Fundo
Quarta-feira, 30 de Abril de 2025
Paulinas - A comunicação a serviço da vida

Evangelho do dia 27/05/2022

6ª Semana da Páscoa - Ano C - Branca
1ª Leitura: At 18,9-18 Salmo: Sl 47(46) - Deus é rei de toda a terra.
evangelho
Eu vos verei novamente - Jo 16,20-23a

“Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando vai dar à luz, fica angustiada, porque chegou a sua hora. Mas depois que a criança nasceu, já não se lembra mais das dores, na alegria de um ser humano ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza. Mas eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada.”

Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Clique nos títulos para ler o conteúdo.
Oração Inicial

No Evangelho de João, Jesus vem insistindo que a notícia de sua morte vai deixar os discípulos tristes, mas a experiência da ressurreição lhes trará grande alegria. Ele jamais os deixará sós, estará presente em espírito, nutrindo-os com uma alegria e paz que o mundo não pode dar.


Oremos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, desperta meus ouvidos para que eu possa escutar como discípulo a Palavra de Deus. Dá-me vida pela tua palavra. Que o meu coração seja uma terra boa para que tua palavra seja semeada e possa dar muitos frutos bons. Amém!”

Leitura (Verdade)

Leia pausadamente e com profunda atenção este Evangelho. Observe os verbos, as metáforas e os adjetivos na fala de Jesus.

Evangelho: Jo 16,20-23a “Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará. Ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. A mulher, quando vai dar à luz, fica angustiada, porque chegou a sua hora. Mas depois que a criança nasceu, já não se lembra mais das dores, na alegria de um ser humano ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza. Mas eu vos verei novamente, e o vosso coração se alegrará, e ninguém poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada.

“A paixão e morte de Jesus foi um tempo de desorientação e de sofrimento para a comunidade dos discípulos. Da mesma forma, a Igreja, nestes seus muitos séculos de caminhada, enfrentou muitos períodos de turbulência, crise, perseguição, divisão. Enquanto os discípulos choram, o mundo festeja. Mas, avisa Jesus, a tristeza de vocês se transformará em alegria. Nas dores do parto, a mulher fica angustiada e sofre muito. Quando o bebê nasce, ela se esquece de suas dores, não cabe de contentamento com o nascimento da criança. Esse tempo de vitória, de festa, de Páscoa é que dá sentido a nossa vida e a nossa caminhada. É o que Jesus está dizendo: “Essa alegria ninguém pode tirar de vocês”. (Viver a Palavra – 2022. Pe. João Carlos Ribeiro - Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

Agora, vamos trazer a reflexão da Palavra para a vida. O que o texto diz para mim?
O que essa fala de Jesus lhe diz? Que aspectos do mistério de Deus esta passagem possibilita conhecer?
A presença de Jesus ressuscitado, a voz do Espírito Santo, geram alegria em sua caminhada?

Oração (Vida)

“Ó Senhor Jesus Cristo, abre os olhos do meu coração para que eu possa ouvir a tua Palavra, que eu entenda e faça a tua vontade, pois sou um peregrino na Terra. Não escondas de mim os teus mandamentos, mas abre os olhos, para que eu possa perceber as maravilhas da tua lei. Fala para mim as coisas ocultas e secretas da tua sabedoria. Em ti coloco minha esperança, ó meu Deus, de iluminar minha mente e meu entendimento com a luz do teu conhecimento; não apenas para valorizar as coisas que estão escritas, mas para realizá-las, pois tu és a luz para aqueles que jazem nas trevas, e de ti vem toda boa ação e toda graça. Amém.” (São João Crisóstomo).

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a promessa de Jesus: “Essa alegria ninguém pode tirar de vocês”.
Qual sua atitude a partir da escuta atenta deste relato?

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

Ir. Carmen Maria Pulga

A cruz é um momento de aflição tanto para Jesus como para os discípulos. É como o momento do parto, que logo depois se transforma em alegria (cf. Is 26,17ss; Is 66,7ss). A morte de Jesus e a situação vivida pela comunidade são como um parto. A ressurreição de Jesus é o nascimento do homem novo, o que crê. A morte é um momento de desespero, mas o que vem depois é a antecipação da alegria escatológica: crer no Ressuscitado é já desfrutar, antecipadamente, a alegria de um dia estar na casa do Pai, onde Jesus está vivo para sempre. A alegria cristã é a certeza de já agora saber-se vencedor. “A fé é um modo de possuir desde agora o que se espera, um meio de conhecer realidades que não se veem” (Hb 11,1). Agora as pessoas fiéis caminham na fé com incerteza e dor, mas então estarão face a face com Cristo e não mais farão perguntas, pois tudo será transparente. Por isso mesmo, a aflição é passageira. Essa fé lança os que creem à missão, pois sabem em quem confiar. Cristo vivo é a certeza da vida eterna para quem espera nele. Na ressurreição de Jesus nasce a humanidade definitiva. Vendo o triunfo da vida sobre a morte, já não há mais motivo para tristeza. Ninguém poderá tirar essa alegria de quem crê.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.