Fundo
Sábado, 10 de Maio de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 03/01/2020

Tempo do Natal antes da Epifania - Ano A - Branca
1ª Leitura: 1Jo 2,29 – 3,6 Salmo: Sl 98(97) - Cantai ao Senhor Deus um canto novo!
evangelho
Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele - Jo 1,29-34

No dia seguinte, João viu que Jesus vinha a seu encontro e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia!’ Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel”. João ainda testemunhou: “Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água disse-me: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

Hoje celebramos com a Igreja o Santíssimo Nome de Jesus. Peçamos que o Espírito Santo nos ajude a viver o Evangelho com o nosso testemunho de vida.
Recolho-me em atitude de escuta e rezo: “Senhor Jesus, que eu tenha sempre em mente minha missão de ser presença do Reino e, onde quer que esteja, possa ser portador dos bens divinos. Amém.”

Leitura (Verdade)

João Batista anuncia: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”. Quais personagens estão presentes no texto? Quem João apresenta? Qual é o tema principal do Evangelho?
“O testemunho de João condensa, numa imagem simbólica, importantes aspectos da cristologia deste Evangelho. A imagem do Cordeiro remete tanto à figura do Cordeiro pascal quanto à do Servo Sofredor. Ele é imolado para tirar o pecado do mundo, o que significa que seu sacrifício redentor se dá em benefício de toda a humanidade. João faz suas afirmações, não por ouvir dizer, mas porque ele mesmo viu e por isso dá testemunho. A evangelização supõe esta experiência única e pessoal. Maria Madalena, na manhã da ressurreição, anunciou: “Eu vi o Senhor!”. Somente aquele faz a experiência pessoal com Deus tem o direito de anunciar, sem ser impostor. É preciso ser antes discípulo para depois ser missionário. O testemunho de João condensa, numa imagem simbólica, importantes aspectos da cristologia deste Evangelho. A imagem do Cordeiro remete tanto à figura do Cordeiro pascal quanto à do Servo Sofredor. Ele é imolado para tirar o pecado do mundo, o que significa que seu sacrifício redentor se dá em benefício de toda a humanidade. João faz suas afirmações, não por ouvir dizer, mas porque ele mesmo viu e por isso dá testemunho. A evangelização supõe esta experiência única e pessoal. Maria Madalena, na manhã da ressurreição, anunciou: “Eu vi o Senhor!”. Somente aquele faz a experiência pessoal com Deus tem o jeito de anunciar, sem ser impostor. É preciso ser antes discípulo para depois ser missionário. “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Leia o Evangelho novamente e atualize-o, assimile-o e ligue-o com a sua vida. Qual palavra mais encontrou sintonia com a sua vida? Guarde a Palavra no coração e faça a sua meditação, procurando ouvir o Senhor.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Faça a sua oração a partir da Palavra meditada. Exponha ao Senhor tudo aquilo que a Palavra tocou em você e conte a Ele o que você sente neste momento.
Oração: "Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Verbo feito carne, enviado pelo Pai, para ensinar aos homens a verdade que dá a vida. Sois a verdade incriada, o único Mestre. “Somente vós tendes palavras de vida eterna”. Nós vos louvamos e agradecemos, porque nos concedestes a luz da inteligência e da fé e nos chamastes à luz da glória. Nós cremos e abrimos nossa inteligência e todo o nosso ser para aceitar e viver a vossa palavra e tudo o que nos ensinais por meio da Igreja. Mostrai-nos, ó Senhor e Mestre, os tesouros da vossa sabedoria. Fazei que conheçamos o Pai e sejamos vossos discípulos autênticos. Aumentai nossa fé, para que vos possamos contemplar eternamente no céu."

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Antes de anunciar, é preciso viver a Palavra. Qual é a aplicação desta Palavra em sua vida?

Bênção

- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

João Batista dá testemunho a todo o Israel sobre o menino que acaba de nascer. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O Espírito desceu e permaneceu sobre ele. Ele é o Filho de Deus. A liturgia está falando daquele menino recém-nascido que está na cidade periférica de Belém na Judeia. Ele é o Cordeiro de Deus ou o Servo de Deus. A palavra talya na língua aramaica significa tanto “cordeiro” como “servo”. O Servo sofredor do profeta Isaías é maltratado, humilhado e levado como um cordeiro ao matadouro. Ele entrega sua vida para tirar o pecado do mundo. Ele não apenas carrega o pecado, mas o leva embora. O testemunho é dado no ambiente do Batismo. Os pecadores entravam nas águas do Jordão para serem batizados. Deixando-se batizar nas mesmas águas, Jesus não se torna solidário com o pecado, mas sim com os pecadores. O menino recém-nascido está aberto para acolher todos os que forem rejeitados pelos homens da Lei. Enquanto Moisés trouxe a Lei, Jesus trouxe a graça e a verdade. Ele desceu para ficar perto de todos nós. Não esperou que subíssemos até ele.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.