Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 21/05/2023

Ascensão do Senhor, Solenidade - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 1,1-11 Salmo: Sl 47(46) - Deus subiu com o brado. 2ª Leitura: Ef 1,17-23
evangelho
Eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos - Mt 28,16-20

Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram‑se; alguns, porém, duvidaram. Jesus se aproximou e lhes falou assim: “Foi‑me dada plena autoridade no céu e na terra. Ide, portanto, fazer discípulos de todas as nações, batizando‑os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando ‑lhes a guardar tudo o que vos tenho ordenado. Eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.

A Bíblia: Novo Testamento, tradução da editora Paulinas, 2015.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Solenidade da Ascensão do Senhor. Semana de oração pela unidade dos cristãos. Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Depois de uma vida entregue por amor e fidelidade, depois de ter preparado seus seguidores, Jesus volta ao Pai.
Para melhor compreender a Palavra que vamos meditar, peçamos:
“Espírito Divino, luz de Deus, vinde nos iluminar, para que possamos compreender o sentido profundo da Palavra de Deus. Fazei-nos discípulos missionários de Jesus, Caminho, Verdade e Vida, transformando nosso coração em terra boa, na qual a Palavra produza frutos abundantes. Amém.”


Leitura (Verdade)

Observe a promessa, o legado que Jesus nos deixa ao chegar ao fim da peregrinação humana, tão humana como a nossa.

Evangelho: Mt 28,16-20 Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; alguns, porém, duvidaram. Jesus se aproximou e lhes falou assim: “Foi-me dada plena autoridade no céu e na terra. Ide, portanto, fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a guardar tudo o que vos tenho ordenado. Eu estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”.

“A festa da Ascensão sinaliza um novo tempo: Jesus volta ao Pai e deixa aos seguidores de todos os tempos a missão de continuar a construção do Reino de Deus. A porta de entrada para participar da grande família cristã é o batismo. Ao enviar os discípulos, Jesus deixa clara a urgência de tornar o Reino conhecido por todos, pois é o caminho para a felicidade, já neste mundo, e para a eternidade, na comunhão dos santos. O que acalenta os discípulos é a certeza de que ele estará presente até o fim dos tempos. Saber dessa divina companhia é uma forma de amenizar a solidão e de confirmar a unidade com o Deus Trindade. Jamais estaremos sozinhos. Ele volta ao Pai para ficar eterna e amorosamente conosco”. (Viver a Palavra – 2023. Frei Jaime Bettega - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

A ascensão de Jesus nos faz rever nossas atitudes de fé.
A missão do cristão é exigência e é fonte de alegria. A força vem do Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho. Após assumir plenamente nossa humanidade, Jesus volta na comunhão com o Pai levando essa humanidade com Ele.
Como você vive este mistério de amor infinito, de comunhão plena com o Deus Trino?
Como você vive sua missão de batizado/a ao compreender que todo o cristão foi abençoado e enviado por Jesus?

Oração (Vida)

Neste momento de oração, aproxime-se do Senhor, silenciando seu coração. Repasse a Palavra e apresente ao Senhor os frutos da sua oração, da sua meditação e da contemplação da Palavra. Apresente também o desejo que brotou em seu coração e peça a graça de vivê-lo durante o dia. Reze: “Senhor Jesus, que meus pensamentos se inspirem no Evangelho e se tornem fonte de vossa luz a iluminar meus irmãos. Amém.”
Rezemos também pela unidade dos cristãos, nesta Semana da Unidade.
Pai Santo e Deus de bondade, a certeza de vosso amor nos conforta e nos anima a viver na fraternidade, seguindo o ensinamento de Cristo, que convosco vive e reina para sempre. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Para qual novo horizonte a Ascensão do Senhor o/a conduz?
Testemunhar, no dia a dia, a alegria do Evangelho. pode ser uma sugestão prática.

Bênção

Faça essa benção em primeira pessoa.

Deus Pai do céu me abençoe e me cuide
Esteja à minha frente para me mostrar o caminho correto.
Atrás de mim para me sustentar em todas as dificuldades e desafios
Acima de mim para me proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em meu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine minha vida e aqueça meus bons desejos e fortaleça minha vontade para a virtude.
Que Ele me cerque por todos os lados e não permita que me afaste dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Hoje, por transferência da data, nós celebramos a Solenidade da Ascensão do Senhor: presença não visível do Cristo Ressuscitado no seio da Igreja e no mundo. Lucas narra a cena; Paulo dá seu significado teológico. Jesus, na força do Espírito, faz o mandato missionário universal. Na obra de Lucas, Jesus Ressuscitado se mostra visível durante quarenta dias. Dá instruções aos apóstolos sobre o futuro da Igreja e de sua missão e lhes promete seu Espírito, que será a forma de sua presença em nós. Os discípulos perguntam sobre o tempo em que o Senhor vai restaurar o Reino de Israel. Eles pouco compreenderam. Revela um messianismo triunfalista e político, vinculado às expectativas da restauração da dinastia davídica.
Jesus devolve a responsabilidade para eles. O versículo 8 se torna o grande caminho programático da expansão da Palavra. Três são os elementos fundamentais: a força do Espírito; o testemunho; e a expansão da missão até os confins da terra. Jesus sobe ao Pai. Seus olhos não mais o veem: ele agora está dentro, mais íntimo do que nós mesmos. A tentação é sempre ficar olhando para o alto. Os anjos os corrigem: é hora de olhar para baixo, para os desafios da missão e enfrentá-los com esperança e alegria na força do Espírito. Já não existe solidão, já não existe medo para enfrentar o trabalho missionário. O Evangelho nos apresenta a Galileia, o lugar do encontro.
Olhando para o passado, é tempo de refazer o discipulado, depois da negação e da fuga; olhando para o futuro, é a fronteira com o mundo pagão. Eles se prostram e adoram Jesus Ressuscitado. Diante da dúvida e da hesitação, Jesus se aproxima e cura a fraqueza da fé. A mensagem é clara e imperativa: ide; fazei discípulos; batizai; ensinai. Aí está o processo de iniciação à vida cristã. Belíssima é a promessa de Jesus: “Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. Por que temer, então?

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, ‘A Bíblia dia a dia 2023’, Paulinas.