Fundo
Domingo, 27 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 05/05/2021

5ª Semana da Páscoa - Ano B - Branca
1ª Leitura: At 15,1-6 Salmo: Sl 122(121) - Fiquei alegre, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor”!
evangelho
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor - Jo 15,1-8

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim, como eu em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois, sem mim, nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 7ª ed., 2008.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho que vamos meditar, Jesus nos convida a permanecermos nele para podermos produzir frutos, pois sem Ele nada podemos fazer. Permanecer no Senhor significa acolher sua Palavra e deixar-se guiar por ela, para que nossas ações e toda a nossa vida manifestem o Reino.

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim as alegrias da ressurreição. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta e destaque as palavras que se repetem. Existe relação entre elas? Como você entende a afirmação de Jesus: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”? O que significam as palavras de Jesus: “Eu sou a videira e vós, os ramos”?

Evangelho: Jo 15,1-8 “Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, ele corta; e todo ramo que dá fruto, ele limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que vos falei. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós, os ramos. Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim será lançado fora, como um ramo, e secará. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado.”

“Crer é aceitar toda a proposta de Jesus. O discípulo escuta e segue o Mestre. Existe sempre a tentação de relativizar os ensinamentos de Jesus. E isso começa com uma atitude de autossuficiência: “Eu acho…”. A partir daí, somos os fundadores da nossa religião, uma religião à moda da casa. Não se trata de aceitar a verdade porque me agrada, mas porque ele disse. O pluralismo religioso de hoje tem muitas variantes. Uns dizem: “Aceito a Deus, mas não aceito a Cristo”; outros aceitam Cristo, mas não sua Igreja; outros, ainda, aceitam a Igreja, mas não a Igreja que aí está. São galhos secos, separados da videira e que, por isso, não podem produzir frutos. E como tais, são inúteis para a comunidade.”(Viver a Palavra – 2021. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que a Palavra me comunica neste dia? O que significa Jesus ser a videira e nós, os ramos? Como é sua relação com o Senhor? Você permanece em sua Palavra? Confia que com Ele pode realizar a missão de ser construtor do Reino? Qual é a implicação da afirmação de Jesus: “Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado”?

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração.

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo e apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

O Senhor veio, gostou, tem que ir, quer ficar, vai voltar, insiste em permanecer. Quer permanecer conosco e quer que permaneçamos com ele. Sete vezes o verbo “permanecer” se repete, sete vezes indicando algo completo. Permanecer de verdade e para sempre. “Permanecei em mim, como eu em vós. O ramo não dá fruto, se não permanecer na videira. Vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim. Aquele que permanece em mim dá muito fruto. Quem não permanecer em mim será lançado fora. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado.” Permaneçam unidos a Cristo, peçam o que quiserem, e lhes será dado. Mostramos nossa união com Cristo no modo como nos relacionamos uns com os outros. Pequenos gestos mostram quem somos e o que queremos. Mostram que não somos indiferentes nem desinteressados. A mão esquerda pode não saber o que faz a direita, mas ambas fazem parte do todo que não será completo se uma delas vier a faltar.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.