Fundo
Sexta-feira, 09 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/07/2022

Santos Marta, Maria e Lázaro, memória - Ano C - Branca
1ª Leitura: 1Jo 4,7-16 Salmo: Sl 34(33) - Bendirei o Senhor em todo tempo. Evangelho Opcional: Lc 10,38-42
evangelho
Eu sou a ressurreição e a vida - Jo 11,19-27

Muitos judeus tinham ido consolar Marta e Maria pela morte do irmão. Logo que Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada, em casa. Marta, então, disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Jesus respondeu: “Teu irmão ressuscitará”. Marta disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar, na ressurreição do último dia”. Jesus disse então: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisto?” Ela respondeu: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Celebramos hoje, na liturgia, a memória de Santa Marta, que traz para todos os cristãos um testemunho de mulher de fé. Na escuta e na meditação da Palavra de Deus, peçamos que o Espírito Santo nos conceda também esta graça: a fé na ressurreição.
Bendito sejas, Deus da vida, por este novo dia. Na escuta da Palavra, reconheceremos que nosso Deus é o Deus dos vivos e que a ressurreição é o fundamento da nossa fé.



“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Leia-o atentamente e relembre outros relatos bíblicos que abordam os mesmos temas: a fé e a ressurreição. Procure recontar a narrativa com suas próprias palavras, relacionando-a aos elementos que você recordou.

Evangelho: Jo 11,19-27 ou Lc 10,38-42 Muitos judeus tinham ido consolar Marta e Maria pela morte do irmão. Logo que Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada, em casa. Marta, então, disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Jesus respondeu: “Teu irmão ressuscitará”. Marta disse: “Eu sei que ele vai ressuscitar, na ressurreição do último dia”. Jesus disse então: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês nisto?” Ela respondeu: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo”.

“Tinha havido a morte de Lázaro e seu sepultamento fazia quatro dias. Suas irmãs Marta e Maria estavam passando pelo grande sofrimento dessa perda. De certo modo, elas estavam sentidas com a ausência de Jesus, a quem tinham mandado avisar da doença grave do amigo. Muitos judeus foram consolá-las, levaram sua solidariedade, compartilharam sua dor. Jesus chegou trazendo mais do que consolo. Ele trouxe a luz da fé para aquela situação: “Teu irmão ressuscitará”. Crendo nele, temos a vida. Essas palavras ganharam vida na ressurreição de Lázaro. Podemos ser como os amigos da família que levaram suas condolências, seu sentimento de pesar. Podemos agir como Jesus levando a luz da fé, que nos fala da vida eterna” (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Como ressoam em minha vida as palavras de Jesus: “Teu irmão ressuscitará” e “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que tenha morrido, viverá”? Minha profissão de fé é como a de Marta: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo”?

Oração (Vida)

“Senhor Jesus, Tu és o Caminho. Em meio a sombras e luzes, alegrias e esperanças, tristezas e angústias, Tu nos levas ao Pai. Não nos deixes caminhar sozinhos. Fica conosco, Senhor! Tu és a Verdade. Desperta nossas mentes e faze arder nossos corações sedentos de justiça e santidade. Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti. Fica conosco, Senhor! Tu és a Vida. Abre nossos olhos para Te reconhecermos no “partir o Pão”, sublime sacramento da Eucaristia. Alimenta-nos com o Pão da Unidade. Sustenta-nos em nossos sofrimentos, faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e os excluídos. Fica conosco, Senhor! Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, no vigor do Espírito Santo, faze-nos teus discípulos missionários. Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser alegres no caminho para a Terra Prometida. Corajosas testemunhas da Verdade libertadora. Promotores da vida em plenitude. Fica conosco, Senhor! Amém” (Oração composta pela Arquidiocese de Brasília).

Contemplação (Vida e Missão)

Qual é a aplicação da Palavra em sua vida? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse propósito?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

João colocou neste texto uma rica catequese. No judaísmo, desde Dn 12,2 (165 a.C.), passando por 2Mc 7,9; 11,22 etc., todos escritos do judaísmo tardio, está a ideia da ressurreição dos mortos no fim dos tempos. Essa fé não existia no judaísmo pré-exílico. Ainda nos tempos de Jesus, só os fariseus tinham essa fé; já os saduceus não acreditavam em ressurreição (At 23,8). Marta passa dessa fé judaica para uma nova fé: na pessoa de Jesus. Jesus é a vida (Jo 1,4; 14,6), ele veio para que todos tenham a vida (Jo 10,10). Logo, numa situação como a de Marta e Maria, ao perder seu irmão, precisavam ser iluminadas. A fé na ressurreição do último dia já não é suficiente. Jesus é a ressurreição e a vida já aqui e agora. Com essa fé, ainda incompreensível para Marta, a vida eclode. Marta faz, então, a mais bela profissão de fé: “Eu creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que deve vir ao mundo”. Essa fé é paralela à de Pedro (Mt 16,16). Depois dessa profissão, Jesus pode realizar o milagre da ressurreição.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.