Fundo
Sexta-feira, 25 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 29/04/2020

Santa Catarina de Sena, memória - Ano A - Branca
1ª Leitura: At 8,1b-8 Salmo: Sl 66(65) - Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira!
evangelho
Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede - Jo 6,35-40

Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Contudo, eu vos disse que me vistes, mas não credes. Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim, e quem vem a mim eu não lançarei fora, porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Escolha um lugar, espaço onde você possa estar só para o encontro com Palavra e consigo mesmo(a). Sente-se, encontre uma posição confortável. Respire conscientemente, se acalme de qualquer agitação e ponha-se diante de Deus, em atitude de oração.


Localize o Evangelho do dia e reze:

“Senhor Jesus, nós vos agradecemos, porque sois o Mestre de nossa vida e de toda a humanidade, que salvastes com vossa vida, morte e ressurreição. Dai-nos ‘ouvidos atentos para que possamos escutar-vos como discípulos’ (Is 50,4). Que vossas palavras penetrem profundamente em nosso coração para que tenhamos coragem de mudar o que deve ser mudado em nossa vida e confirmemos o que deve ser confirmado, de modo que possamos evangelizar os que desejam vos conhecer e amar. Amém.”

Leitura (Verdade)

Releio o texto com calma, presto atenção a cada palavra. Presto atenção nas imagens; sublinho palavras, frases ou afirmações de Jesus que mais chamam minha atenção....
“A Eucaristia – Corpo e Sangue do Senhor – é um fato que não tem similitude com nenhuma outra religião. Como bom mestre, Jesus vai aos poucos iluminando esta verdade. Alguns simplesmente desistiram: “Não andavam mais com ele”. Jesus não recua e, com carinho e paciência, vai trabalhando os seus. Sabia que mais tarde eles compreenderiam. A Eucaristia é o centro da vida cristã. Sem Eucaristia não há Igreja, sem Eucaristia não há vida cristã. Quem comer deste Pão terá a vida eterna. Comer deste pão não é, simplesmente, comungar. É aceitar Jesus e toda a sua proposta. A Eucaristia é o Pão dos que caminham na direção da casa do Pai. Quando as forças da morte nos ameaçam, o pão da vida nos salva.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Deixo ressoar a palavra que calou mais forte durante a leitura.
Tomo consciência do movimento interno que a palavra suscitou em mim, presto atenção aos meus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos....

Oração (Vida)

“Jesus, princípio e realização do homem novo, convertei a Vós os nossos corações, para que, deixando as sendas do erro, sigamos os vossos passos no caminho que conduz à vida. Fazei que, fiéis às promessas do Batismo, vivamos, com coerência, a nossa fé, testemunhando com solicitude a vossa palavra, para que, na família e na sociedade, resplandeça a luz vivificante do Evangelho.” (S. João Paulo II)

Contemplação (Vida e Missão)

Partilho com alguém o fruto desta leitura orante como testemunho de minha fé no poder de Jesus Cristo e no amor pela nossa humanidade.

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

Quem não se alimenta acaba morrendo de fome. São Maximiliano Kolbe morreu de fome na prisão nazista juntamente com outros companheiros condenados à morte. Devemos comer, nem demais nem de menos, mas com moderação para manter-nos vivos e com boa saúde. A nossa vida cristã também deve ser alimentada, e o alimento que a mantém viva e sadia é Jesus. Como podemos nos alimentar da pessoa de Jesus? Deixando que ele se apodere de nossa vida. Ele mesmo toma a iniciativa, aproxima-se de nós e nos pega. São Paulo diz aos filipenses que foi agarrado por Cristo Jesus e que agora ele também tenta agarrar Jesus Cristo. Jesus faz a sua parte do seu jeito e nós fazemos a nossa do nosso jeito. Há pessoas com as quais nos sentimos muito bem, cuja presença nos torna felizes. Assim será o nosso relacionamento com Jesus, de pessoa a pessoa. Além disso, nós o temos vivo nas Escrituras Sagradas. Podemos ler e meditar a Bíblia, sobretudo os Evangelhos. Jesus está presente no próximo, sobretudo nos menos amados. Alimentando-nos assim de Jesus Cristo, nossa vida humana, divina, material, espiritual, nossa vida, enfim, se fortificará de tal forma que nunca morrerá. Nós ressuscitaremos!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.