Fundo
Sexta-feira, 03 de Maio de 2024
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 23/04/2024

4ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 11,19-26 Salmo: Sl 87(86) - Em ti estão as minhas fontes todas.
evangelho
Eu e o Pai somos um - Jo 10, 22-30

Houve, então, a festa da Dedicação em Jerusalém. Era inverno. Jesus caminhava pelo Templo, sob o pórtico de Salomão. Os judeus o rodearam e lhe diziam: “Até quando nos deixarás em suspenso? Se tu és o Cristo, dize‑nos abertamente”. Respondeu‑lhes Jesus: “Já vos disse e não credes. As obras que faço em nome de meu Pai testemunham a meu respeito. Vós, porém, não credes porque não sois de minhas ovelhas. Minhas ovelhas ouvem minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou vida eterna e jamais perecerão, nem ninguém as tirará de minha mão. Meu Pai, que as deu a mim, é maior que tudo, e ninguém pode tirar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Por meio do Evangelho de hoje, Jesus nos afirma ser Ele o Filho do Deus Altíssimo. São suas obras e suas Palavras que nos asseguram quem Ele é.
Abra plenamente seu coração, seu eu interior e deixe-se conduzir pela Palavra. A Palavra é luz e nos indica o caminho para Deus. Deixe que a luz do Senhor inunde seu ser e permaneça em você:



A palavra do Senhor nos faz progredir nos relacionamentos e na fé.
Oração: Concede-me a graça, Pai querido, que eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo - e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

Leitura (Verdade)

Jesus se encontra no Templo e os judeus insistem em interrogá-lo: “Até quando nos deixarás em dúvida?” Observe e interiorize o que Jesus responde.

Evangelho: Jo 10,22-30 Houve, então, a festa da Dedicação em Jerusalém. Jesus caminhava pelo Templo. Os judeus o rodearam: “Até quando nos deixarás em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente”. Respondeu-lhes Jesus: “Já vos disse e não credes. As obras que faço em nome de meu Pai testemunham a meu respeito. Vós, porém, não credes porque não sois de minhas ovelhas. Minhas ovelhas ouvem minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou vida eterna e jamais perecerão, nem ninguém as tirará de minha mão. Meu Pai é maior que tudo, e ninguém pode tirar nada da mão do Pai. Eu e o Pai somos um”.

“Os judeus querem uma resposta clara: “Se tu és o Cristo, dize-nos abertamente”. Ao invés de responder à questão, Jesus volta a falar de suas ovelhas. Elas acreditam nele, escutam a sua voz, ele as conhece e elas o seguem. O seguimento só é possível para quem reconhece a voz do Ressuscitado. Aquele que segue o Cristo ressuscitado tem a vida em seu nome e receberá a vida eterna. Esta afirmação de Jesus estarrece os judeus, pois quem pode dar a vida eterna, a não ser Deus? Quantas vezes indagamos Jesus: “Até quando vai durar este sofrimento? Por que estou passando por isso? Onde você está, meu Deus?!”. Este é o momento de parar, fazer silêncio, ouvir a voz de Deus e seguir firme com seu Filho Jesus”. (Viver a Palavra – 2024 - Ir. Carmen Maria Pulga - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Foi difícil também para os discípulos acreditarem que Jesus era o Messias esperado. Para Tomé Jesus dirá: “Você acredita porque viu, felizes os que creem sem ter visto” ( Jo 20,24-29). Diante do mistério não podemos exigir explicação para tudo. É preciso crer e caminhar nos passos de Jesus como se víssemos o invisível.
As atitudes de Jesus confirmavam sua identidade. As obras falavam por ele e, por isso, muitos dentre o povo passaram a crer que Ele era verdadeiramente o Filho de Deus. E quem crê nele, adquire o privilégio de também ser filho no Filho.
Pergunto-me: por que as vezes criticamos ou desmoralizamos pessoas, mesmo conscientes de que suas obras são boas, mas a pessoa não nos é simpática, não bate com minhas expectativas?
As declarações de Jesus sobre sua identidade são claras, meu coração está aberto para crer nele? Somos capazes de arriscar na fé, crer em sua Palavra mesmo quando os acontecimentos nos trazem dúvidas?
Peçamos que Deus nos faça verdadeiros discípulos/as de seu Filho Jesus.

Oração (Vida)

Este é o momento de dar a sua resposta de fé e adesão a Deus. Sintetize o que viveu com a Palavra e apresente ao Senhor. Sua resposta a Deus pode ser de louvor ou de ação de graças, de súplica ou de perdão. O importante é dirigir a Ele a sua oração pessoal, apresentando-lhe também as realidades que o/a cercam.

Contemplação (Vida e Missão)

Como quero viver essa fé no Filho de Deus? Que apelo a Palavra deste dia despertou em seu coração? Como quero viver este apelo?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Pai de amor e bondade desça sobre mim e sobre toda a humanidade, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Jesus continua usando a comparação do pastor e das ovelhas. Suas ovelhas acreditam nele, escutam a sua voz, ele as conhece e elas o seguem. Ele lhes dá a vida eterna, elas nunca se perderão. Ninguém as tira dele porque foi o Pai quem lhe deu essas ovelhas. Era a festa da Dedicação do Templo e nessa ocasião Jesus afirmava aos judeus que conversavam com ele: “Eu e o Pai somos um”. Uma afirmação difícil de ser compreendida e aceita, mas quem a faz é o próprio Jesus. Podemos não entender, mas aceitamos porque é ele quem diz. Mais tarde, os cristãos, refletindo sobre tudo o que receberam dos primeiros discípulos de Jesus, falarão da Santíssima Trindade, de um só Deus em três pessoas, de três pessoas distintas umas das outras, e as três, um só Deus. Jesus diz simplesmente: “Eu e o Pai somos um”. Hoje, com a evolução da teologia, temos um vocabulário apropriado para expressar as verdades da fé. Os primeiros tinham Jesus vivo diante deles. Podiam perguntar e o aceitavam porque era ele quem falava.

Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.