “Sou eu o Pão da Vida. Quem vem a mim não terá fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. Todavia, eu vos disse que vós me tendes visto, mas não credes. Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e, quem vem a mim, eu não o lançarei fora, porque desci do céu não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu nada perca daquilo que me deu, mas que o ressuscite no último dia. Esta é a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”.

“Quem crê que o Senhor Jesus é o Pão da Vida e vai até ele, nunca mais passará sede nem terá fome. Experimentará do pão mais forte do que o maná do deserto, o pão verdadeiro que traz a vida eterna, na ressurreição. Estas palavras textuais do Mestre aos seus discípulos se materializam em todos os tempos, e ainda hoje, com grande certeza e vigor. Quando uma comunidade se reúne em nome do Senhor Jesus e compartilha do pão com quem mais necessita, ela está praticando na terra aquilo que é feito no Céu, isto é, que a nossa meta é a vida eterna, onde se reparte o pão sobrenatural da ressurreição, pois tudo o que o Pai dá a Jesus é para estar com ele para sempre, e nada se perderá.” (Viver a Palavra – 2025. Ir. Maria Inês Carniato, fsp - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A afirmação de Jesus neste Evangelho nos enche de alegria e esperança. Somos amados e alimentados gratuitamente pela bondade amorosa de nosso Deus. Só precisamos orar, vigiar e confiar.
Como você vive sua fé? É um pão que alimenta sua caminhada ou um simples bálsamo sem foco e confiança na Pessoa de Jesus?
O Pai nos ama e nos busca, mas nós podemos impedir que seu amor infinito nos salve. Avalie seu discipulado com o Mestre, o Pão da Vida.

Oração (Vida)

O Pai recusa-se a abandonar o ser humano. Mesmo reconhecendo a fragilidade extrema em que a nossa liberdade se constrói e mesmo diante de nossa incredulidade, ele não desiste de crer, de confiar, de esperar por nós. Somos esculpidos com essa esperança de que ele não abandona a própria obra. Por amor a nós, enviou ao mundo seu Filho amado, feito pão, palavra, caminho, verdade e vida. O desejo do Pai é que nenhum ser humano se perca. Essa garantia nos é dada por aquele que é o Pão da vida. Jesus é nosso pão, e, quando rezamos “o pão nosso de cada dia nos dai hoje”, estamos pedindo ao Pai não apenas que nos dê o alimento para o corpo como também, e sobretudo, que nos dê Jesus, garantia de vida eterna.
Este é o momento de falar com Deus. Abra seu coração e fale de sua história, de seus medos e também do imenso desejo de estar sempre com Ele e ser nutrido por seu amor...

Se desejar pode concluir com esta oração:
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a ele.
Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho unigênito de Deus, vindo ao mundo para dar aos homens a vida em plenitude.
Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado pelo Pai, para ensinar aos homens a verdade que dá a vida. Sois a verdade incriada, o único Mestre. “Somente vós tendes palavras de vida eterna”. Nós vos louvamos e agradecemos, porque nos concedestes a luz da inteligência e da fé e nos chamastes à luz da glória. Nós cremos e abrimos nossa inteligência e todo o nosso ser para aceitar e viver a vossa palavra e tudo o que nos ensinais por meio da Igreja.
Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria. Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos. Aumentai nossa fé, para que vos possamos contemplar eternamente no céu.

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe a viver hoje?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém

Ir. Carmen Maria Pulga

Esta é uma das sete vezes em que Jesus se autoproclama “Sou eu”, seguido de grandes símbolos bíblicos que apontam para o conteúdo e a realização de sua missão. A expressão lembra o nome de Deus revelado a Moisés e manifesta a identidade divina de Jesus. Afinal, ele e o Pai são um. Comer e beber denotam o ensinamento e a sabedoria que vêm de Deus (Pr 9,5s). Por isso, quem os busca em Jesus, Pão da Vida, não terá fome nem sede. O Mestre ainda denuncia a incredulidade dos judeus. A dinâmica do ver e crer perpassa todo o quarto evangelho. Aponta para um profundo conhecimento que gera fidelidade no seguimento ao Senhor. Quem vê e não crê permanece na cegueira; não dá um passo decisivo na fé. Mesmo assim, Jesus está aberto a acolher todos os que lhe foram confiados, para então cumprir a vontade do Pai. Não quer jogar fora nem perder ninguém. Deseja que todos o vejam e creiam nele como enviado do Pai e, assim, ganhem a vida eterna. Mais que um prêmio, ela é a realização do ser humano que encontrou a verdadeira felicidade por se abrir à comunhão com o próprio Deus.

Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.