Fundo
Terça-feira, 29 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 09/05/2022

4ª Semana da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 11,1-18 Salmo: Sl 42(41); 43(42) - A minha alma tem sede de Deus.
evangelho
Eu sou a porta - Jo 10,1-10

“Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: “Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Que a Palavra do Evangelho nos ajude a compreender o amor de Jesus por cada um de nós e nos fortaleça na disposição para seguirmos o seu exemplo.



Rezemos: “Nós vos adoramos, ó Jesus, Pastor eterno da humanidade. Vós a alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa Palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Dai a todos nós a graça de escutar e viver a vossa Palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Amém.”

Leitura (Verdade)

Ao ler o Evangelho de hoje procure assinalar as qualidades marcantes de Jesus, o Bom Pastor. Em que Ele se diferencia dos maus pastores. O que significa “um só rebanho e um só pastor”?

Evangelho: Jo 10,1-10 “Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: “Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância”.

“Em geral, experimentamos certa dificuldade no relacionamento com lideranças, governantes, autoridades. Há sempre o receio de que estejamos sendo passados para trás, de que estejam nos anulando ou se aproveitando do que é nosso. É com nossa experiência em família e em sociedade que nos aproximamos de Deus. Corremos o risco de repetir o mesmo relacionamento desconfiado e distante com que tendemos a tratar as autoridades. Jesus insiste no relacionamento entre o pastor e suas ovelhas, feito de conhecimento mútuo, confiança e afeto. Ele nos conhece, chama-nos pelo nome, dá a vida por nós. Não é um estranho nem ladrão ou assaltante. Ele caminha a nossa frente. Sigamo-lo com confiança.” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Procure entender a atitude do Pastor que dá a vida por suas ovelhas.
O Papa Francisco nos diz: "O Senhor continua hoje a chamar para segui-lo. Não temos de esperar que sejamos perfeitos para dar como resposta o nosso generoso ‘eis-me aqui’, nem assustar-nos com as nossas limitações e pecados, mas acolher a voz do Senhor com coração aberto. Escutá-la, discernir a nossa missão pessoal na Igreja e no mundo e, finalmente, vivê-la no ‘hoje’ que Deus nos concede” (Papa Francisco).

Você escuta e reconhece a voz do Pastor que o(a) chama a fazer parte do seu redil? Percebe em sua vida a presença do Pastor a conduzi-lo(a)? Confia que nada lhe faltará, pois é conduzido(a) pelo Bom Pastor?

Oração (Vida)

Deixe seu coração falar com Deus. Permaneça aberto à sua graça, deixe-se guiar por sua Palavra e traga na sua presença as fragilidades humanas suas, de seus queridos, da humanidade e de todo Universo. Reze em comunhão com a Igreja, reze em prol da VIDA.
Agradeça a riqueza da Palavra de Deus e os ensinamentos escondidos em cada palavra. Reze também pelas vocações que o Senhor desperta para o serviço da Igreja.

Contemplação (Vida e Missão)

Neste dia quero mergulhar muitas vezes na ternura de Deus que como Bom Pastor busca, abraça e carrega no colo suas ovelhas. Quero rever minha vida à luz da Vida Maior do Ressuscitado, Perceber o dom da vida na sua origem, seguindo a voz do Bom Pastor, para prolongar seus gestos e o seu cuidado em favor da vida.
O que o Evangelho o(a) levou a experimentar? Faça uma síntese do que o texto bíblico despertou em seu coração, para vivê-lo em seu dia.

Bênção

Concedei, ó Deus, a vossos filhos a benção desejada, para que nutridos por vosso amor produzam frutos de paz e de justiça. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

No AT, há promessas de existir um verdadeiro pastor (Jr 3,15; 23,4; Ez 34,23; 37,24). Moisés, que já foi pastor (Ex 3,1ss), é considerado pastor do rebanho de Deus (Is 63,11). Davi, o pastor de rebanhos, se tornou pastor do povo (2Sm 7,7s). Deus queria que houvesse um pastor para que o povo não ficasse à deriva (Nm 27,17). Nos tempos do Novo Testamento, os mestres da Lei e os fariseus tinham tomado para si a função de pastores do povo, ou instrutores. Mas Jesus entra em conflito com eles, pois não reconhecem a Jesus o papel de guia do povo (Jo 9,40; 10,6s). Diante dessa situação é que Jesus assume a perspectiva profética do AT (de pastor; aqui, “porta das ovelhas” ou vigilante delas) e chama os dirigentes religiosos de ladrões e assaltantes. Em outras palavras, o que foi anunciado no AT não está sendo realizado pelos dirigentes e autoridades, mas sim em Jesus. O povo já não deve ouvir aqueles, mas tão somente a este.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.